ArtigosGuia do marketplaceCases e mídiaMateriais ricosVídeos
Vendas
Logística
Anúncio e Ads
Marketing
em foco
Black Friday
ArtigosGuia do marketplaceCases e mídiaMateriais ricosVideos
Artigo

Machine Learning no E-commerce | Um caminho sem volta

11 de julho de 2019
4 minutos de leitura
Machine learning no e-commerce

Mais que uma expressão interessante, Machine Learning pode ser considerado o grande diferencial para seus anúncios no e-commerce. É provável que ela passe a ser aplicada nos canais de marketplace, seja nas plataformas próprias ou até mesmo nos hubs de integração do mercado.

Machine Learning é uma área da ciência da computação que significa ¨aprendizado da máquina¨.

Faz parte do conceito de inteligência artificial, que estuda meios para que máquinas possam fazer tarefas que seriam executadas por pessoas.

Para ilustrar o que seria o Machine Learning no e-commerce pense em 1 milhão de estagiários esperando o treinamento para começar a aplicar tarefas onde o objetivo é criar anúncios, testar a relevância desses anúncios, aplicar correções e aumentar o ranqueamento desses anúncios. De uma forma contínua e recorrente, trabalhando literalmente 24/7 (horas/semana).

Estamos falando de futuro, mas um futuro bem próximo.

Atualmente, plataformas de investimentos em mídias online já estão aplicando soluções de Machine Learning para anúncios pagos, como por exemplo: Google Adwords.

Machine Learning nas plataformas de e-commerce

As plataformas de e-commerce podem trabalhar com soluções semelhantes oferecendo inteligência, criatividade e tecnologia para lojistas conectarem seus produtos a aplicações de SEO, fazendo com que os "estagiários" que trabalham 24/7 sejam treinados para identificar as melhores informações com o objetivo de posicionar cada vez mais e melhor os anúncios da plataforma nos motores de buscas da internet.

Já os canais de marketplace tem uma plataforma muito rica em informações, além de trabalharem inteligência e aplicações em SEO, podem fazer muito mais do que isso, desde aplicar tecnologia e criatividade nas vitrines dos Sellers que vendem em seus canais até de Buybox, podendo oferecer uma catalogação otimizada, onde o lojista informa poucos campos no marketplace, e o mesmo pode preencher os demais campos e adaptá-los ao seu modelo de catálogo.

A Amazon oferece um modelo muito simples de catalogação onde o lojista informa apenas o código EAN (código de barras) do seu produto e o marketplace já oferece um anuncio completo com descrição, características e sugestão de preços.

Além de completar cadastros, é trabalhar de forma inteligente com esses dados. Ou seja, completar o anúncio com informações que realmente importam para o cliente e também para os motores de busca.

Passaremos a por energia na criatividade dos anúncios e deixar com que aplicações inteligentes de Machine Learning trabalhem o ranqueamento e posicionamento da vitrine.

Onde entram então, os Hubs de integração?

Atualmente um desafio muito grande dos Hubs é o mapeamento das categorias dos marketplaces. Sabemos que cada canal de vendas tem sua árvore de categorias, atributos e características obrigatórias.

Não existe um padrão para isso. Obviamente, já que cada canal encontrou sua melhor forma de catalogar os produtos em seu site. Então, imagine um Hub de integração que conecta sua loja em mais de 30 canais de vendas mas que possa cruzar informações e oferecer uma aplicação não só inteligente e eficiente, mas que atenda todos os canais sem precisar se 'adaptar' para cada um deles de forma individual, mas já oferecendo essa 'adaptação' internamente.

Parece algo surreal, mas é o caminho a ser trilhado daqui pra frente com o crescimento desse mercado e necessidade de estruturação dos negócios.

Cruzar informações, absorver as estruturas de catálogo dos marketplaces e integrar esses dados de forma simples e prática.

Lembra dos "estagiários"? Pois é, eles serão os responsáveis por absorver essas inteligências que nós, "lideres" vamos ensina-los a trabalhar, e a aplicação dessas inteligências será recorrente, podendo ser melhorada infinitamente.

Conclusão

Conforme o machine learning continue se desenvolvendo, a tendência é que cada vez mais trabalharemos com menos trabalho braçal, menos terceirização de operações com agências e ganharemos autonomia e performance de vendas, tendo alguns milhões de "estagiários" trabalhando incessantemente pelo nosso negócio.


Sobre o autor

Leandro Ratz é responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET.

Leandro tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas.

