Saber como anunciar em marketplace sem cometer erros no cadastro das imagens e da ficha técnica é essencial para ter sucesso na estratégia. É preciso cumprir as regras de cada canal de vendas no preenchimento das informações e no envio de imagens.
O cadastrar é uma tarefa que exige critério, cuidado e tempo, principalmente se você vende em mais de um marketplace. Lembrar de todas as especificações e exigências e realizar os ajustes de forma manual é difícil e gera um grande trabalho.
A boa notícia é que o processo não precisa ser assim. Neste artigo preparamos uma lista com alguns dos principais canais de venda do Brasil e suas especificidades.
Além disso, se quiser melhorar ainda mais a sua operação, temos um Manual de Ficha Técnica para melhorar o cadastro dos seus produtos e alcançar as primeiras posições nas buscas dos marketplaces.
Baixe o Manual gratuitamente e use sempre que necessitar!
Como anunciar nos marketplaces sem erros?
Uma das etapas mais trabalhosas do cadastro de produtos para anunciar no marketplace é o ajuste adequado das imagens. Abaixo separamos as regras de diferentes plataformas para guiar a sua rotina operacional.
Americanas Marketplace (B2W)
QUALIDADE: cadastrar fotos em anúncios com no mínimo 350x350px e máxima 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 foto
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda | Não pode ilustrar somente detalhes do produto
Saiba mais sobre a Americanas Marketplace
Camicado
QUALIDADE: mín. 1.000×1.000px – máx. 1.000×1.000px – fundo branco para a 1ª foto.
QUANTIDADE: mínimo 1 foto
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras |Fotos de propaganda
Carrefour
QUALIDADE: mínimo 600x600px e máximo 1.200×1.200px – fundo branco – quadrada (1:1)
QUANTIDADE: mínimo 1 e no máximo 5 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda | Formato retangular | Abaixo ou acima das resoluções apropriadas
Centauro
QUALIDADE: mínimo 900x900px e máxima 3.000×3.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 3 fotos e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Cissa Magazine
QUALIDADE: mínimo 500x500px e máxima 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 foto e máximo 4 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Cobasi
QUALIDADE: cadastrar fotos em anúncios com no mínimo 600x600px e máximo 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda |
Connect Parts
QUALIDADE: máximo 1200 x 1200, formato JPEG JPG
QUANTIDADE: De 1 a 6 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água Texto sobrescrito ou com texto | Qualidade baixa | Tamanho acima de 300 Kb
Grupo GFG – Dafiti
QUALIDADE: mínimo 1.000×1.000px e máximo 1.104x1600px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 8 fotos.
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda | Cor de fundo que não seja BRANCO | fotos que mostrem outros produtos além do anunciado na foto principal do produto
OUTROS: A DAFITI possui um guide de qualidade de imagens, qualquer foto que não siga o padrão exigido será reprovado.
e-Fácil
QUALIDADE: Resolução exata 1.000×1.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e no máximo 10 fotos.
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Leroy Merlin
QUALIDADE: mínimo 800x800px – Recomendado 1.800×1.800px – 300dpi – fundo branco – quadrada
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Lojas Colombo
QUALIDADE: mínimo 768x768px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 8 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
MadeiraMadeira
QUALIDADE: mínimo 750x750px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 20 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Magazine Luiza
QUALIDADE: mínimo 800x800px e máximo 1.500×1.500px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 20 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Marabraz
QUALIDADE: mínimo 30px, máximo 800px, JPG e PNG
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Por enquanto não há.
Mercado Livre
QUALIDADE: mínimo 500x500px e máximo 1.200x900px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Bordas | Banners | Textos.
Mobly
QUALIDADE: cadastrar imagens para anúncios com no mínimo 350x350px e máximo 2.000×2.000px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 8 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Bordas | Banners | Textos
OUTROS:
Todos os produtos a primeira imagem é fundo branco, exceto rack, painel, e em alguns itens de iluminação, ex: lustres.
- A primeira imagem é o produto em ângulo.
- A segunda ambientada, outros ângulos, detalhes.
- A última imagem técnica.
- Rack e painel são obrigatórios ter a imagem técnica indicando onde ficam o passa fios.
- Guarda-roupa tem que ter a imagem interna.
- Sofá a primeira foto é com fundo branco com o produto virado para a direita, e deve-se ter uma imagem com as medidas.
