A aplicação crescente da inteligência artificial em ecommerce está redefinindo as estratégias de vendas online. De formas mais ou menos perceptíveis, o seu uso é uma realidade, especialmente em plataformas como os marketplaces.
Ao analisar como a IA é utilizada no e-commerce e seu potencial para impulsionar as vendas, é possível perceber que o futuro do comércio eletrônico já está acontecendo. A inovação permite que sellers pensem em escalar seus negócios e expandir de maneiras nunca imaginadas antes.
É sobre isso que falaremos aqui, passando pelo conceito de IA e seus potenciais benefícios para os sellers. Por fim, apresentamos a MIA, um case de sucesso do uso de inteligência artificial na otimização e automatização das vendas em marketplaces. Confira!
Inteligência artificial em e-commerce: por que usar?
A inteligência artificial (IA) é uma inovação tecnológica emergente que representa a capacidade de sistemas computacionais executarem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.
O conceito é amplo e vem sendo aplicado nas mais diferentes áreas. Entretanto, de maneira geral, inclui processos como aprendizado, raciocínio, percepção e tomada de decisões.
No contexto do e-commerce, a IA está sendo utilizada principalmente para aprimorar a jornada de compra, com foco no cliente, e otimizar as operações comerciais em suas diversas etapas.
Uma das aplicações usuais é a personalização da jornada. Nesta abordagem, algoritmos de IA analisam o comportamento do usuário, seu histórico de compras e preferências de mercado para recomendar produtos relevantes, por exemplo.
Como você pode perceber, a recomendação de produtos que já é algo comum nas plataformas de venda, e faz parte do dia a dia do e-commerce, é a IA sendo colocada em prática.
Porém, o seu uso não está limitado a esse processo. É possível usar inteligência artificial em ecommerce para otimizar a logística, gerando previsões de demandas e sugestões de estratégias de gestão de estoque.
Os chatbots alimentados por IA também estão se tornando cada vez mais populares no segmento. Esta aplicação resulta em suporte 24/7, com respostas rápidas e humanizadas, auxiliando o usuário a tirar dúvidas, resolver problemas e comprar com mais assertividade.
Aplicações da IA no comércio eletrônico
Além dos usos que mencionamos antes, a inteligência artificial também vem sendo usada em outros casos, como os que listamos abaixo:
- Otimização da pesquisa e navegação
- Previsão de tendências e demanda
- Automação de processos operacionais
- Otimização de preços e promoções
- Segurança e detecção de fraudes
Benefícios gerados pela inteligência artificial em ecommerce
Não por acaso o uso da inteligência artificial está sendo ampliado no e-commerce. A tecnologia gera benefícios significativos e impacta positivamente diversos processos que refletem na rentabilidade do negócio.
Investindo em inovação, o seller amplia sua capacidade de impulsionar as vendas. Isso acontece principalmente pela melhoria da eficiência operacional e pela possibilidade de oferecer experiências excelentes aos seus clientes.
Vamos entender como isso acontece, vendo algumas das vantagens do uso de IA na operação de e-commerce.
Aumento da produtividade do e-commerce
Imagine não ter que se preocupar com a configuração de anúncios, o processamento de pedidos e a atualização de estoque. Essas são algumas das tarefas repetitivas e manuais que a IA pode otimizar.
Desta forma, o seller economiza recursos e ganha tempo para direcionar o foco a atividades mais estratégicas, como o planejamento, a execução de campanhas e a expansão do negócio.
Um bom exemplo prático desse aumento de produtividade é a automação de processos como precificação dinâmica e segmentação de clientes para campanhas de marketing personalizadas.
Utilizando algoritmos avançados, a IA pode ajustar os preços dos produtos de forma inteligente com base na demanda e na concorrência, maximizando a lucratividade.
Com inteligência artificial, ainda é possível obter insights com dados que orientam as decisões e garantem uma resposta mais rápida às mudanças no mercado. A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados em tempo real, favorecendo esta abordagem.
Qualificação da experiência do cliente
Esse é um dos pontos altos do uso da inteligência artificial em ecommerce. Com a capacidade de analisar dados de comportamento, o recurso permite trabalhar a experiência do cliente para aumentar a sua satisfação e as chances de conversão e fidelização.
Através de chatbots e assistentes virtuais cada vez mais humanizados, com a IA também é possível proporcionar interações rápidas e eficientes.
Ao oferecer uma experiência personalizada com excelência em atendimento, o seller eleva o padrão de experiência do cliente para construir uma marca forte e vender mais nos diferentes canais online.
Melhoria dos resultados
Todos os benefícios que citamos até aqui refletem na melhoria dos resultados. Porém, vale ressaltar a capacidade da IA em compilar e analisar dados em tempo real. Com isso, é possível identificar padrões e tendências para a tomada de decisões estratégicas.
Recursos que permitem, por exemplo, automatizar o ajuste de preços com foco em aumentar a lucratividade e otimizar a configuração dos anúncios impactam de forma significativa nos resultados financeiros do negócio.
Sendo assim, ao saber aproveitar o poder da inteligência artificial, o seller tem a oportunidade de melhorar a eficiência operacional e a jornada de compra, resultando no aumento do lucro das vendas.
MIA: um case de sucesso do uso de IA em e-commerce
Para ilustrar o que estivemos falando sobre o uso da IA no e-commerce, vamos conhecer um exemplo de como a inovação pode revolucionar as vendas online para ajudar a escalar negócios.
A MIA é uma inteligência artificial especializada em vendas online que está integrada ao hub de marketplaces ANYMARKET. A ferramenta foi desenvolvida com a mesma tecnologia do ChatGPT e aprimorada para atender às demandas do e-commerce.
Com o uso de dados coletados e analisados em tempo real, sua principal função no integrador é qualificar a configuração de anúncios para otimizar a operação e aumentar a eficiência das campanhas nos marketplaces.
Para isso, suas funcionalidades primordiais são o enriquecimento de título, o melhoramento das descrições e a sugestão automática de categorização do produto.
Além do ANYMARKET, a MIA também está integrada à plataforma de SAC Predize, na qual atua como fornecendo respostas rápidas e humanizadas para melhorar o desempenho e a reputação do seller nos marketplaces.
A MIA é um excelente case de sucesso do uso de inteligência artificial no e-commerce por ser uma ferramenta desenvolvida especialmente para este segmento. O aprimoramento da otimização e automatização de processos com a IA impulsiona ainda mais a operação do seller que quer crescer no e-commerce, mas ainda sofre para escalar as vendas.
Quer saber mais sobre a MIA, leia este outro artigo completo sobre o recurso, ou entre em contato com um dos consultores do ANYMARKET para entender como a tecnologia pode ajudar a alavancar o seu negócio online.
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