Atualmente está no ANYMARKET, responsável pelas contas estratégicas na plataforma.

Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.

Compartilhe esse artigo:

Veja também:

Logística Vendas

O que é fulfillment e como funciona para vender em marketplaces?

Você sabe o que é fulfullment e como ele pode impactar a logística do marketplace? Confira neste artigo nossa explicação completa!
Black Friday Vendas

Como a Black Friday pode ajudar o seu e-commerce?

Saiba que metas ou objetivos a Black Friday pode ajudar o seu e-commerce a conquistar e planeje a sua participação no evento de promoções.
Guia do Marketplace Vendas

Glossário prático sobre integração com marketplaces

Entenda quais os termos usados quando o assunto é integração com marketplaces.

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Dicas exclusivas, atualizações e estratégias para sellers em marketplaces.
Campo de cadastro:
Mailist
ANYMARKET BrasilANYMARKET LATAMANYMARKET MéxicoANYTOOLS
linkedin-squareyoutube-playinstagram

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em .

Powered by  GDPR Cookie Compliance
Política de Cookies

Política de Cookies ANYMARKET

O que são Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados para o seu computador, para melhorar a sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode evitar que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode diminuir ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos Cookies

Usamos cookies por vários motivos detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não há opções padrão da indústria para desabilitar cookies sem desabilitar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa deles ou não, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.

Cookies necessários

São cookies que por padrão estão habilitados para garantir funcionalidades técnicas essenciais do site.

Cookies relacionados ao login

Usamos cookies quando você está logado para que possamos nos lembrar desse fato. Isso evita que você tenha que fazer login toda vez que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos quando você sai para garantir que você só possa acessar recursos e áreas restritas quando estiver conectado.

Cookies relacionados a boletins informativos por e-mail

Este site oferece boletins informativos ou serviços de assinatura de e-mail e cookies podem ser usados para lembrar se você já está registrado e se deseja mostrar certas notificações que podem ser válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos.

Cookies relacionados a pesquisas

De vez em quando, oferecemos pesquisas de usuários e questionários para fornecer a você percepções interessantes, ferramentas úteis ou para compreender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies para lembrar quem já participou de uma pesquisa ou para fornecer resultados precisos depois que você muda de página.

Cookies relacionados a formulários

Quando você envia dados por meio de um formulário, como os encontrados nas páginas de contato ou formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar seus detalhes de usuário para correspondência futura.

Este cookies não poderão ser desativados.

Cookies de terceiros

Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar neste site.

  • Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções analíticas mais difundidas e confiáveis na web para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear coisas como quanto tempo você passa no site e as páginas que você visita para que possamos continuar a produzir conteúdo envolvente.

Para obter mais informações sobre os cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

  • Como vendemos produtos, é importante compreendermos as estatísticas sobre quantos visitantes do nosso site realmente fazem uma compra e, como tal, este é o tipo de dados que esses cookies rastrearão. Isso é importante para você, pois significa que podemos fazer previsões de negócios com precisão que nos permitem monitorar nossos custos de publicidade e produtos para garantir o melhor preço possível.
  • O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie da DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes na web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é mostrado a você.

Para obter mais informações sobre o Google AdSense, consulte as perguntas frequentes oficiais sobre privacidade do Google AdSense.

  • Usamos cookies de publicidade comportamental neste site, como o Facebook Pixel, que são projetados para garantir que fornecemos a você os anúncios mais relevantes, sempre que possível, rastreando anonimamente seus interesses e apresentando coisas semelhantes que podem ser de seu interesse.

Para obter mais informações sobre o Facebook Pixel, visite a página Sobre o Pixel do Facebook

  • Também usamos botões e / ou plug-ins de mídia social neste site que permitem que você se conecte à sua rede social de várias maneiras. Para que estes funcionem, os seguintes sites de mídia social incluem; Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn, irá definir cookies através do nosso site que podem ser usados para aprimorar o seu perfil no site ou contribuir com os dados que eles possuem para vários fins descritos em sua respectiva privacidade políticas.

Este cookies não poderão ser desativados.

Mais Informações

Esperamos que isso tenha esclarecido as coisas para você e, como foi mencionado anteriormente, se há algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados no caso de interagir com um dos recursos que você usa em nosso site.

No entanto, se ainda estiver procurando por mais informações, você pode verificar a nossa política de privacidade https://anymarket.com.br/politica-de-privacidade/ e/ou nos contatar através do e-mail: privacy@db1group.com