ArtigosGuia do marketplaceCases e mídiaMateriais ricosVideos
Artigo

Por que usar inteligência artificial em ecommerce

15 de abril de 2024
7 minutos de leitura
Dona de marketplace contando com ajuda de inteligência artificial mostrando que é possível utilizar inteligência artificial em ecommerce

Dona de marketplace contando com ajuda de inteligência artificial mostrando que é possível utilizar inteligência artificial em ecommerce

A aplicação crescente da inteligência artificial em ecommerce está redefinindo as estratégias de vendas online. De formas mais ou menos perceptíveis, o seu uso é uma realidade, especialmente em plataformas como os marketplaces.

Ao analisar como a IA é utilizada no e-commerce e seu potencial para impulsionar as vendas, é possível perceber que o futuro do comércio eletrônico já está acontecendo. A inovação permite que sellers pensem em escalar seus negócios e expandir de maneiras nunca imaginadas antes.

É sobre isso que falaremos aqui, passando pelo conceito de IA e seus potenciais benefícios para os sellers. Por fim, apresentamos a MIA, um case de sucesso do uso de inteligência artificial na otimização e automatização das vendas em marketplaces. Confira!

Inteligência artificial em e-commerce: por que usar?

A inteligência artificial (IA) é uma inovação tecnológica emergente que representa a capacidade de sistemas computacionais executarem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

O conceito é amplo e vem sendo aplicado nas mais diferentes áreas. Entretanto, de maneira geral, inclui processos como aprendizado, raciocínio, percepção e tomada de decisões.

No contexto do e-commerce, a IA está sendo utilizada principalmente para aprimorar a jornada de compra, com foco no cliente, e otimizar as operações comerciais em suas diversas etapas.

Uma das aplicações usuais é a personalização da jornada. Nesta abordagem, algoritmos de IA analisam o comportamento do usuário, seu histórico de compras e preferências de mercado para recomendar produtos relevantes, por exemplo.

Como você pode perceber, a recomendação de produtos que já é algo comum nas plataformas de venda, e faz parte do dia a dia do e-commerce, é a IA sendo colocada em prática.

Porém, o seu uso não está limitado a esse processo. É possível usar inteligência artificial em ecommerce para otimizar a logística, gerando previsões de demandas e sugestões de estratégias de gestão de estoque.

Os chatbots alimentados por IA também estão se tornando cada vez mais populares no segmento. Esta aplicação resulta em suporte 24/7, com respostas rápidas e humanizadas, auxiliando o usuário a tirar dúvidas, resolver problemas e comprar com mais assertividade.

Aplicações da IA no comércio eletrônico

Além dos usos que mencionamos antes, a inteligência artificial também vem sendo usada em outros casos, como os que listamos abaixo:

  • Otimização da pesquisa e navegação
  • Previsão de tendências e demanda
  • Automação de processos operacionais
  • Otimização de preços e promoções
  • Segurança e detecção de fraudes

Benefícios gerados pela inteligência artificial em ecommerce

Não por acaso o uso da inteligência artificial está sendo ampliado no e-commerce. A tecnologia gera benefícios significativos e impacta positivamente diversos processos que refletem na rentabilidade do negócio.

Investindo em inovação, o seller amplia sua capacidade de impulsionar as vendas. Isso acontece principalmente pela melhoria da eficiência operacional e pela possibilidade de oferecer experiências excelentes aos seus clientes.

Vamos entender como isso acontece, vendo algumas das vantagens do uso de IA na operação de e-commerce.

Aumento da produtividade do e-commerce

Imagine não ter que se preocupar com a configuração de anúncios, o processamento de pedidos e a atualização de estoque. Essas são algumas das tarefas repetitivas e manuais que a IA pode otimizar.

Desta forma, o seller economiza recursos e ganha tempo para direcionar o foco a atividades mais estratégicas, como o planejamento, a execução de campanhas e a expansão do negócio.

