capa de vender no valentine's day
Blog

Como vender no Valentine’s Day e aproveitar a data para fazer negócios online

9 de fevereiro de 2022 | Nenhum comentário

Nos últimos anos, vender no Valentine’s Day se transformou em uma boa oportunidade para quem faz negócios online.

Se você está acompanhando as tendências do e-commerce deve ter percebido que existem diversos eventos promocionais ao longo do ano com um bom potencial de vendas. O Dia de São Valentim é uma delas.

A data é comemorada em dezenas de países no dia 14 de fevereiro e representa o que seria o Dia dos Namorados aqui no Brasil.

O apelo emocional e romântico movimenta as vendas ao redor do mundo e também vem ganhando força no comércio eletrônico brasileiro.

Quer saber como aproveitar o momento para melhorar a sua conversão de vendas nos primeiros meses do ano? Segue com a gente que vamos falar sobre a data e seu potencial para fazer negócios online.

Entendendo o contexto da data para vender no Valentine’s Day

O objetivo deste artigo não é explicar o Valentine’s Day. Porém, você precisa conhecer o contexto da data para avaliar se uma ação promocional faz sentido para o seu negócio.

Embora o Dia de São Valentim tenha chegado ao Brasil, principalmente, por influência dos Estados Unidos, o evento não é exclusivo dos norte-americanos.

Dezenas de países como Canadá, Reino Unido e Austrália, também comeram o seu Dia dos Namorados em 14 de fevereiro.

Em todos esses lugares o evento é uma oportunidade de aquecer as vendas com o estímulo à troca de presentes e comemorações românticas.

Por que no Brasil comemoramos em outra data?

No Brasil, a comemoração do Dia dos Namorados em 12 de junho foi criada em 1949 pelo empresário João Dória.

Naquele momento ele quis aquecer o comércio em um mês que tinha baixos resultados. Para isso, lançou uma campanha e aproveitou o apelo da véspera do Dia de Santo Antônio, 13 de junho, considerado o santo casamenteiro.

A campanha deu certo e ao longo dos anos o Dia dos Namorados foi ganhando espaço no calendário promocional até se tornar um dos eventos mais importantes do varejo brasileiro.

Segundo dados do relatório Webshoppers, edição 43, o Dia dos Namorados foi a data promocional com o maior faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.

Em 2021, um estudo realizado pela All In | Social Miner revelou que as vendas do comércio eletrônico com cartão de crédito na data cresceram quase 30% em relação ao ano anterior.

Oportunidade em dobro para o e-commerce brasileiro

imagem de presentes para vender no valentine's day

Por um lado, o evento tradicional de junho é uma garantia de vendas aquecidas para o e-commerce brasileiro.

Por outro, vender no Valentine’s Day aparece como uma oportunidade de potencializar resultados no primeiro trimestre do ano.

O apelo dos dois eventos é parecido e isso facilita o planejamento de uma ação promocional. No entanto, é importante programar as duas datas de forma estratégica para realmente aproveitar o seu potencial de negócio.

5 Dicas para vender mais na internet com o Valentine’s Day

As datas promocionais do varejo possuem naturalmente um grande potencial de gerar negócios. Elas contam com um apelo emocional de celebração que faz parte da cultura.

No e-commerce, esses eventos ganham ainda mais força e são impulsionados pelas campanhas dos canais de venda e pelo engajamento do público em redes sociais.

O Dia de São Valentim, por exemplo, costuma gerar muita repercussão nas mídias sociais. O mesmo acontece com outras datas que até pouco tempo atrás não eram populares no Brasil, como o Dia das Bruxas e a Black Friday.

Tudo isso representa oportunidades para quem vende online. Para aproveitar essa tendência e melhorar a sua conversão de vendas você precisa fazer um planejamento e pensar em estratégia.

Leia também: Como vender mais online: escolha as ferramentas ideais para a sua operação

Abaixo separamos algumas dicas que vão ajudar a vender no Valentine’s Day com ações promocionais focadas no evento. Confira!

Oportunidades de nicho

Primeiramente, você precisa entender como o Dia de São Valentim conversa com o seu segmento de negócio.

Alguns nichos conseguem trabalhar a tematicamente com mais facilidade, como floriculturas, lojas de chocolates e perfumarias.

Entretanto, qualquer empresa pode aproveitar a data para se aproximar do público e gerar vendas, basta fazer uma campanha criativa e adequada à realidade do cliente.

Quer conhecer outras tendências para quem vende em e-commerce? Veja no vídeo abaixo!

 

Conheça o seu público

Em qualquer campanha promocional, conhecer o seu público é indispensável. Com o Valentine’s Day não seria diferente.

Entenda como a data impacto no seu cliente avaliando o seu perfil e os seus hábitos de consumo. Esses aspectos serão determinantes para o sucesso da campanha.

Faça promoções atrativas pra vender no Valentine’s Day

O formato da campanha pode ser variado, escolha aqueles que melhor conversam com os seus clientes. A essa altura, esperamos que você já saiba quais são os melhores canais para fazer isso.

Assim como o Dia dos Namorados, o Valentine’s Day tem um apelo emocional forte e costuma sensibilizar públicos de todos os perfis.

Se puder ofereça brindes ou descontos, mas não se limite a pensar apenas em recompensas comerciais. A data pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar o relacionamento com a sua base de clientes, por exemplo.

O Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro, mas você pode pensar em ações para toda a semana ou mesmo explorar diferentes estratégias ao longo de toda a primeira quinzena do mês.

Invista em ações nas redes sociais

Nesse tipo de data comercial as mídias sociais costumam ter um papel de protagonismo. Se a sua empresa tiver perfis ativos explore esse formato.

Nas redes sociais sempre é interessante estimular a interação. Pense em campanhas que ativem o seu público e gere engajamento com a marca.

Também é possível criar campanhas que levem os seguidores das redes sociais para o seu e-commerce. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer cupons de descontos exclusivos e outros benefícios.

Aproveite campanhas dos marketplaces para alavancar as vendas

Vender em marketplaces é uma tendência consolidada para quem deseja crescer no e-commerce.

As campanhas promocionais dessas plataformas costumam ser muito vantajosas para os vendedores. Além de poder oferecer mais benefícios para o cliente, você aproveita a visibilidade do canal de venda sem ter que investir em divulgação.

Confira quais são as ações programadas pelos marketplaces em que você anuncia os seus produtos e encontre maneiras de participar da campanha de forma assertiva.

Quer conhecer outras datas promocionais que geram boas oportunidades de venda no e-commerce? Baixe gratuitamente o calendário e-commerce 2022 e tenha dicas exclusivas para realizar campanhas nas melhoras datas sazonais do ano!

banner para baixar gratis calendário e-commerce 2022

Compartilhe esse artigo:

<<