Como vender mais na Shopee com produtos pesados + case de sucesso
10 de março de 2025
8 minutos de leitura
Se você busca vender mais na Shopee, deve saber que o marketplace é uma oportunidade estratégica para sellers que atuam com produtos pesados. No entanto, muitos enfrentam desafios na logística, precificação e cadastro de produtos.
Mas, é importante entender que com estratégias adequadas, é possível superar essas barreiras e obter resultados expressivos. Ainda mais em um marketplace com um número tão expressivo de usuários, como a Shopee – afinal, de acordo com o Portal Insights, 1 a cada 5 brasileiros acessam o App mensalmente.
Neste artigo, exploramos as melhores práticas para vender mais na Shopee, abordando gestão de catálogo, precificação, logística e estratégias que fazem a diferença. Ainda, apresentaremos um case de sucesso que mostra como sellers podem se destacar no marketplace. Boa leitura!
Entender a diferença entre marketplaces generalistas e de nicho é uma forma estratégica de compreender mais sobre esses canais.
Se você quer escalar suas vendas, escolher o marketplace certo é o primeiro passo. Comece analisando o público-alvo e entendendo onde há maior demanda para seus produtos.
Vale lembrar que existem markeptlaces generalistas – como a Shopee, Mercado Livre e Amazon –, e outros nichados – como a Netshoes, MadeiraMadeira e Mobly. Uma dica é mesclar entre os generalistas e aqueles que se adequam ao seu nicho de produtos.
Outro fator importante é avaliar as regras de cada marketplace, como políticas de frete, taxas e requisitos para cadastro de produtos. Para sellers de produtos pesados, é fundamental entender como funciona a logística da Shopee e de outros marketplaces, e quais são as opções de envio disponíveis.
As oportunidades escondidas dos marketplaces
Muitos marketplaces podem ter oportunidades não tão óbvias. Nesse contexto, a Utilidades Prolar, loja especializada na venda de móveis e produtos para o lar, contou com a ajuda da Marca Seleta – o serviço especialista na operação em marketplaces – para descobrir essa oportunidade e vender mais na Shopee.
Antes da parceria com a Seleta, a Utilidades Prolar não sabia que era possível vender produtos pesados na Shopee, considerando principalmente o modelo de frete grátis da plataforma. Esse receio foi dissipado pela expertise da Seleta. "Sou uma pessoa muito aberta a novas possibilidades e novidades comerciais. É claro que tivemos receio, mas quando a Seleta nos ajudou a entender melhor, decidimos apostar na confiança que a ela nos oferece," explica Rogério Nunes, fundador da empresa.
Após apenas quatro meses de operação no marketplace, aUtilidades Prolar viu seu faturamento na venda de móveis crescer de zero para R$ 50 mil mensais. A colaboração da Marca Seleta foi fundamental para vender mais na Shopee, proporcionando não apenas a subida do catálogo, mas também a adaptação às especificidades do canal, o que permitiu um desempenho superior nas vendas.
"A Shopee trabalha com frete grátis, e isso é um receio muito grande para quem atua com a venda de pesados. Mas, quando a Marca Seleta mostrou que era possível, fizemos a integração, e o primeiro mês já foi legal. A partir daí, conseguimos entender melhor o funcionamento da plataforma, incluindo os diferentes formatos de negócios, tiramos o frete grátis e estamos avançando. Algo bem importante foi que no começo a Marca Seleta fez a ponte com o time da Shopee, viabilizando um contato ágil e eficiente”, compartilha Rogério.
4 dicas para vender mais na Shopee com produtos pesados
A seguir, veja algumas das dicas compartilhadas pela Marca Seleta e como cada uma delas colaborou no crescimento da Utilidades Prolar:
Não deixe a gestão de catálogo de lado
Não deixe a gestão de catálogo em segundo plano se você deseja vender mais na Shopee.
Uma boa gestão de catálogo é essencial para vender mais na Shopee e aumentar a visualização de seus produtos. O primeiro passo é otimizar títulos, descrições e imagens, tornando-os mais atrativos e alinhados com as diretrizes da plataforma.
O uso de ferramentas de automação, como o ANYMARKET, agiliza o cadastro de produtos e melhora a eficiência operacional. A Utilidades Prolar conseguiu reduzir em 50% o tempo de cadastro ao adotar estratégias automatizadas e uma estrutura organizada de anúncios.
