Carrinho de compras em cima de um notebook representando um marketplace b2b
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O que é marketplace B2B e quais são as suas vantagens?

26 de agosto de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Carrinho de compras em cima de um notebook representando um marketplace b2b

E-commerces e canais de vendas focados em pessoas físicas já estão entre os sites mais acessados no momento de realizar uma compra virtual. No que tange aos órgãos jurídicos, novas ferramentas de aquisição de clientes também se tornam uma opção: é o caso, por exemplo, do marketplace B2B.

No mundo dos negócios, B2B significa “business to business”, em tradução livre, “de empresa para empresa”. Trata-se de um segmento no qual marcas oferecem serviços e produtos diretamente para outros negócios, e não para pessoas físicas.

Segundo pesquisas, e-commerces focados em B2B tendem a crescer 22,8% até 2030, e as vendas virtuais podem se tornar grandes aliadas para quem comercializa diretamente para outras empresas.

Nesse sentido, os marketplaces B2B ganham força como possíveis canais de vendas dentro da sua operação. Para entender mais sobre o que são essas plataformas, assim como suas vantagens e exemplos, continue a leitura!

O que é marketplace B2B?

Um marketplace B2B é um site que disponibiliza seu espaço para que empresas que atendem outras empresas vendam seus produtos ou serviços. Dessa forma, segmenta o público de forma mais assertiva, atraindo perfis que estão mais aptos a realizar negócios com sua companhia.

Imagem de um homem sentado falando ao telefone sobre o que é marketplace B2B

Os marketplaces B2B podem ajudar na composição de estoque, além de possibilitar a contratação de serviços.

Em outras palavras, permite que as empresas X, Y e Z ofereçam suas soluções no mesmo site. Ao acessar um marketplace B2B, você consegue contratar serviços de marketing, desenvolvimento, manutenção, assim como produtos de limpeza, peças e outros itens comercializados especificamente de companhia para companhia.

Ao contrário de uma loja virtual, que tende a oferecer apenas seu próprio produto ou serviço, o marketplace irá reunir, no mesmo lugar, diferentes fornecedores. Logo, o catálogo de opções fica mais vasto. Isso permite, inclusive, comparar opções e escolher aquela mais vantajosa para a realidade da sua empresa.

É importante mencionar que, geralmente, o marketplace possui uma taxa para que você ofereça seus produtos ou serviços. Dessa forma, ele geralmente recebe o valor pago, desconta as comissões e, enfim, encaminha o pagamento para seu negócio.

Agora que você já sabe o que é marketplace B2B, é interessante conhecer o funcionamento dessas plataformas, suas vantagens e quais marcas são boas opções para inserir sua operação.

Como funciona um marketplace B2B?

Como mencionamos, o marketplace B2B disponibiliza seu espaço na internet para que empresas vendam produtos e serviços para outras empresas. Para que isso aconteça, é necessário pagar uma taxa ao canal de vendas em cima das conversões.

A taxa é paga durante o processo de repasse do marketplace. Em outras palavras, ele recebe o valor da compra, retira as comissões e encaminha o restante para sua própria companhia.

Imagem de uma mulher segurando um cartão de crédito e mexendo em um notebook ilustrando como funciona o marketplace B2B

Os marketplaces B2B possuem taxas que podem variar conforme a categoria do produto ou serviço comercializado.

Além disso, o marketplace B2B possui regras para que os produtos e serviços sejam oferecidos aos usuários. Essas diretrizes variam conforme o canal de vendas, de forma que é importante conhecê-las antes de iniciar sua operação.

Ao acessar um marketplace focado em empresas, a pessoa que busca o serviço ou produto confere um catálogo com vários fornecedores. Essa lista fica reunida no próprio canal de vendas.

Quando uma opção é escolhida, a compra se inicia. Como geralmente compras B2B são maiores, é comum que o fechamento da aquisição seja realizado em outras plataformas. Assim, o canal de vendas garante mais segurança em cima das conversões.

O envio dos produtos costuma ser de responsabilidade de quem está vendendo no marketplace B2B. No entanto, dependendo do canal de vendas, opções de frete podem ser oferecidas.

Portanto, é fundamental analisar as opções de marketplace B2B disponíveis no mercado. A partir disso, estude as regras e diretrizes de cada canal de vendas para conseguir operar nas plataformas com estratégia e lucratividade.

