Atletas correndo com roupas compradas graças ao marketing esportivo
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Estratégias para impulsionar o marketing esportivo durante os jogos olímpicos

2 de abril de 2024 | Nenhum comentário

Atletas correndo com roupas compradas graças ao marketing esportivo

Nos últimos anos, com a expansão do e-commerce, as vendas por nicho também ganharam força. Um dos segmentos aquecidos pelo universo digital foi o esporte e, com isso, aumentou a demanda pelo marketing esportivo. 

Fazer um bom trabalho de comunicação, promoção e publicidade, tanto no e-commerce próprio como nos marketplaces, é indispensável para impulsionar o negócio. 

Neste sentido, a estratégia de marketing tem um papel decisivo e neste artigo queremos que você entenda como aproveitar as melhores oportunidades para crescer vendendo no nicho desportivo.

Para isso, exploramos caminhos para aprimorar a sua estratégia de marketing, especialmente durante eventos como os Jogos Olímpicos. Siga a leitura e descubra como você pode capitalizar momentos promissores para aumentar a visibilidade, o engajamento e, por consequência, as suas vendas online. 

O que é marketing esportivo

O marketing esportivo é uma estratégia que se concentra na promoção e comercialização de produtos ou serviços deste nicho. 

Envolve a utilização do esporte como plataforma para promover marcas, aproveitando a paixão, o engajamento e a identificação dos consumidores com o segmento.

O objetivo final do marketing esportivo é aumentar o reconhecimento da marca, gerar engajamento com os consumidores e impulsionar as vendas ou alcançar outros objetivos comerciais estabelecidos pelo seller.

O nicho no e-commerce

No e-commerce, o marketing esportivo é uma estratégia que busca promover e vender produtos ou serviços relacionados ao nicho do esporte em geral. O investimento em comunicação direcionada costuma fazer a diferença no varejo.  

No mundo digital, é mantida a premissa da estratégia de aproveitar a paixão e o envolvimento dos consumidores para gerar conexão e atender suas demandas por produtos deste segmento. 

Uma abordagem comum deste tipo de marketing é o patrocínio de eventos esportivos online, como transmissões ao vivo de competições. No entanto, este formato costuma representar um investimento alto. 

A criação de conteúdo esportivo relevante para o público-alvo é uma das melhores formas de atrair o público interessado. Estas ações são especialmente potentes quando vinculadas a grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Campanhas planejadas para navegar nos movimentos sazonais gerados por esses eventos são excelentes oportunidades de aproveitar o trend e impulsionar as vendas no e-commerce. 

Conheça neste outro conteúdo aqui algumas datas comerciais que movimentam as vendas no e-commerce para planejar as suas campanhas e aumentar o faturamento. 

A importância do marketing esportivo

Investir em marketing esportivo é básico para impulsionar as vendas do nicho no e-commerce por diversas razões. 

Primeiramente, o esporte mobiliza e engaja com intensidade, oferecendo ao seller uma audiência receptiva às campanhas. Isso permite criar uma conexão forte e genuína com os consumidores

Além disso, o nicho possui oportunidades únicas de capitalizar inúmeros eventos, tanto de esportes específicos como acontecimentos de grande impacto, como os Jogos Olímpicos. 

Fazer um bom planejamento de marketing para aproveitar essas ocasiões permite que o seller confira maior destaque aos seus produtos. Este enfoque ainda aumenta a visibilidade da marca e sua reputação nos marketplaces para gerar picos de venda. 

Ao concentrar os esforços de marketing no nicho esportivo e tirar o máximo de proveito dos principais eventos, é possível alcançar um público altamente segmentado e aumentar de maneira significativa o faturamento online.

Como aproveitar as olimpíadas no seu marketing

Neste ano de 2024, acontece mais uma edição dos Jogos Olímpicos. O evento acontecerá em Paris, na França, e assim como em anos anteriores deve movimentar o varejo com oportunidades de promoções e campanhas segmentadas. 

Para você entender do que estamos falando, a última edição, em 2020, marcou a estreia de duas modalidades oficiais no evento, o Surfe e o Skate. Na época, o Google realizou uma pesquisa que mostrou o impacto do evento no imaginário do consumidor.

Segundo o estudo, o interesse dos usuários pelas modalidades aumentou consideravelmente, confira os números: surfe, crescimento de 676% nas buscas, skate aumento de 550% de interesse.

Dados como este, mostram que este é um momento ideal para investir em marketing esportivo no e-commerce. No entanto, é importante entender que para ter resultados é indispensável ter uma estratégia bem planejada e executada

Antes de mais nada, entenda que a mensagem é muito importante. Alinhe as campanhas com o espírito e os valores dos Jogos Olímpicos. Pode ser interessante destacar temas como excelência, determinação e superação. 

Para dar ainda mais força a suas campanhas de marketing, prepare promoções especiais, aproveite a ocasião para fazer o lançamento de coleções temáticas e realizar parcerias estratégicas

Infraestrutura operacional

Outro ponto crucial para ter sucesso com a estratégia é garantir que a sua operação de vendas funcione sem erros. O grande objetivo dessas campanhas de marketing é gerar picos de vendas e a sua infraestrutura precisa estar preparada para isso.

Certifique-se de usar plataformas adequadas e contar com o apoio de ferramentas de automatização e otimização de processos. Um bom exemplo é o hub de integração de vendas em marketplaces.

Como usar as funcionalidades que você já tem para as campanhas

Um hub integrador ideal centraliza a operação de vendas em um painel único e inteligente para facilitar o gerenciamento e permitir que o seller venda mais com menos esforço operacional e o mínimo de falhas. 

A centralização simplifica processos como a listagem de produtos, o gerenciamento de estoque e o acompanhamento de pedidos realizados em múltiplos canais. Porém, para conseguir os resultados desejados, especialmente em épocas de alta demanda, você precisa contar com uma ferramenta robusta e segura.

Atualmente, um bom exemplo deste tipo de software é o integrador ANYMARKET, plataforma mais completa do mercado, líder na América Latina. 

O integrador automatiza as vendas para economizar tempo e recursos, aumentando a eficiência de campanhas sazonais, como as de marketing esportivo. Esse aprimoramento operacional também torna viável a expansão do negócio.

Campanhas com total eficiência operacional 

O ANYMARKET possui recursos avançados que ajudam a impulsionar estratégias de marketing, como as que são realizadas em eventos. Com o hub você pode garantir total eficiência operacional, desde a configuração dos anúncios até a entrega do produto.

Um desses recursos interessantes para acompanhar ações de marketing é a funcionalidade de Campanhas. O recurso permite combinar diferentes configurações para anunciar um produto promocional, durante um determinado tempo, conforme a estratégia estabelecida. 

Estratégias de frete

Outra funcionalidade do hub que é ideal para impactar o faturamento das campanhas sazonais é a configuração de regras de frete. O recurso permite oferecer descontos ou mesmo frete grátis para determinada região ou marketplace. 

A configuração dessas funcionalidades é feita de maneira simples e intuitiva. Porém, se o seller precisar de apoio, pode contatar facilmente os times de suporte e sucesso do cliente do ANYMARKET para receber orientações.

Quer saber mais? Entre em contato com um especialista em integração e encontre a solução ideal para o seu negócio.

Integração com Marketplaces Anymarket

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