Todo esse trabalho resultou em um crescimento de 80% nas vendas da empresa. Com descrições mais detalhadas, imagens de alta qualidade e precificação ajustada, os produtos ganharam mais destaque na Shopee, aumentando a taxa de conversão.
Quer saber as regras específicas para a publicação de produtos em mais de 25 marketplaces? Acesse o “Manual de Ficha Técnica” do ANY em parceria com a Marca Seleta e tenha todas as informações ao seu alcance rapidamente.
Ofereça kits para aumentar ticket médio
Para sellers que desejam aumentar ticket médio, uma estratégia eficaz é a criação de combos de produtos e ofertas personalizadas. Oferecer kits com itens complementares pode incentivar compras de maior valor.
Outra prática essencial para vender mais na Shopee é investir em anúncios com variação de cor e modelo em um único cadastro. Isso melhora a experiência do consumidor e aumenta as chances de conversão, sem precisar criar múltiplos anúncios.
Ajustar a precificação com base no perfil do público e na concorrência também faz diferença. Monitorar os preços praticados no marketplace permite ajustar valores competitivos sem comprometer a margem de lucro.
Com esses pequenos ajustes, a Utilidades Prolar conseguiu aumentar ticket médio de R$540 para R$670.
Entenda a fundo os desafios logísticos para superá-los
A logística de pesados pode ser um grande desafio para os sellers. Mas existem soluções!
A logística é um dos maiores desafios para a venda de pesados. Para estruturar um modelo eficiente de frete dentro da Shopee, é fundamental entender as opções de envio da plataforma e buscar parcerias estratégicas para reduzir custos.
Alternativas como cross dockinge dropshipping podem ser exploradas para otimizar a operação e garantir prazos de entrega mais ágeis. Trabalhar com transportadoras especializadas também ajuda a evitar problemas logísticos.
A parceria da Utilidades Prolar com a Marca Seleta permitiu não apenas a expansão para a Shopee, mas também o fortalecimento para a construção de um ecossistema próprio de logística, incluindo a implementação de uma ferramenta de dropshipping, que possibilitou maior controle de estoque e de entrega.
"Com os bons resultados desse trabalho da Seleta, cortamos custos, tiramos outras ferramentas e estamos criando nosso ecossistema próprio de logística. Estamos investindo em ferramentas próprias," afirma Rogério. Com certeza, todo esse movimento permitirá que a Utilidades Prolar consiga vender mais na Shopee de forma escalável.
Você sabe como funciona a logística do vendedor Shopee? Clique aqui e acesse o artigo sobre o tema!
Fortaleça os laços com seus parceiros
Estabelecer parcerias sólidas é um dos fatores-chave para o crescimento sustentável nos marketplace. Afinal, ter aliados estratégicos pode proporcionar condições comerciais melhores, acesso a novos produtos e suporte operacional para otimizar a performance nas vendas.
A Utilidades Prolar fortaleceu sua relação com fornecedores por meio da Marca Seleta, o que permitiu o desenvolvimento de campanhas específicas e a ampliação do portfólio de produtos. Como resultado, a empresa viu suas vendas na Shopee crescerem 100% com alguns fornecedores, criando um efeito positivo em cadeia.
"A Seleta trouxe muitas sugestões. Conseguimos criar mais credibilidade até mesmo com fornecedores – e isso gerou um impacto positivo, porque alguns produtos são a cara do marketplace, e começamos a vender mais na Shopee esses produtos de nossos fornecedores muito bem," destaca o fundador da Utilidades Prolar.
Investir no fortalecimento das parcerias pode trazer vantagens competitivas e garantir um crescimento mais sustentável no marketplace. Assim, quanto mais alinhados estiverem fornecedores e sellers, maior será a eficiência na oferta de produtos e na construção de uma estratégia de vendas bem-sucedida.
Esse case da Utilidades Prolar mostra como sellers podem vender mais na Shopee com as estratégias certas. A Marca Seleta foi essencial nesse processo, garantindo suporte em gestão de catálogo, precificação e logística.
Além disso, contar com um hub de integração como o ANYMARKET facilita a operação multicanal, centralizando pedidos, estoques e anúncios em um único lugar.
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