Principais vantagens do marketplace B2B

Um marketplace para empresas apresenta benefícios para quem vende produtos e serviços e para quem compra. Entenda mais:

Para quem comercializa

Se você vende produtos ou serviços para outros negócios, saiba que o marketplace B2B pode trazer resultados relevantes para sua operação! O primeiro grande benefício é a visibilidade, afinal, sua empresa estará em uma página já conhecida pelas pessoas na internet.

O segundo benefício está relacionado com processos de venda, isso porque o marketplace costuma fornecer soluções para pagamento. Logo, além de se posicionar em um site com destaque, certas burocracias por trás da operação são de responsabilidade do canal de vendas.

Imagem de uma mulher organizando caixas e analisando processos

É fundamental analisar seus processos antes de começar a vender em um marketplace B2B.

Certos marketplaces B2B podem, ainda, oferecer soluções de frete, facilitando o envio dos produtos comprados pelas empresas.

A construção e a manutenção de um site também é responsabilidade do marketplace. Esse é um grande benefício, tendo em mente que esses processos tendem a gerar custos para sua operação.

Para empresas que compram

Para negócios que estão procurando soluções nos marketplaces B2B, as vantagens também são variadas. A primeira delas é, certamente, o vasto catálogo de produtos e serviços. Com diversas opções reunidas em apenas um lugar, é possível visualizar vários concorrentes e escolher o que faz mais sentido para cada negócio.

Outro benefício é a otimização de tempo, uma vez que as pesquisas por soluções disponíveis no mercado diminuem ao serem centralizadas em apenas uma tela. Além disso, as companhias podem expandir sua lista de fornecedores, conhecendo outras opções.

Desafios do marketplace B2B

Ao mesmo tempo que possui diversas vantagens, o marketplace B2B também traz novos desafios para a operação, pois consiste em um novo canal de vendas. Por isso, é importante estudar as regras da plataforma escolhida, para evitar problemas de alinhamento e garantir excelentes resultados.

Também é importante treinar a equipe de atendimento, para que saiba lidar com os compradores do marketplace da melhor forma. Novos chamados e propostas comerciais precisarão ser feitos, ou seja, é preciso preparo.

Outro desafio para ser analisado é a precificação. É fundamental que você tenha lucratividade, mas que tenha potencial competitivo. Com mais concorrentes disponíveis, as empresas pesquisam mais profundamente as opções antes de contratá-las (e o preço tem papel relevante nesta decisão!).

Imagem de pessoas participando de um evento sobre marketplace

Por mais que tenham desafios, os marketplaces B2B são excelentes opções para alavancar resultados.

Lembre-se, ainda, que haverá taxas sendo cobradas de acordo com as conversões. Elas precisam ser levadas em consideração no momento de precificar, para evitar problemas financeiros.

Por fim, é relevante analisar os processos de logística da sua empresa. Alguns deles podem precisar ser adaptados para vender no marketplace B2B, para seguir regras específicas do canal de vendas.

Exemplos de marketplace B2B

Atualmente, existem diversos marketplaces focados em empresas. Além disso, alguns canais de vendas que oferecem produtos para pessoas físicas também permitem que negócios comercializem suas soluções.

Como exemplo, podemos citar o Mercado Livre, que possibilita que negócios vendam produtos e serviços para outras empresas em seu site. As categorias Agro, Imóveis e Serviços são boas amostras de seções dentro do Meli focadas em B2B.

Outras marcas famosas, como Amazon e Ebay, possuem opções específicas para quem vende para empresas. É o caso do Amazon Business e do Ebay B2B, plataformas exclusivas para que negócios façam transações entre si.

Por fim, existem marketplaces B2B criados por marcas para conectá-las com seus fornecedores. Por exemplo, plataformas desenvolvidas pela Ambev e pela Unilever, que conectam varejistas com os locais mais próximos de operação, facilitando as parcerias.

Conforme o segmento de marketplace B2B ganha força e espaço, novas soluções começam a aparecer no mercado, com o objetivo de expandir ainda mais sua operação. É o caso dos hubs que fornecem integração com marketplaces, como o ANYMARKET. 

Além de facilitar a operação, o ANYMARKET te ajuda a conquistar ainda mais resultados ao otimizar a gestão em canais de vendas. Navegue em nosso site e saiba mais!

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