Mulher contente recebendo entrega de uma compra feita no dia do frete grátis de 2024
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Dia do Frete Grátis: saiba como montar sua estratégia para a data em 2024

19 de abril de 2024 - Atualizado em: 6 de novembro de 2024
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Mulher contente recebendo entrega de uma compra feita no dia do frete grátis de 2024

O Dia do Frete Grátis é um dos eventos mais aguardados pelos consumidores no e-commerce. A data é marcada por ofertas exclusivas com envio gratuito e se transformou em um dos grandes impulsionadores das vendas on-line.

Neste artigo, explicamos o que torna a campanha promocional tão significativa e como os vendedores podem preparar a sua operação para aproveitar ao máximo suas oportunidades.

Se você é um empreendedor on-line e quer saber como alavancar seu negócio aproveitando o evento, siga a leitura. Além de conhecer um pouco mais sobre a data, vamos falar sobre diferentes estratégias para atrair mais clientes e aumentar o seu faturamento.

Dia do Frete Grátis em 2024

Em 2024, o Dia do Frete Grátis foi programado para o último domingo de abril, dia 28, assim como nos anos anteriores.

O evento já é um dos mais importantes do calendário de e-commerce e representa uma boa oportunidade de atrair clientes e aumentar o faturamento de forma sazonal.

Com o crescimento exponencial das vendas on-line, nos últimos anos eventos focados no segmento ganharam força. Tanto que alguns marketplaces costumam transformar essas datas em semanas inteiras de ofertas.

Por que é importante participar do evento

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Opinion Box, o frete grátis é um dos principais fatores de decisão de compra para quase 70% dos consumidores on-line.

A amostra utilizada foi composta por usuários que realizaram, pelo menos, uma compra pelo e-commerce nos 12 meses anteriores ao estudo. O dado sobre a entrega grátis demonstra o peso e a importância de campanhas promocionais com essa abordagem.

Oferecer envio gratuito é uma maneira comprovada de atrair clientes em potencial, pois muitos consumidores estão dispostos a fazer uma compra se isso significar que não precisarão pagar pelo frete.

Então, o Dia do Frete Grátis também é uma oportunidade para fidelizar clientes. Garantir uma experiência positiva durante o evento pode ajudar a construir lealdade, já que usuários satisfeitos tendem repetir compras e recomendar marcas.

A realização de campanhas durante o evento ainda representa uma oportunidade de fazer girar o estoque acumulado. E o estímulo a compras de itens que estão sem giro impacta a redução de custos logísticos, como os gastos com o armazenamento da mercadoria.

Estabeleça uma estratégia de vendas para o evento

Para aproveitar ao máximo o Dia do Frete Grátis em 2024, é preciso desenvolver uma estratégia abrangente que leve em consideração diferentes aspectos da operação de vendas on-line.

A antecipação é um dos fatores-chave na execução de uma campanha eficiente. Assim, é possível planejar cada detalhe para que não ocorram falhas e promover a participação no evento dias ou até semanas antes da data.

Outro ponto relevante é a seleção de produtos. Você pode escolher identificar os itens mais populares ou aqueles com margens de lucro mais altas para impulsionar a conversão.

Também é essencial garantir que o alto volume de pedidos não impacte negativamente a experiência do cliente. Para isso, toda a operação deve ser otimizada e preparada.

A configuração das campanhas precisa ser feita corretamente, a logística precisa estar alinhada para que os envios não sofram atrasos, e o atendimento ao cliente precisa estar pronto para lidar com demandas específicas da data.

Utilize regras de preço flexíveis para otimizar a campanha

Uma estratégia que costuma ser efetiva para eventos sazonais como o Dia do Frete Grátis é a utilização de regras de preço flexíveis. Isso pode incluir, por exemplo, estabelecer um valor mínimo de compra para ativar o benefício.

Para trabalhar com essa flexibilidade sem arriscar comprometer a eficiência da estratégia, é imprescindível contar com o apoio de uma ferramenta especializada.

O mais recomendado, especialmente se você tem uma operação multicanal, é usar um hub integrador para fazer gestão de frete nos marketplaces. A plataforma agiliza os processos e aprimora a estratégia de precificação.

No hub de integração ANYMARKET, por exemplo, é possível estabelecer regras de preço que considerem diversos fatores, como a taxa do canal na oferta de frete grátis e o panorama dos custos de envio por categoria, entre outros.

No painel único do integrador, ao automatizar a aplicação de descontos durante períodos promocionais, o seller aproveita as melhores oportunidades de mercado e de cada canal de venda, impulsionando os resultados de forma significativa.

Além de centralizar e automatizar a operação de vendas, o ANYMARKET possui funcionalidades avançadas, como a configuração de regras de preço. O recurso permite criar condições para a aplicação de descontos ou acréscimos de maneira rápida e automatizada.

Como aproveitar ao máximo as oportunidades de venda do Dia do Frete Grátis

Considerando que a infraestrutura da sua operação de vendas esteja preparada para atender à demanda de pedidos do evento, preparamos dicas estratégicas para você ter uma atitude proativa e potencializar as oportunidades da campanha.

Segmentação de clientes

Faça a segmentação da sua base de clientes e personalize as ofertas segundo os interesses e comportamentos de compra de cada segmento. Assim, você aumenta a relevância das promoções e melhora as taxas de conversão.

Análise de dados

Utilize os dashboards do hub integrador para monitorar o desempenho das suas campanhas e analisar dados relevantes. Identifique padrões, tendências e áreas de oportunidade para otimizar as estratégias de venda.

Parcerias estratégicas

Considere estabelecer parcerias com outras marcas ou influenciadores para ampliar o alcance das suas promoções durante a campanha. Colaborações estratégicas podem ajudar a atrair novos clientes e gerar buzz em torno da sua marca.

Lançamento de produtos

Aproveite a data para lançar novos produtos ou coleções exclusivas. Isso cria um senso de novidade e excitação entre os consumidores, incentivando ainda mais a compra sazonal.

Retargeting de clientes

Implemente campanhas de retargeting para alcançar os clientes que visitaram seu site durante a campanha, mas não concluíram a compra. Lembre-os das ofertas especiais disponíveis e incentive-os a retornar e finalizar a compra.

Feedback e melhoria contínua

Solicite feedback dos clientes sobre sua experiência durante a jornada de compra no evento. Posteriormente você poderá usar essas informações para melhorar o planejamento e execução de promoções.

Demonstre que valoriza a opinião dos usuários que colaboram e deixe claro o quanto a sua empresa está comprometida em oferecer a melhor experiência possível.

Conclusão

Não há dúvidas de que o Dia do Frete Grátis é um momento único para sellers que estão preparados para aumentar os pedidos com eficiência operacional. Então, cuide da sua estrutura tecnológica, faça um planejamento adequado e desenvolva uma estratégia com promoções atrativas, regras de preço flexíveis e foco na experiência do cliente.

Ainda não vende de forma automatizada para potencializar o seu faturamento em eventos sazonais? Entre em contato com um especialista do ANYMARKET e agende uma reunião para encontrar a solução ideal para o seu negócio.

Integração com Marketplaces Anymarket

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