Seller realizando operação logística em marketplaces
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Como escalar as vendas com eficiência na logística em marketplaces

20 de novembro de 2020 | 7 comentários

É, a logística em marketplaces é uma jornada cheia de detalhes, e é determinante na satisfação do consumidor. O prazo de entrega, a confiança de que o produto chegará intacto, o preço do frete… tudo isso tem um enorme peso na decisão de compra.

Para o seller que está começando, surgem algumas dúvidas: quais formas de frete trabalhar? Como isso funciona? Quais os detalhes de fluxo?

Ou então, se você já tem uma operação robusta, suas dúvidas podem ser a respeito de ir na linha de uma logística terceirizada, ou talvez ter seu próprio negócio de logística…

Hoje, vamos desmistificar alguns pontos e trazer dicas importantes sobre o que acontece depois que o consumidor clica em comprar, e quais os caminhos interessantes para seguir.

O foco será para quem vende em marketplaces, mas mesmo que você ainda esteja só com seu e-commerce próprio, poderá extrair dicas preciosas. Vamos lá?

Como funciona a logística em marketplaces?

De maneira geral, os canais de marketplaces possuem o mesmo fluxo operacional no que tange a pedidos. Ou seja, todos respeitam os mesmos macro processos. 

  • Cotação do frete; 
  • Fechamento do pedido; 
  • Confirmação do pagamento;  
  • Picking; (separação do pedido dentro do centro de distribuição) 
  • Packing; (embalagem e emissão de nota fiscal) 
  • Envio; (entrega a transportadora, trânsito do produto, geração do código de rastreio) 
  • Entrega; (endereço do consumidor final) 

 A partir do momento que o produto é coletado pela transportadora, ele é classificado como “Em Trânsito” e o cliente recebe o código de rastreio. Esse é o caminho que um pedido percorre, desde a aquisição do cliente no marketplace até a finalização, quando o pedido é recebido no endereço do cliente.

Com isso, entramos na parte crucial de uma operação logística: a cotação de frete.

Veja também: mercado envios rastreio

O que acontece depois que o consumidor clica em cotar frete?

O processo de cotação de frete se inicia com o cliente simulando o frete do pedido no marketplace. Após inserido os dados do produto e CEP de destino, esses dados podem seguir 2 caminhos: 

  • Frete cadastrado no marketplace como frete principal  – o vendedor disponibiliza uma tabela de frete no marketplace (com todas as regiões que atende, faixas de peso e faixas de CEP)
  • API de frete do seller por ferramenta (hub, ERP ou Gateway de frete), uma inteligência de frete que retorna com as informações (prazo e valor) 

Porém, a gente sabe que no mundo online imprevistos acontecem. Então como estar preparado?

Como se prevenir contra imprevistos na logística

Em caso de falha no retorno da API de frete ou na inexistência de contingências, o cliente não conseguirá concluir o pedido no Marketplace. 

Manter uma tabela com valores padrões direto nos marketplaces garante que isso não aconteça. Se aconteceu um problema ou algo saiu do planejado, você tem a segurança de que o consumidor final vai ter a informação, uma segurança a mais de que a venda vai ser efetivada.  

O ANYMARKET possibilita que você cadastre essa tabela dentro da ferramenta que funciona para todos os marketplaces que você estiver integrado. Caso ocorra uma oscilação, um fator externo ou erro de processo de informações, o ANY garante a informação para você continuar competitivo 😉

 Agora que você sabe como se proteger de sustos na logística, vamos para dicas preciosas para usar o frete como estratégia de venda!

Frete como estratégia para alavancar vendas

Existem algumas formas de trabalhar valores de frete para vender mais em algumas regiões, ou valorizar alguns tipos de produtos que você tem uma maior margem de lucro.

Hoje em dia, um ponto interessante é alcançar todo o território nacional. Nisso, é legal frisar que algumas transportadoras não vão conseguir atingir todo o país, seja por limitações de região ou outras questões. Então você precisará mapear.

Por exemplo: Se você vende produtos de linha branca, que envolve produtos maiores e mais pesados, será difícil encontrar um parceiro logístico que atue em todo o território nacional. Então, você precisará de um grupo de transportadoras: uma que seja o seu forte na região sul, outra para o nordeste…

Claro, a prática é mais difícil do que a teoria. Muito cuidado: as transportadoras vão cobrar de acordo com sua volumetria de pedidos. Construa sua malha logística de forma a atender todo o Brasil e mantendo uma boa volumetria em cada uma delas para que haja melhores condições em preço.  

Outro ponto de atenção é sobre manter contratos com transportadoras revisados e tabelas de frete sempre atualizadas. 

Então, para atender todo o Brasil da forma mais otimizada possível: use a menor quantidade de transportadoras no dia a dia, mantenha volume de entregas por transportadora, atendendo todas as categorias. Conheça grupos de transportadoras que são fortes no tipo de produto que vende, para ser efetivo e integral. 

