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Como anunciar no Mercado Shops e potencializar as suas vendas online

6 de janeiro de 2022 | Nenhum comentário

O Mercado Shops é um ambiente de loja virtual do Mercado Livre. A ferramenta foi desenvolvida para potencializar ainda mais a operação dos vendedores que anunciam no marketplace.

A plataforma não é exatamente uma novidade para quem atua no e-commerce. Entretanto, nos últimos anos ela passou por melhorias que ampliaram o leque de recursos e aumentaram as suas funcionalidades.

Neste artigo vamos explicar como funciona o Mercado Shops e como montar uma loja virtual para potencializar as vendas online.

Quer saber se a plataforma é ideal para o seu negócio? Te ajudarmos a entender essa e outras questões relacionadas ao tema. Vem com a gente 😊

vender mais nos marketplaces

O que é e como funciona o Mercado Shops

Para saber como vender no Mercado Shops, é importante entender primeiro o que é e como funciona a plataforma. Vamos explicar brevemente e você encontra todos os detalhes no site oficial da marca.

A ferramenta foi criada pelo Mercado Livre para que os vendedores tenham a sua própria loja virtual e potencializem as vendas com um canal extra.

A ativação é gratuita e não há mensalidade para manutenção da loja nem limite de publicações e vendas. A empresa aplica taxas em algumas modalidades de operação como em anúncios Premium e serviços extras.

Ao abrir a loja no Mercado Shops você pode integrar a página com os seus anúncios que já estão publicados no marketplace. Essa função é excelente para otimizar as vendas nos dois canais.

O serviço também é integrado com o restante do ecossistema Mercado Livre. Ao ativar o Mercado Shop você terá Mercado Envios e Mercado Pago incluídos. Os serviços Mercado Ads e Mercado Crédito estão disponíveis com custos adicionais.

No vídeo abaixo você também encontra mais informações sobre o serviço:

 

Qual é a diferença entre Mercado Livre e Mercado Shops?

Embora o Mercado Shops faça parte da lista de ferramentas do Mercado Livre e funcione de forma integrada, as duas plataformas são diferentes.

O Mercado Livre é um marketplace em que diversos lojistas anunciam seus produtos utilizando a estrutura padrão da marca.

Por outro lado, no Mercado Shops você cria o seu espaço de vendas com domínio próprio. Além disso, o design do site é personalizável para deixar a loja virtual com identidade do seu negócio.

Plataformas de venda diferentes, gestão única

Apesar de serem plataformas diferentes, com particularidades e funções separadas, a gestão dos anúncios é integrada.

Desta maneira, os produtos que você publica na sua conta do Mercado Livre também ficam disponíveis no seu Shop Virtual.

Embora o controle seja unificado, a ferramenta permite criar preços e promoções diferenciados. Assim, você pode diversificar a estratégia para cada canal conforme o resultado esperado.

Como anunciar na plataforma de loja virtual do Meli

Se você já vende no Mercado Livre, a ativação do Mercado Shops é simples. Basta entrar na sua conta do markeplace e clicar na aba do serviço dentro do menu principal.

A ativação é feita imediatamente. Depois, você deve configurar a loja para deixar com a cara da sua marca e adequada às necessidades do dia a dia.

A vinculação com os anúncios publicados no Mercado Livre acontece automaticamente e você poderá editá-los quando quiser.

Vale a pena vender no Mercado Shops?

Ao ativar o seu Shop Virtual você tem uma loja própria gratuita com todos os benefícios do ecossistema Mercado Livre.

O serviço é ideal para vendedores que não possuem um e-commerce próprio e querem potencializar as vendas com menor esforço.

Os pedidos feitos pelo Shops também impactam na sua reputação no markeplace e ajudam a obter mais rápido as medalhas Mercado Líder.

Para quem já vende no Meli, ativar a conta do Mercado Shops pode ser uma forma de atingir um maior número de consumidores. O fato de você poder usar uma identidade e um domínio próprios, também ajuda no fortalecimento da marca.

Ainda assim, a decisão de ativar a ferramenta deve ser feita com uma análise de contexto individual. Somente você poderá responder efetivamente se vale a pena para o seu negócio.

É preciso considerar todas as vantagens e avaliar se a abertura de um novo canal de vendas está alinhada com a sua estratégia. Ainda que o objetivo do Shops seja otimizar esforços, não existe uma fórmula pronta de sucesso.

Leia também: Boas práticas para anunciar no Mercado Livre e alcançar as primeiras posições

Qual é a melhor maneira de operar a plataforma para potencializar as vendas?

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A venda em markeplaces se popularizou com o crescimento do e-commerce por suas inúmeras vantagens.

Ao anunciar nessas plataformas você ganha mais visibilidade e potencializa o negócio online independente de ter uma loja virtual própria.

Diversificar os canais de vendas é um dos princípios para ter sucesso com essa estratégia. Afinal, quanto mais marketplaces você usar, maior será o alcance dos seus anúncios e a variedade de clientes impactados por eles.

No entanto, vender em diversos marketplaces implica em desafios operacionais. Você precisará encontrar uma maneira automatizar e otimizar a operação.

Não tem como crescer o negócio administrando todo o processo de forma manual.

Por que estamos falando sobre isso? Porque a criação da sua loja no Mercado Shops implica na gestão de mais um canal de vendas.

A plataforma está integrada com o Mercado Livre, é verdade. Porém, você só conseguirá aproveitar todo o potencial da loja virtual se criar uma estratégia de preços e promoções específicas para o seu Shops.

Sem essa estratégia, a ferramenta se transforma em uma reprodução dos anúncios do Meli e você desperdiça visibilidade e impacto.

Operação centralizada para vender com mais eficiência

Se você quer escalonar as suas vendas operando em diversos marketplaces, o caminho da centralização é inevitável. Ter um hub de integração irá automatizar os processos e otimizar o dia a dia do seu negócio.

Um dos hubs mais completos do mercado, o ANYMARKET possui selo Platinum de recomendação pelo Mercado Livre. A ferramenta serve como exemplo de como um hub melhora a operação tanto no canal principal como no Mercado Shops.

Os sellers que operam através do ANYMARKET contam com funcionalidades exclusivas para vender no Meli. Clique aqui e conheça os recursos que vão impulsionar as suas vendas.

Para quem ativa o Mercado Shops, a operação também é mais simples quando feita pelo hub que facilita diferenciação de preços e frete grátis nos anúncios para alavancar a estratégia da loja virtual.

Através do painel integrado, você consegue gerenciar as publicações e o sistema entende em qual canal você deseja publicar o item. É possível publicar apenas no Mercado Livre, apenas no Mercado Shops ou em ambos canais.

Quer saber mais sobre como um hub de integração pode ajudar a alavancar as vendas no Meli e em outros marketplaces? Converse com um dos especialistas do ANYMARKET!

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