Curva ABC: o que é, como fazer e classificar
Blog

Curva ABC: o que é e como classificar seus produtos

30 de abril de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
Nenhum comentário

Curva ABC: o que é, como fazer e classificar

Um negócio online de sucesso requer tomada de decisões estratégicas e eficiência no gerenciamento de estoque. Para conseguir isso, uma ferramenta altamente utilizada e recomendada por especialistas é a Curva ABC.

A abordagem classifica e prioriza os produtos vendidos pelo e-commerce. Desta maneira é possível identificar os itens mais estratégicos, segundo os objetivos do seller, e focar no crescimento das vendas.

Ainda não utiliza a Curva ABC na sua operação ou quer aprimorar a prática? Siga a leitura para entender como funciona a técnica, seus benefícios e desafios e como ela pode ser aplicada no dia a dia para tornar seu negócio mais lucrativo.

O que é a Curva ABC no e-commerce

A Curva ABC é um conceito amplamente aplicado no e-commerce por sua efetividade. Com base na demanda histórica das vendas, a ferramenta estratégica de gerenciamento de estoque classifica os produtos em três categorias: A, B e C. 

Como padrão, a categoria A compreende os produtos de maior demanda, a categoria B os itens com demanda moderada e a categoria C representa os produtos de baixa demanda.

O principal objetivo da abordagem é melhorar o controle de estoque no e-commerce, maximizar a disponibilidade dos produtos mais populares e minimizar os custos de armazenamento dos itens que apresentam baixa demanda. 

A implementação da técnica, especialmente por seller que anunciam em diversos marketplaces, pode gerar benefícios significativos como a redução de custos e a melhoria da satisfação do cliente, além de aumentar a lucratividade.

Vale a pena usar essa abordagem?

Mencionamos que a gestão de estoque com curva ABC apresenta resultados positivos que impactam diferentes aspectos do negócio. No entanto, a sua implementação também pode apresentar alguns desafios. 

O primeiro deles é a obtenção de dados históricos precisos e relevantes sobre a demanda dos produtos. Essas informações são indispensáveis para realizar a classificação correta dos itens. 

A definição de estratégias de gerenciamento de estoque diferentes para cada categoria também pode exigir um grande esforço de planejamento e coordenação. Outro ponto que requer processos rigorosos é a manutenção da classificação dos produtos ao longo do tempo.

Apesar desses desafios, quando bem aplicada a abordagem pode gerar inúmeras vantagens competitivas ao seller. A começar pela redução de custo com decisões mais inteligentes.

Com a identificação dos produtos com baixa demanda, por exemplo, é possível rever o processo de armazenamento e gerenciamento desses itens para reduzir investimento nesses pontos específicos. 

A eficiência logística também tende a ser impactada, já que os produtos de alta demanda podem ser abastecidos com mais frequência e precisão, evitando a falta de estoque. 

Consequentemente, as medidas de aprimoramento logístico refletem na melhoria da satisfação do cliente. A gestão correta do estoque garantirá uma melhor disponibilidade de produtos e agilidade na entrega.

Por fim, ainda podemos falar em aumento da lucratividade. Com maior visibilidade da demanda, é possível estabelecer melhores políticas de preço e promoção. 

Vamos pensar em mais um exemplo, imagine que sabendo quais são os produtos com alta demanda, você poderá trabalhar para aumentar a sua margem de lucro, enquanto produtos com demanda muito baixa podem ser descartados da estratégia, se for o caso.

Como fazer a Curva ABC

Para implementar a técnica nas vendas online, é necessário seguir alguns passos básicos que listamos a seguir. O processo descrito abaixo é feito manualmente, no entanto você pode automatizá-lo usando uma ferramenta de apoio que tenha funcionalidade de Curva ABC.

A ferramenta mais indicada para isso é o hub integrador de marketplaces, especialmente se você tem uma operação multicanal. Com o integrador adequado, é possível saber quais são os produtos que possuem maior vazão em cada marketplace, por período. Isso permite ao seller adequar a estratégia de precificação e de estoque e facilitar a negociação com o fornecedor.

