Nos últimos anos, vender no Valentine’s Day se transformou em uma boa oportunidade para quem faz negócios online.
Se você está acompanhando as tendências do e-commerce deve ter percebido que existem diversos eventos promocionais ao longo do ano com um bom potencial de vendas. O Dia de São Valentim é uma delas.
A data é comemorada em dezenas de países no dia 14 de fevereiro e representa o que seria o Dia dos Namorados aqui no Brasil.
O apelo emocional e romântico movimenta as vendas ao redor do mundo e também vem ganhando força no comércio eletrônico brasileiro.
Quer saber como aproveitar o momento para melhorar a sua conversão de vendas nos primeiros meses do ano? Segue com a gente que vamos falar sobre a data e seu potencial para fazer negócios online.
Entendendo o contexto da data para vender no Valentine’s Day
O objetivo deste artigo não é explicar o Valentine’s Day. Porém, você precisa conhecer o contexto da data para avaliar se uma ação promocional faz sentido para o seu negócio.
Embora o Dia de São Valentim tenha chegado ao Brasil, principalmente, por influência dos Estados Unidos, o evento não é exclusivo dos norte-americanos.
Dezenas de países como Canadá, Reino Unido e Austrália, também comeram o seu Dia dos Namorados em 14 de fevereiro.
Em todos esses lugares o evento é uma oportunidade de aquecer as vendas com o estímulo à troca de presentes e comemorações românticas.
Por que no Brasil comemoramos em outra data?
No Brasil, a comemoração do Dia dos Namorados em 12 de junho foi criada em 1949 pelo empresário João Dória.
Naquele momento ele quis aquecer o comércio em um mês que tinha baixos resultados. Para isso, lançou uma campanha e aproveitou o apelo da véspera do Dia de Santo Antônio, 13 de junho, considerado o santo casamenteiro.
A campanha deu certo e ao longo dos anos o Dia dos Namorados foi ganhando espaço no calendário promocional até se tornar um dos eventos mais importantes do varejo brasileiro.
Segundo dados do relatório Webshoppers, edição 43, o Dia dos Namorados foi a data promocional com o maior faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Em 2021, um estudo realizado pela All In | Social Miner revelou que as vendas do comércio eletrônico com cartão de crédito na data cresceram quase 30% em relação ao ano anterior.
Oportunidade em dobro para o e-commerce brasileiro
Por um lado, o evento tradicional de junho é uma garantia de vendas aquecidas para o e-commerce brasileiro.
Por outro, vender no Valentine’s Day aparece como uma oportunidade de potencializar resultados no primeiro trimestre do ano.
O apelo dos dois eventos é parecido e isso facilita o planejamento de uma ação promocional. No entanto, é importante programar as duas datas de forma estratégica para realmente aproveitar o seu potencial de negócio.
5 Dicas para vender mais na internet com o Valentine’s Day
As datas promocionais do varejo possuem naturalmente um grande potencial de gerar negócios. Elas contam com um apelo emocional de celebração que faz parte da cultura.
No e-commerce, esses eventos ganham ainda mais força e são impulsionados pelas campanhas dos canais de venda e pelo engajamento do público em redes sociais.
O Dia de São Valentim, por exemplo, costuma gerar muita repercussão nas mídias sociais. O mesmo acontece com outras datas que até pouco tempo atrás não eram populares no Brasil, como o Dia das Bruxas e a Black Friday.
Tudo isso representa oportunidades para quem vende online. Para aproveitar essa tendência e melhorar a sua conversão de vendas você precisa fazer um planejamento e pensar em estratégia.
Leia também: Como vender mais online: escolha as ferramentas ideais para a sua operação
Abaixo separamos algumas dicas que vão ajudar a vender no Valentine’s Day com ações promocionais focadas no evento. Confira!
Oportunidades de nicho
Primeiramente, você precisa entender como o Dia de São Valentim conversa com o seu segmento de negócio.
Alguns nichos conseguem trabalhar a tematicamente com mais facilidade, como floriculturas, lojas de chocolates e perfumarias.
Entretanto, qualquer empresa pode aproveitar a data para se aproximar do público e gerar vendas, basta fazer uma campanha criativa e adequada à realidade do cliente.
Quer conhecer outras tendências para quem vende em e-commerce? Veja no vídeo abaixo!
Conheça o seu público
Em qualquer campanha promocional, conhecer o seu público é indispensável. Com o Valentine’s Day não seria diferente.
Entenda como a data impacto no seu cliente avaliando o seu perfil e os seus hábitos de consumo. Esses aspectos serão determinantes para o sucesso da campanha.
Faça promoções atrativas pra vender no Valentine’s Day
O formato da campanha pode ser variado, escolha aqueles que melhor conversam com os seus clientes. A essa altura, esperamos que você já saiba quais são os melhores canais para fazer isso.
Assim como o Dia dos Namorados, o Valentine’s Day tem um apelo emocional forte e costuma sensibilizar públicos de todos os perfis.
Se puder ofereça brindes ou descontos, mas não se limite a pensar apenas em recompensas comerciais. A data pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar o relacionamento com a sua base de clientes, por exemplo.
O Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro, mas você pode pensar em ações para toda a semana ou mesmo explorar diferentes estratégias ao longo de toda a primeira quinzena do mês.
Invista em ações nas redes sociais
Nesse tipo de data comercial as mídias sociais costumam ter um papel de protagonismo. Se a sua empresa tiver perfis ativos explore esse formato.
Nas redes sociais sempre é interessante estimular a interação. Pense em campanhas que ativem o seu público e gere engajamento com a marca.
Também é possível criar campanhas que levem os seguidores das redes sociais para o seu e-commerce. Uma boa maneira de fazer isso é oferecer cupons de descontos exclusivos e outros benefícios.
Aproveite campanhas dos marketplaces para alavancar as vendas
Vender em marketplaces é uma tendência consolidada para quem deseja crescer no e-commerce.
As campanhas promocionais dessas plataformas costumam ser muito vantajosas para os vendedores. Além de poder oferecer mais benefícios para o cliente, você aproveita a visibilidade do canal de venda sem ter que investir em divulgação.
Confira quais são as ações programadas pelos marketplaces em que você anuncia os seus produtos e encontre maneiras de participar da campanha de forma assertiva.
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