Estratégias em Frete

Com base nos indicadores de custo e SLA de entrega, é possível pensar em estratégias logísticas para otimizar as conversões, tais como valor de frete fixo e frete grátis.  

Fazer a malha de integrações logísticas auxilia na obtenção de dados para trabalhar estratégias através de tabelas e gateways atualizados. Algumas métricas e indicadores de saúde da integração são: Tempo de entrega por região e preço da cotação. As negociações estão no momento mais adequado? Estão gerando lucro? 

Avalie também se o tempo de entrega está atrativo. Isso influencia no fechamento da venda. 

É preciso analisar todo o cenário e fazer a simulação de cotações (opção de fazer pelo ANY) para conseguir negociar o melhor preço direto com a transportadoras e manter atrativos no mercado. 

Agora, vamos ver algumas opções na hora de pensar sobre escolher suas formas de entrega.

Terceirização de operação e outras formas de entrega

  • Terceirização Parcial 

Ações como: Cotação, valores de frete, transportadoras, Coleta, Envio e Tracking acontece dentro do marketplace, são eles quem negociam esses valores 

O lojista tem a responsabilidade de fazer o anúncio vender. Disponibiliza o anúncio para a venda, processa o pedido, emite nota fiscal, deixa pronto para a transportadora do marketplace. 

Vantagem: Inteligência logística, responsabilidade de ter contrato, bons preços, bons prazos. 

 

  • Terceirização Completa 

Armazenamento, Cotação, Picking, Packing, Envio e Tracking Terceirizado. 

É o CD (centro de distribuição) do marketplace que cuida de todo o armazenamento. Faz o picking e packing até o produto chegar ao cliente. 

 

  • Retirada em loja 

Vantagens: dar liberdade do consumidor, interação do seller com o consumidor, traz visibilidade a loja física, o cliente pode ver outros produtos, fornece mais agilidade

Dica de ouro: tenha ferramentas que apoiem sua logística

Agora que você entendeu mais a fundo como funciona a logística em marketplaces, quais estratégias você pode usar para ter o frete ao seu favor, e quais os fatores para escolher suas formas de entrega, vamos para um ponto que pode trazer dinamismo para sua estratégia logística.

Existem no mercado ferramentas excelentes de logística, como é o caso da Intelipost. Com elas, você consegue acompanhar indicadores, pedir reembolso dos Correios, fazer toda a sua gestão de despacho, entre outras tantas funções.

O que você talvez não saiba é que um hub com funcionalidades de frete e logística é indispensável para a sua operação.

Conheça as funcionalidades de frete do ANYMARKET para ter uma melhor logística em marketplaces

Integração de Múltiplos Centros de Distribuição

Se você trabalha com múltiplos Centros de Distribuição, sabe que existem vantagens na hora de escolher de qual centro o produto vai sair.

O ANYMARKET permite o cadastro de todos os seus Centros de Distribuição e os respectivos SKUs! Crie regras para seus produtos saírem do CD que vale a pena conforme sua estratégia.

Mapa de calor para Frete e Vendas

Quanto você deixa de vender por causa do frete? Em quais regiões? Como você pode melhorar isso?

Seu frete pode ser o mocinho ou o vilão de suas vendas e você é o responsável por decidir esse papel.

Identifique rapidamente onde estão os gargalos e pontos fortes de sua logística, seja mais estratégico com seu parceiros e potencialize ainda mais suas vendas nos marketplaces.

Pensando em estratégias você pode usar o próprio mapa para negociar novas condições com seus parceiros logísticos.

Flexibilidade na criação das regras de frete

O mapa de calor é só um exemplo do que você pode fazer em relação à estratégias de frete e logística.

O frete precisa ser apoio de suas vendas e não motivo de perdê-las. Pensando nisso, no ANYMARKET você consegue ter mais flexibilidade ao criar regras de frete por marketplace, flexibilizar valores e exceções por produto, categoria, faixa de CEP, transportadora ou outros.

Monitoramento da logística em marketplaces

Não espere seu prazo de entrega acabar para pensar na sua reputação e no SAC!

Queremos que você e seu negócio estejam sempre à frente dos problemas e evite que eles ocorram. Por esse motivo com o ANYMARKET você pode acompanhar o status de todos os pedidos, verificar entregas a vencer ou vencidas e se antecipar.

Tempo de resposta das consultas de CEP

Sabia que seus anúncios e sua reputação podem ser prejudicadas quando numa simulação de frete o resposta não ocorre em milissegundos?

O ANYMARKET é a plataforma mais rápida do mercado e você não perde vendas por consulta de frete.

Curtiu as funcionalidades? Converse com nossos especialistas e tenha todas elas disponíveis para suas vendas em marketplaces!

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