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Hub Marketplace – Por que eu devo ter um?

28 de fevereiro de 2020 | 2 comentários

Ter um varejo online acompanhado de um hub marketplace é algo que se tornou fundamental com o passar dos anos. A clientela não apenas exige com mais frequência opções online de compra como também desejam garantir que qualquer interação virtual seja eficaz e rápida, garantindo sempre que seu produto chegue em suas mãos.

Segundo a 40° edição do levantamento Webshoppers, que pesquisa o desempenho dos e-commerces como um todo, apontou que houve um crescimento de 12% de vendas online no primeiro semestre de 2019, mantendo a mesma taxa de 2018. Todo esse crescimento representa um faturamento de R$ 26,4 bilhões.

Na representação do volume de pedidos, o crescimento foi de 20%, superando de forma expressiva os 8% de 2018 e rendendo um total de R$ 65,2 milhões de pedidos finalizados.

Os realizadores da pesquisa acreditam que esse crescimento acentuado não se trata apenas do avanço tecnológico, mas também da recuperação da economia. Mais sellers estão ingressando no ambiente online, sejam grandes ou não, e isso gera um aumento na variedade de produtos e serviços. Então, novos clientes surgem e os já presentes começam a experimentar novas categorias, gerando um ciclo de crescimento para o meio.

E os números só tendem a crescer!

Para acompanhar esse crescimento e ainda se integrar com diversas plataformas de forma simultânea, facilitando a gestão de seu negócio e aumentando suas vendas, é necessário contar com um hub marketplace.

Nesse artigo falaremos das diversas aplicações que um hub pode trazer para seu dia a dia de negócios.

O QUE É UM HUB MARKETPLACE?

Antes de tudo, precisamos entender do que se trata um hub marketplace e, na verdade, a resposta é bem simples:

Um hub marketplace é uma plataforma onde você integra todos os seus produtos e serviços, voltando tudo em um player de marketplace.

Com ele você pode cadastrar seus itens, configurar frete e administrar suas vendas de uma forma geral. Tudo isso enquanto consegue acompanhar resultados e mudar suas estratégias de acordo com a mudança dessas informações.

MAS COMO UM HUB MARKETPLACE PODE ME AJUDAR A VENDER MAIS?

Integração e facilidade, essas são as palavras ideais para definir como o seu negócio pode aproveitar de toda a estrutura de um hub marketplace.

Em uma ferramenta desse estilo, você pode gerenciar suas vendas de forma geral, centralizando tudo em um único lugar. Assim, tudo o que entra e sai é organizado com objetividade e sem exigir um foco em boards diferentes.

Sua gestão de estoque também é afetada com o hub marketplace, sinalizando sobre a situação do mesmo em tempo real e evitando que alguma venda não seja finalizada por motivos de estoque. Fazendo esse acompanhamento, estratégias de queima de estoque são mais efetivas e muito mais bem planejadas em algum feriado importante para os e-commerces.

Outro aspecto que você terá o controle está relacionado ao frete. Por se tratar de um meio que possui inclusão de serviços com diversos correios, é possível um cadastro de valores dos envios, reduzindo o trabalho na hora de mandar seus produtos para o cliente.

No geral, um hub marketplace pode trazer ainda mais vantagens na gestão do seu negócio, todas voltadas para auxiliar no aumento das suas vendas.

COMO CONTRATAR UM HUB MARKETPLACE?

O primeiro passo para contratar um hub marketplace é escolher aquele que for ideal de acordo com as suas prioridades de venda e realidade de mercado. Encontrar a plataforma ideal para você parte de pontos muito importantes que irão definir de forma concreta aquilo que procura.

Algumas coisas que você pode pensar para buscar o hub marketplace ideal:

Quais canais você usa para vender

Não são todos os hubs que possuem integração com certos marketplaces. Portanto, mapear os locais que você realiza suas vendas é o primeiro passo para buscar a plataforma perfeita.

Funcionalidades

De nada adianta buscar um hub que contém seus marketplace mais usados, mas não traga para você funcionalidades que de fato ajudem na sua rotina de vendas. Pesquise, contate e compreenda por completo que ferramentas ele possui e analise se elas fazem sentido para o seu negócio.

São nessas funcionalidades que os melhores hubs se destacam em relação aos outros e trazem opções personalizadas que de fato te ajudam em suas tomadas de decisões.

