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Como vender mais online: escolha as ferramentas ideais para a sua operação

2 de fevereiro de 2022 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Qualquer empreendedor do e-commerce quer saber como vender mais online e procura respostas em metodologias comerciais e de marketing.  

O que muita gente não fala é da importância de escolher as ferramentas corretas para melhorar os resultados do negócio 

Ao usar plataformas adequadas você garante segurança para expandir a operação. Com as ferramentas corretas, é possível anunciar em diversos canais de venda e atender toda a demanda de crescimento com eficiência. 

Ficou interessado nesse processor de escalar vendas pela internet? Neste artigo ajudamos você a entender como uma operação centralizada pode impactar no seu negócio. 

Queremos que você conheça as tendências para crescer online e possa tomar decisões mais assertivas para escalar definitivamente o seu e-commerce. 

Para vender mais no e-commerce, todos os caminhos levam aos marketplaces

pessoa buscando como vender mais online

Atualmente é impossível pensar em vender mais online sem considerar os marketplaces. Os shoppings virtuais ganharam popularidade no Brasil com o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos. 

A mudança nos hábitos de consumo do brasileiro durante a pandemia de Covid 19 impactou diretamente alguns setores. Com a grande demanda de compras pela internet, surgiu naturalmente a necessidade de expandir os canais de venda. 

Nesse contexto, grandes marcas do setor como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas Marketplace ganharam ainda mais força.  

Por outro lado, houve uma abertura de mercado para novos empreendimentos como os markeplaces de nicho. 

Crescimento histórico e tendência de mercado 

Em 2020, o faturamento dos markeplaces chegou a representar quase 80% do resultado total do e-commerce no Brasil. O crescimento do segmento ficou acima da média do comércio eletrônico geral. 

Em 2021, a curva de expansão seguiu ascendente. No primeiro semestre o crescimento foi de 31% na comparação com o período anterior. 

Todos esses números explicam porque anunciar nesses canais de venda virou tendência, inclusive entre os grandes players do mercado.  

Dados apontam que atualmente as 10 principais empresas de e-commerce do país também atuam em marketplaces. 

Como vender mais online: aposte na diversificação de canais

De onde vem a potência dos markplaces para ter tanto sucesso? A resposta inclui muitos aspectos, mas o fato é que o modelo de negócio conquistou a confiança do público e passou a gerar resultados significativos. 

No entanto, não basta anunciar produtos em uma plataforma para acompanhar a tendência. Você precisa entender como esses canais funcionam e criar uma boa estratégia que inclua a diversificação de canais. 

Anunciar em diferentes marketplaces, combinando canais generalistas com páginas de nicho, é uma das estratégias de crescimento mais eficientes. Se você quer escalar vendas, não pode ignorar esta informação. 

Leia também: Entenda as diferenças entre os melhores marketplaces para vender pela internet 

Ferramentas para vender em marketplaces como estratégia de crescimento

Como falamos no item anterior, a diversificação de canais de venda é uma estratégia promissora para quem quer saber como vender mais online.  

Porém, anunciar em diferentes plataformas também representa alguns desafios operacionais. Muitos desses desafios só podem ser superados com tecnologia e automatização. 

Imagine que o seu e-commerce tem uma média de 100 pedidos por dia. Então, você começa a anunciar em marketplaces e a demanda passa a ser 10 vezes maior. 

Você conseguiria administrar os anúncios, estoque, envio, SAC e todas a demais demandas do negócio sem automatizar os processos? 

A resposta é óbvia para qualquer pessoa que conhece o trabalho no dia a dia do comércio eletrônico.  

Por isso, é tão importante pensar em ferramentas de apoio à operação para conseguir vender mais online e expandir o negócio. 

Quais plataformas são necessárias para vender mais online?

O ecossistema do e-commerce é composto por inúmeras ferramentas que apoiam a operação e automatizam os processos de gestão do negócio. 

Preparamos uma lista com algumas dessas plataformas para você conhecer e avaliar quais podem contribuir no seu dia a dia: 

  • ERP 
  • Plataformas de e-commerce 
  • Gateway de Frete 
  • Hub de SAC 
  • Sistemas/Soluções iPaaS 
  • Ferramenta de precificação 
  • Conciliador de pagamentos 

Todas as ferramentas oferecem soluções adequadas a etapas que são imprescindíveis na jornada de compra. Desde a parte mais técnica, como os sistemas iPaaS, até o contato com os clientes, como o hub de SAC. 

No entanto, estamos falando sobre alavancar vendas. Para crescer com segurança vendendo em marketplaces, além de ferramentas gerenciais, você precisa ter um hub de integração que centraliza as vendas. 

O integrador é a plataforma que vai automatizar toda a jornada de compra e dar estabilidade para a sua operação de venda simultânea em diferentes canais. 

Essas plataformas são desenvolvidas exclusivamente para automatizar a venda em marketplaces. Por isso, possuem as funcionalidades ideias para apoiar a estratégia de vender mais online usando diferentes canais. 

Quer entender melhor como funciona um hub integrador? Confira no vídeo abaixo: 

 

O hub de integração com marketplaces apoia o crescimento das vendas 

O hub de integração com marketplaces facilita toda a gestão das vendas centralizando a operação em um painel único e automatizado. Mas essa é apenas a funcionalidade básica da ferramenta.  

Se você escolher a plataforma ideal para acompanhar o crescimento do seu negócio, terá acesso a funcionalidades avançadas. Além de flexibilidade para operar conforme a sua necessidade. 

O melhor hub para ajudar a vender mais online deve ter suporte especializado, com apoio à implantação da ferramenta. Infraestrutura robusta e segura também são características essenciais para quem deseja expandir a estratégia. 

Como escolher o hub integrador ideal para o seu negócio vender mais online

Existem diversas maneiras de fazer escolhas no mundo dos negócios. Uma das mais populares e eficientes é a matriz de decisão. 

Com esse método você realiza uma pesquisa de mercado e escolhe critérios para avaliar e comparar as diferentes opções. 

Entretanto, antes de começar a montar a sua matriz, analise o seu plano de negócio e defina quais são os seus objetivos. Qual é a sua meta de crescimento e como o hub integrador deve atender as suas necessidades? 

Com base nessas conclusões você poderá definir os aspectos mais importantes da sua matriz de decisão.  

Você se sente preparado para começar a buscar o hub de integração ideal para o seu negócio?  

Então, sugerimos ler este outro artigo aqui que fala sobre o tema com mais profundidade. O conteúdo ajuda a definir os critérios para escolher a melhor plataforma e alavancar de vez as suas vendas. 

integrador de marketplace para vender mais no e-commerce

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