Um bom exemplo prático desse aumento de produtividade é a automação de processos como precificação dinâmica e segmentação de clientes para campanhas de marketing personalizadas.

Utilizando algoritmos avançados, a IA pode ajustar os preços dos produtos de forma inteligente com base na demanda e na concorrência, maximizando a lucratividade.

Com inteligência artificial, ainda é possível obter insights com dados que orientam as decisões e garantem uma resposta mais rápida às mudanças no mercado. A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados em tempo real, favorecendo esta abordagem.

Qualificação da experiência do cliente

Esse é um dos pontos altos do uso da inteligência artificial em ecommerce. Com a capacidade de analisar dados de comportamento, o recurso permite trabalhar a experiência do cliente para aumentar a sua satisfação e as chances de conversão e fidelização.

Através de chatbots e assistentes virtuais cada vez mais humanizados, com a IA também é possível proporcionar interações rápidas e eficientes.

Ao oferecer uma experiência personalizada com excelência em atendimento, o seller eleva o padrão de experiência do cliente para construir uma marca forte e vender mais nos diferentes canais online.

Melhoria dos resultados

Todos os benefícios que citamos até aqui refletem na melhoria dos resultados. Porém, vale ressaltar a capacidade da IA em compilar e analisar dados em tempo real. Com isso, é possível identificar padrões e tendências para a tomada de decisões estratégicas.

Recursos que permitem, por exemplo, automatizar o ajuste de preços com foco em aumentar a lucratividade e otimizar a configuração dos anúncios impactam de forma significativa nos resultados financeiros do negócio.

Sendo assim, ao saber aproveitar o poder da inteligência artificial, o seller tem a oportunidade de melhorar a eficiência operacional e a jornada de compra, resultando no aumento do lucro das vendas.

MIA: um case de sucesso do uso de IA em e-commerce

Para ilustrar o que estivemos falando sobre o uso da IA no e-commerce, vamos conhecer um exemplo de como a inovação pode revolucionar as vendas online para ajudar a escalar negócios.

A MIA é uma inteligência artificial especializada em vendas online que está integrada ao hub de marketplaces ANYMARKET. A ferramenta foi desenvolvida com a mesma tecnologia do ChatGPT e aprimorada para atender às demandas do e-commerce.

Com o uso de dados coletados e analisados em tempo real, sua principal função no integrador é qualificar a configuração de anúncios para otimizar a operação e aumentar a eficiência das campanhas nos marketplaces.

Para isso, suas funcionalidades primordiais são o enriquecimento de título, o melhoramento das descrições e a sugestão automática de categorização do produto.

Além do ANYMARKET, a MIA também está integrada à plataforma de SAC Predize, na qual atua como fornecendo respostas rápidas e humanizadas para melhorar o desempenho e a reputação do seller nos marketplaces.

A MIA é um excelente case de sucesso do uso de inteligência artificial no e-commerce por ser uma ferramenta desenvolvida especialmente para este segmento. O aprimoramento da otimização e automatização de processos com a IA impulsiona ainda mais a operação do seller que quer crescer no e-commerce, mas ainda sofre para escalar as vendas.

Quer saber mais sobre a MIA, leia este outro artigo completo sobre o recurso, ou entre em contato com um dos consultores do ANYMARKET para entender como a tecnologia pode ajudar a alavancar o seu negócio online.

Confira uma lista com os melhores marketplaces para vender

Compartilhe esse artigo:

Veja também:

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Dicas exclusivas, atualizações e estratégias para sellers em marketplaces.
Campo de cadastro:
Mailist
Política de Cookies

Política de Cookies ANYMARKET

O que são Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados para o seu computador, para melhorar a sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode evitar que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode diminuir ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos Cookies

Usamos cookies por vários motivos detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não há opções padrão da indústria para desabilitar cookies sem desabilitar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa deles ou não, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.