- Armário de cozinha, se for um conjunto, a primeira também é ambientada.
- Armário de cozinha, caso seja só um item, o fundo é branco.
- Papéis de parede, adesivos de parede a primeira foto é detalhada, e a segunda ambientada e a terceira técnica.
Novo Mundo
QUALIDADE: mínimo 1000×1000 px, máximo 1500×1500 px – PNG, JPG e JPEG
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 15 fotos. Tamanho máximo 2,0 MB
RESTRIÇÕES: Baixa resolução, baixa qualidade, fundo preto, tamanho distorcido que faz o produto não parecer com o original, logos, marcas d’água, selos, qualquer imagem que fique na frente do produto, imagens com promoções, imagens com direitos autorais.
Netshoes
QUALIDADE: cadastrar fotos em anúncios com no mínimo 400x400px e máximo 1.200×1.200px – fundo branco
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 5 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Posthaus
QUALIDADE: mínimo 390 px – tamanho máximo 5 MB – JPEG
QUANTIDADE: mínimo 2 (frente e costas) e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: resolução fora das regras descritas na documentação, ou que contenham conteúdo obsceno.
RiHappy
QUALIDADE: mínimo e máxima 1000×1000 px – tamanho máximo 1 MB – JPG
QUANTIDADE: mínimo 2 fotos
RESTRIÇÕES: O fundo branco é obrigatório, e não o ter leva a reprovação.
Via (Via Varejo)
QUALIDADE: mínimo 600x600px – máx. 1.000×1.000px – fundo branco – quadrada (1:1)
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 4 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras |Fotos de propaganda
Web Continental
QUALIDADE: mínimo 600x600px (para zoom 1.000×1.000px) máximo 2.500×2.500px – fundo branco – somente produto – sem embalagem – sem ambientação
QUANTIDADE: mínimo 2 fotos
RESTRIÇÕES: Marca D’água | Logomarca | Ambientalização | Texto sobrescrito ou com texto | Fotos caseiras | Fotos de propaganda
Wish
QUALIDADE: mínimo 800x800px
QUANTIDADE: mínimo 1 e máximo 21 fotos
RESTRIÇÕES: não informado pelo marketplace.
Zoom
QUALIDADE: mínimo 350x350px – maior ou igual a 500x500px (ideal 1.000×1.000px) – alta resolução com até 64megapixels
QUANTIDADE: mínimo 2 e máximo 10 fotos
RESTRIÇÕES: Imagens de lado e de verso como imagem principal | Imagens distorcidas e desfocadas | Imagens de baixa qualidade | Imagens com excesso de informações | Imagens não profissionais (com reflexo, com produto posicionado em algum ambiente da própria loja como chão, mesas entre outros) | Imagens com bordas
Entendendo como funciona os anúncios no marketplace
Como visto, cada marketplace possui suas próprias regras. Por isso, para entender como anunciar no marketplace que você deseja, antes de tudo é preciso verificar as regras específicas para os anúncios.
Além disso, independente do marketplace escolhido, é importante conhecer o mercado, analisar a concorrência e fazer um mapeamento das oportunidades para criar anúncios competitivos.
Para verificar quais estratégias de anúncios mais funcionam e ter maior conhecimento sobre como anunciar no marketplace que você definir, faça testes e ajustes nas táticas utilizadas para ampliar seus resultados.
Tenha um manual de como anunciar em marketplace para simplificar a sua operação
Assim como existem as regras de imagens para anúncios há outros elementos importantes no cadastro dos produtos que devem estar adequados para melhorar o desempenho na plataforma. Em cada canal de venda há série de requisitos para aprovação do cadastro.
Ao cadastrar um produto você deve pensar também no título na descrição e obedecer as exigências quanto à configuração de SKU, EAN e frete.
Essas especificações também melhoram o posicionamento dos anúncios nos mecanismos de busca. Por isso, é essencial obedecer as regras. Fazer isso de forma mais rápida e otimizada é um desafio no dia a dia das vendas.
Pensando nisso, preparamos um Manual de Ficha Técnica completo com as informações que você precisa saber para anunciar em mais de 45 marketplaces. O material é gratuito e vai ajudar a otimizar a sua operação para você ganhar tempo e melhorar a sua estratégia.
Veja também: Carrefour Marketplace