Faça uma lista do seu estoque

Antes de mais nada, é preciso fazer uma lista do seu estoque, que inclua informações históricas com o valor de venda de cada produto. Essa lista pode ser gerada a partir do sistema de inventário do seller ou de outras ferramentas de gerenciamento de estoque.

Também é necessário ter dados históricos das vendas, com informação precisa e relevante sobre a demanda dos produtos. Isto é imprescindível para classificá-los corretamente entre as categorias A, B e C.

Seller que utilizam ferramentas de apoio, como ERP e hub de integração de vendas em marketplaces, não devem ter problemas para acessar esses dados. Essas plataformas costumam oferecer funcionalidades que facilitam o processo.

Calcule o quanto representa cada produto no seu faturamento

Após ter a lista de estoque e os dados operacionais históricos, é preciso calcular a contribuição de cada produto no faturamento total do negócio. Com esse número, você deverá calcular o percentual de representação dos produtos com uma regra de três. 

Digamos que o faturamento mensal de uma loja de eletrônicos seja de R$ 150 mil e que o produto Y, um smartphone top de linha, corresponda a R$ 45 mil desse faturamento. 

Para calcular a contribuição do produto Y no faturamento total da loja, podemos usar a seguinte fórmula: (45 x 100) / 150 = 30%. Sendo assim, o produto Y, um smartphone top de linha, contribui com 30% para o faturamento total da loja de eletrônicos. 

Com esta informação de todos os produtos, será possível criar a ordem decrescente da lista e classificá-los, como veremos na sequência. 

Classifique em A, B ou C

Considerando a ordem de contribuição dos produtos no faturamento total do negócio, passamos à etapa de classificação nas categorias da Curva ABC. 

Os produtos que representam 80% do valor total do estoque são classificados como A, os produtos que representam 15% do valor total do estoque são classificados como B e os produtos que restam são classificados como C. 

Esta categorização permite gerenciar o estoque de maneira diferenciada, com estratégias diferentes para produtos com alta e baixa demanda.

Monitoramento e ajustes constantes

Ajustar a Curva ABC ao longo do tempo é um processo contínuo que envolve a reavaliação regular dos produtos e a adaptação da classificação de acordo com as mudanças na demanda e no valor dos produtos.

Para isso, é indispensável realizar balanços periódicos que complementam os balanços trimestrais ou semestrais, considerados mais complexos por serem mais extensos. 

Os balanços regulares permitem identificar quais produtos estão dando o retorno esperado e quais estão com desempenho mais baixo. 

Além disso, é importante manter uma análise constante da demanda e do valor dos produtos, ajustando a classificação da curva conforme as mudanças. Assim, se um produto da classe C começar a ter uma demanda maior, ele pode ser ajustado para a classe B ou A.

Realizar esses ajustes também pode envolver a implementação de estratégias de marketing e vendas específicas para cada classe de produtos. O seller pode, por exemplo, oferecer descontos em produtos da classe B, para incentivar a compra e aumentar a demanda.

A classificação correta é fundamental 

Vale ressaltar aqui que a classificação correta dos produtos é vital para usar a Curva ABC na gestão estratégico do e-commerce. Por isso, o ideal é contar com o apoio de ferramentas que automatizam processos e agilizam o acesso aos dados históricos necessários para implementar e manter a estratégia. 

Uma das mais plataformas mais recomendadas para este tipo de abordagem é o hub de integração de marketplaces, que oferece recursos avançados tanto para dados como para a gestão centralizada das vendas.

Conclusão

A Curva ABC pode ser uma ferramenta de gestão estratégica para sellers que desejam otimizar a administração do estoque e aumentar a lucratividade. No entanto, é importante garantir que a implementação seja feita de maneira correta, assim como o monitoramento da classificação de produtos. 

Por fim, é importante lembrar que a Curva ABC é apenas uma das possíveis abordagens de gerenciamento de estoque e que é preciso considerar as particularidades do seu negócio antes de apostar na estratégia.

Quer saber mais sobre estratégias que podem impulsionar as suas vendas? Fale com um especialista em vendas em marketplaces e encontre a solução tecnológica ideal para o seu negócio.

Leia também: O que é GTIN

Compartilhe esse artigo: