O Fulfillment Magalu é o serviço de logística completa do Magazine Luiza, uma das principais marcas do comércio eletrônico brasileiro.
A empresa é referência em omnichannel e vem desenvolvendo diversas estratégias para melhorar ainda mais a experiência do cliente. Além de aumentar o número de sellers Magalu, um dos seus principais motores de crescimento.
Sabia que a logística fulfillment pode ser uma excelente forma de melhorar a sua operação de entrega e, inclusive, reduzir custos?
Entenda como funciona o serviço de logística do Magalu Marketplace e veja como usar esse modelo pode melhorar seus resultados nas vendas.
O Fulfillment Magalu é um serviço de logística completa, lançado no segundo semestre de 2022, que o marketplace coloca à disposição dos seus sellers.
A marca já é referência em comércio eletrônico e operação omnichannel no Brasil e está buscando expandir ainda mais o seu leque de serviços. Um dos caminhos escolhido nessa estratégia foi investir em entregas mais eficientes para vendedores e compradores do marketplace.
Em 2023, o canal de vendas já contava com quase 281 mil sellers Magalu, com mais de 100 milhões de produtos à venda, e está entre os dez maiores marketplaces do país.
Em entrevista ao portal Neofeed, o vice-presidente do Magalu Marketplace, Eduardo Galanternick, afirmou que o grupo vem buscando diversificar a oferta de produtos do marketplace e aumentar a sua cobertura geográfica. Como parte desse plano, o fulfillment entrou em projeto-piloto no mês de maio de 2022 e se consolidou nos últimos anos.
O serviço de logística completa do Magalu segue o padrão do modelo de negócio que vem sendo aplicado no Brasil. Ou seja, o marketplace coleta os seus produtos para ser encaminhado para um dos seus centros de distribuição e o Magazine Luiza, fica responsável pelo armazenamento e entrega dos itens vendidos através do marketplace na modalidade full.
Veja como é o desenho de um fluxo de uma operação fulfillment:
Fluxo de operação fulfillment Magalu.
A empresa também possui um serviço chamado Magalu Entregas que está disponível para parceiros do marketplaces.
O Fulfillment Magalu é mais uma opção logística oferecida através deste serviço. Além do suporte de uma equipe qualificada, que auxilia na definição de aspectos como o prazo e o custo do envio, além de preparar a etiqueta.
Sellers que anunciam no canal de vendas, pelo site como pelo app, podem usar suporte. Assim, eles podem oferecer frete grátis aos seus clientes, melhorar a logística e aumentar as vendas.
Como parte do Magalu Entregas, o fulfillment contempla desde o armazenamento até a expedição. O modelo foi desenvolvido, especialmente, para vendedores que têm uma operação de vendas sólida e necessitam descobrir uma solução eficiente para sua logística.
A expansão do comércio eletrônico do Brasil nos últimos anos gerou, naturalmente, uma demanda por melhorias no ecossistema do segmento.
Como o processo de entrega é sempre um dos pontos mais desafiadores da operação de vendas online, muitas marcas começaram a adotar o modelo de logística completa chamado fulfillment.
A aderência ao modelo está sendo impulsionada pelo aumento da oferta desse serviço pelos marketplaces.
Ao escolher contratar o serviço do Magazine Luiza, o vendedor poderá aumentar a sua competitividade e atrair ainda mais clientes através do canal.
Abaixo listamos algumas vantagens de trabalhar com esse modelo no Magalu Marketplace:
Além do fulfillment Magalu, em busca de proporcionar uma excelência aos sellers, a empresa conta com uma infraestrutura robusta e recursos desenvolvidos com foco total em seus parceiros.
São 270 Centros de Distribuição e Cross-dockings em todo o país e um dos grandes diferenciais da marca é a operação de entrega rápida tanto para produtos leves como pesados.
O marketplace também permite trabalhar com estoque híbrido. Ou seja, você pode ter simultaneamente um produto armazenado no full e no seu depósito. A atualização de status é feita automaticamente pela plataforma, garantindo um maior controle para evitar falhas.
Quando você mantém um produto armazenado no full e no seu estoque próprio, o pedido é feito automaticamente para o local que gera a melhor cotação de frete para o cliente. Isso garante um preço mais competitivo e maior agilidade na entrega.
Utilizar o serviço de fulfillment Magalu pode ser uma excelente estratégia para melhorar a eficiência e aumentar suas vendas. Afinal, o marketplace possui uma infraestrutura robusta e bem estabelecida, o que significa que seus produtos estarão em boas mãos, com garantia de entregas rápidas e confiáveis.
Um dos principais benefícios da modalidade é a redução de custos operacionais. Ao utilizar o serviço, você não precisa investir em armazéns, pessoal de logística ou sistemas de gerenciamento de estoque, o que pode representar uma economia significativa.
Outro ponto positivo é a melhoria na experiência do cliente. Com prazos de entrega mais rápidos e um serviço de logística eficiente, seus clientes ficarão mais satisfeitos, o que pode resultar em avaliações positivas e maior fidelidade.
Porém, também é importante considerar os custos associados, como taxas de armazenamento e manuseio. Esses valores precisam ser avaliados conforme o seu contexto para garantir que o serviço seja financeiramente viável para o seu negócio.
Veja o vídeo que o ANY preparou para falar mais ainda sobre esse recurso logístico:
Se você vende no markeplace, é simples aderir ao fulfillment do Magazine Luiza e não é necessário criar novos anúncios. A plataforma permite selecionar cadastros prontos para incluir no serviço.
Para começar, você deve preencher um formulário com as informações da sua loja Magalu. Em seguida, é enviado um e-mail para o endereço cadastrado no formulário, com a confirmação do serviço e o passo a passo para ativar o modelo logístico na sua loja.
Também será necessário escolher se você deseja que a empresa faça a coleta dos produtos ou se eles serão entregues por você em um dos Centros de Distribuição.
Depois, basta definir os detalhes finais e deixar que o Magalu faça todo o trabalho operacional. A empresa fica responsável pela estocagem, separação, embalagem, faturamento, expedição e o pós-venda da entrega.
Quando um vendedor utiliza o fulfillment Magalu, é preciso importar a nota fiscal da venda para garantir a conformidade fiscal e o bom funcionamento das operações logísticas.
O primeiro passo para a importação é emitir a NF-e em seu sistema de gestão e logo fazer o upload para o sistema do Magazine Luiza. O ideal é que essa etapa seja feita de maneira automática entre o seu ERP ou hub de integração, facilitando a transferência de dados e minimizando erros manuais.
Uma vez que a nota fiscal é importada para o sistema do canal, ela será validada e associada ao pedido correspondente. Isso garante que todos os itens movimentados para o centro de distribuição estejam devidamente documentados e possam ser rastreados com precisão.
A importação de notas fiscais é um componente importante do serviço logístico, garantindo que todas as transações sejam transparentes, precisas e em conformidade com a legislação vigente.
Sellers Magalu com grandes volumes de vendas precisam usar ferramentas de apoio que automatizam a operação com o máximo de segurança. E o hub de integração de vendas em marketplaces é um desses softwares que garante o funcionamento de todos os processos com agilidade.
Esse é o caso do serviço que já está integrado à plataforma ANYMARKET, o hub integrador mais completo do país e líder na América Latina que permite fazer a gestão inteligente de fulfillment Magalu.
Quando o marketplace iniciou o piloto do serviço de logística, o hub também começou a testar a integração em beta com sellers que utilizam a plataforma para anunciar no canal de venda.
O ANY é um parceiro selo Diamante do Magalu e foi o primeiro hub a oferecer aos seus sellers a integração com o serviço de fulfillment da marca. Além disso, o hub possui um sistema próprio e exclusivo para a gestão deste modelo logístico.
Desta forma, vendedores que anunciam no marketplace através do integrador e escolhem utilizar o fulfillment podem ter uma operação muito mais estável e eficiente.
A integração do Magalu Fulfillment com o ANYMARKET oferece um maior controle sobre o processo de faturamento de pedidos.
Esse controle acontece com a utilização de um campo exclusivo no hub (via tela ou via API). A informação identifica o modelo de pedido full através da integração com as suas ferramentas de gestão, como o ERP ou a plataforma de e-commerce.
Assim, essa configuração permite que o hub diferencie os pedidos e prossiga com o faturamento somente nos casos em que a compra está fora do modelo fulfillment.
Além disso, é possível buscar e recuperar os documentos fiscais que acobertam a operação Fulfillment Magalu por meio da API – as notas de venda e retorno simbólico já estão disponíveis pelo ANYMARKET.
Outro benefício da integração com o hub é o acompanhamento eficiente das vendas. O status do pedido enviado ou concluído no marketplace é refletido automaticamente no painel do hub, facilitando toda a gestão da entrega.
Quer saber mais sobre o hub que integra com o fulfillment Magalu? Fale com um dos consultores do ANYMARKET, vamos encontrar juntos a solução ideal para o seu negócio online ser ainda maior.
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