Ticket Médio e Custo-Benefício

Claro que o fator preço é importante também, não apenas o preço, mas o custo-benefício do serviço. Conheça as taxas do hub que você decidir integrar e entenda por completo os processos de pagamento.

Alguns trabalham com valores fixos, outros com porcentagens nas vendas totais ou individuas. Analise qual é a forma mais interessante para seu negócio e se a empresa disponibiliza mais do que uma opção de ticket médio.

ANYMARKET

O ANYMARKET é um exemplo perfeito de hub de integração para marketplaces que amplia as vendas do seu e-commerce de forma estratégica e ainda te ajuda a aumentar o faturamento de seu negócio.

Ele conta com mais de 30 marketplaces integrados para atender diversos tipos de sellers, sejam eles com foco em um só nicho do mercado ou em diversos. A plataforma também conta com diversas funcionalidades e 100% disponibilidade durante o período da Black Friday.

E para entendermos mais do motivo por trás do ANY ser a principal opção para utilizar um hub para marketplaces, é preciso analisar algumas características do mesmo.

DIFERENCIAIS DO ANYMARKET

Mark-up Inteligente

O mark-up (fator de preço) é a diferença do custo do produto relacionado com seu preço de venda. Em marketplaces, esse valor é aplicado na base do produto vendido, marcando automaticamente o preço do item em sua plataforma.

No ANY é possível adicionar um mark-up exclusivo para cada marketplace utilizado, criando padrões específicos para cada realidade de negócio. Assim, é possível vender o mesmo produto em diversos lugares diferentes e com preços diferentes, sempre se adequando aos valores de cada ambiente de vendas.

Estabilidade para grandes volumes de vendas

O ANYMARKET tem capacidade de suportar números elevados de vendas dentro de sua plataforma, não importando o período de vendas. Sua estrutura foi construída de forma altamente escalável, garantindo transações recorrentes com estabilidade.

Com seu desenvolvimento realizado de forma minuciosa, o hub sempre está se adaptando as demandas do e-commerce que o usa.

Tela Dashboard para acompanhamento de vendas

Logo na página inicial do hub você consegue realizar o acompanhamento das suas vendas de forma objetiva, intuitiva e fácil. Tudo com um visual atrativo para que tudo fique claro no momento em que se utiliza seus serviços.

O ANY também disponibiliza um relatório da evolução das suas vendas em diversos períodos.

Validação dos anúncios antes de subir os marketplaces

Para ajudar você na criação de anúncios e evitar que qualquer processo precise ser repetido, o ANYMARKET não permite que nenhum produto que esteja de acordo com todas as exigências do marketplace em questão seja anunciado. Com isso, ele poupa o seller de problemas com qualquer tipo de venda ou transição realizado de forma incorreta.

Nos outros hubs, é comum que os produtos cadastrados com informações incorretas ou totalmente contrários a alguma regra do marketplace sejam postados mesmo com tais irregularidades, muitas vezes exigindo um retrabalho até tudo estar em ordem. Já o ANY valida o seu cadastro e permite que menos vendas sejam executadas com erros.

Utilizado e conhecido por grandes empresas

Grandes empresas já utilizam o ANYMARKET e reconhecem diariamente as vantagens do hub marketplace. Algumas dessas empresas são:

  • Livraria Cultura;
  • Netshoes;
  • Levi’s;
  • Reserva;
  • Acer;

Entre outros importantes nomes do mercado.

Integração com diversos marketplaces

O hub oferece para seus clientes diversos marketplaces populares do mercado, todos integrados e com suas próprias funcionalidades para trazer o melhor para suas vendas.

Esses são alguns marketplaces que o ANY está integrado:

  • Wish;
  • Mercado Livre;
  • Ricardo Eletro;
  • Portal do Médico;
  • Net Suprimentos;
  • Colombo;
  • Leroy Merlin;
  • Eletrum;
  • Cobasi;
  • Centauro;
  • Camicado;

E muitos outros.

SAC do Marketplace Centralizado

Se relacionar diretamente com os clientes não se trata de algo fácil, mas o ANY facilita isso de forma simples.

