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Como ter mais dinheiro em caixa nas vendas online?

17 de dezembro de 2021 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Já vendeu algum produto e não viu a cor do dinheiro daquela venda? Vendeu muito e teve a sensação de que não teve tanto lucro? Cresceu o estoque mas não cresceu o dinheiro no bolso? Vamos falar sobre ter mais dinheiro em caixa nas vendas online.

Se alguma dessas situações já aconteceu na sua empresa, saiba que esse artigo é para você! 

Nesta leitura, criada pelo time de especialistas em precificação da Preço Certo, você terá uma orientação no que deve ser feito para ter mais dinheiro em conta vendendo online. 

O combustível do negócio é o capital de giro

Para começarmos, você sabe a real importância do capital de giro? E o impacto dele na manutenção e otimização do caixa? 

Caso você não saiba, está tudo bem, pois uma grande parte dos empreendedores não sabem. 

Basicamente, o capital de giro te diz o quanto de dinheiro será necessário provisionar para manter a comercialização de um produto ou – no cenário mais amplo – a operação de seu empreendimento. 

Por mais importante que esse indicador seja, a maioria dos lojistas se importa só com o faturamento e em algumas situações, com o lucro. 

Mas se você pagar o fornecedor à vista, ter um estoque muito grande – que possivelmente ficará congelado – e receber o dinheiro das vendas acima de 30 dias em média, concorda que esse lucro ou o valor das vendas só serão vistos depois? 

É por conta disso que o caixa é tão vital quanto o lucro. 

A depender da maneira como gerimos uma dessas métricas, – aumentando ou diminuindo as entradas e saídas de caixa – podemos reduzir ou agravar a necessidade do capital de giro. 

Leia também: Como medir e analisar dados para planejar as vendas em marketplaces 

Formas de ter mais dinheiro em caixa nas vendas online 

dinheiro em caixa nas vendas online na tela celular

A seguir você verá algumas ações que são recomendadas para empresas que querem ter controle do capital de giro e consequentemente, do caixa. 

Vale ressaltar que é necessário estar sempre avaliando e monitorando os seus indicadores financeiros e margens a fim de extrair ao máximo cada resultado. 

Saiba quais são as suas margens

Lembre-se: você pode achar que tem um lucro e na realidade não tem. 

A principal fonte de caixa é sua venda de produtos e é claro, o lucro vai se tornar caixa também. 

E é por isso que o erro todo começa aí. Você precisa saber as suas margens na ponta da língua para ver se tem uma empresa geradora de caixa ou tomadora de caixa. 

Comece pela sua precificação, entendendo a margem de contribuição da sua empresa e dos seus produtos! 

Negocie prazos com o fornecedor

À medida que as saídas de caixa crescem, ou seja, compramos mais produtos para manter em estoque, a necessidade de caixa do seu negócio se torna maior. 

Isso significa que será necessário cada vez mais capital para operar, sendo ruim para a sua operação, uma vez que o seu lucro possa não acompanhar o crescimento. 

Por conta disso, orientamos algo muito simples: Negocie prazos de pagamento estendidos com o seu fornecedor e resista aos descontos que são oferecidos no pagamento à vista. 

Nessas horas você está deixando de ganhar margem, mas estará ganhando um fôlego maior para o seu caixa. 

Trabalhe a gestão de estoque para ter mais dinheiro em caixa nas vendas online

Gerir o estoque é fundamental, ainda mais em um mercado que acredita na cultura de que produto parado é ativo. 

Esqueça isso pois no momento que você comprou, o seu caixa já foi comprometido. 

Produto em estoque é passivo, toma o seu dinheiro e tende a se desvalorizar com o tempo. 

Logo, não compre em grande volume, faça compras pequenas e mais recorrentes. Controle seu estoque para minimizar os riscos de ruptura ou o oposto, ter produtos congelados eternamente. 

Conte com os recebíveis mais rapidamente

O último mito a ser desmistificado é o de antecipar recebíveis e trabalhar com canais de venda que tenham bons prazos de recebimento. 

Porque não adianta ter lucro e morrer por falta de caixa. 

Vender R$100.000 na Black Friday e contar com pequenas frações de recebíveis ao longo dos próximos 15 meses… 

Conclusão sobre o dinheiro em caixa nas vendas online

Recomendamos que sempre tome decisões olhando os principais indicadores financeiros da sua empresa, como o capital de giro e a margem de contribuição. 

Para concluir, te convidamos a conhecer o guia prático de geração de caixa que o time da Preço Certo criou para te ajudar a se aprofundar nas estratégias apresentadas neste artigo. 

Autor: Lucas Souza – E-mail: lucas.souza@precocerto.com 

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