O hub centraliza todas as mensagens vindas de diferentes marketplaces em apenas um local, assim você não precisa ficar com vários painéis abertos para atender sua clientela. (Essa funcionalidade é disponível para Mercado Livre e Via Varejo)

FUNCIONALIDADES ÚNICAS PARA CADA MARKETPLACE

Com uma variedade tão extensa de marketplaces integrados, o ANYMARKET também traz funcionalidades exclusivas para cada um deles. Porém, uma das grandes plataformas se destaca na quantidade de funcionalidades exclusivas, esta sendo o Mercado Livre.

Preparamos algumas dessas funcionalidades para você conferir:

MERCADO LIVRE

  • Mensageria de entrega: Para economizar tempo e esforço com perguntas e respostas de pós-venda, o Mercado Livre disponibilizou uma mensageria que automatiza o envio de informações sobre os pedidos.
  • Mercado Livre Coleta: Nessa modalidade, o MeLi cuida de todo o processo de entrega do seller, assim eles subsidiam 70% do custo de frete, garantindo frete grátis ao consumidor.
  • Mercado Envio Híbrido: Para sanar as dificuldades e lojistas que trabalham tanto com transportadora quanto com correios, o ANY está pronto para atender os dois tipos.
  • Configuração do preço por tipo de listagem: O ANYMARKET oferece mark up adicional para precificar os anúncios mantendo a margem de lucro para os três tipos de listagem (grátis, clássico e premium).
  • Multilojas Mercado Livre: Essa funcionalidade ajuda quem tiver mais de uma conta no MeLi. Com ela é possível centralizar múltiplas contas em uma só, funcionando como se tivesse apenas uma empresa.
  • Título de anúncio por perfil de consumidor: Para sellers que possuem clientes com perfis completamente diferentes e mesmo assim desejam alcançar todos, o ANY possibilita a adição de títulos de anúncio diferentes para os produtos. Isso faz com que termos específicos usados pelos clientes também o façam encontrar seu item.
  • Mercados Envios Full: a modalidade Full do MeLi é uma grande facilitadora no processo de logística. Nela o seller tem a opção de levar seus produtos até um centro de distribuição liderado pelo Mercado Livre e deixar que ele cuide de todo o processo de logística, incluindo a logística reversa e SAC.
  • Campanhas DE/POR: O Mercado Livre sempre exige que alterações de preço promocional sejam feitas em planilha e enviadas ao marketplace utilizado. É possível fazer essas alterações no ANY e ele integrará diretamente com o MeLi.

Entre outras funcionalidades e diferenciações do ANY que o destacam em relação a todos os outros hubs marketplaces.

Atualmente, o ANY conta com 4 planos distintos para atender se e-commerce da melhor forma possível e de acordo com sua demanda de negócios. Cada plano possui suas individualidades e são flexíveis para garantir que qualquer tipo de empresa possa ter seu próprio hub marketplace.

CONCLUSÃO

Como dito logo no começo, um hub marketplace precisa de certas características para que seja de fato uma adição para suas vendas. Principalmente por conta do crescimento acentuado das vendas online, exigindo ainda mais dos vendedores.

O hub marketplace é uma das formas mais funcionais para fazer com que seu varejo online tenha sucesso. Processos organizacionais, administrativos, atendimento, logística, tudo pode ser atentado dentro dele ou integrado de forma separada para que tenha o melhor de cada segmento.

O mercado online não se trata de um dos mais simples, além de disputado, ele também conta com uma das maiores variedades nos perfis dos consumidores. Para isso, o seller enfrenta diversos desafios no dia a dia de negócios.

Por isso, garantir uma forma de simplificar suas atividades e trazer mais informações sobre suas vendas garante o aumento do faturamento geral, enxergando novas formas de lidar com crises e sempre dando a volta por cima em suas visões estratégicas.

E é justamente com esse pensamento que surgiu o ANYMARKET, para trazer o melhor do e-commerce e seus marketplaces para um só lugar.

Não se tratando apenas de uma plataforma para marketplaces, mas sim um hub de integração que amplia as vendas do seu e-commerce com total segurança e estabilidade.

Então, não perca mais tempo e comece a utilizar um hub agora mesmo. Temos diversos especialistas que podem te dar mais dicas sobre as funcionalidades do ANY e sobre o mercado como um todo.

Integre, centralize e fique seguro com a gestão do seu e-commerce e consiga resultados ainda mais positivos para a sua empresa.

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