Empreendedora de sucesso que descobriu como se destacar dos concorrentes
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Como se destacar dos concorrentes: confira 8 dicas

4 de março de 2024 | Nenhum comentário

Saber como se destacar dos concorrentes e desenvolver estratégias para crescer vendendo em marketplaces é fundamental devido à natureza dinâmica e altamente competitiva do ambiente digital. 

Ao monitorar as práticas e performances dos concorrentes, é possível gerar insights sobre as tendências do mercado, conhecer estratégias bem-sucedidas e identificar possíveis lacunas a serem exploradas. 

Neste artigo destacamos 8 práticas que podem ajudar a destacar o seu negócio nas principais plataformas de vendas online. Continue a leitura e veja como se adaptar continuamente para ser mais relevante e competitivo.

Afinal, como você pode se destacar dos seus concorrentes?

Não é nenhuma novidade que a concorrência entre sellers é intensa. Por isso, criar ações que ajudam a diferenciar a sua operação de vendas é crucial para chamar a atenção dos consumidores que recebem estímulos a todo momento. 

O monitoramento constante dos concorrentes permite identificar lacunas no mercado que ainda não foram exploradas. Ao identificar necessidades não atendidas, você tem a oportunidade de criar ofertas inovadoras e exclusivas, atraindo consumidores em busca de excelentes experiências de compra.

A velocidade das mudanças no mundo digital exige agilidade na adaptação. Da mesma forma, o ambiente de e-commerce requer uma operação de vendas impecável, com o mínimo de falhas e resoluções rápidas para as eventualidades.

Neste contexto, é necessário adotar uma abordagem estratégica que envolva todos os aspectos do negócio, desde a identidade da marca até o investimento em infraestrutura tecnológica adequada ao tamanho das suas metas de crescimento. 

Considerar tudo isso, é o primeiro passo para se destacar dos concorrentes, manter a relevância nos canais de venda e garantir o crescimento sustentável do negócio. Porém, queremos aprofundar mais e explicar como tudo isso é possível.

8 maneiras de se destacar vendendo em marketplaces

Analise seus concorrentes

Como mencionamos antes, fazer uma boa análise de concorrentes é indispensável. Fazer esse monitoramento ajuda a ter insights sobre o posicionamento do seu negócio em relação aos demais players do mercado. 

Avalie como os seus competidores operam, quais são suas estratégias de precificação, quais produtos oferecem e como se relacionam com os clientes. Essa avaliação permite identificar oportunidades para melhorar a própria operação e destacar-se no mercado.

Para realizar essa análise use a tecnologia a seu favor. Você pode contar com o apoio de ferramentas como o ANYTOOLS, que permite acompanhar dados do mercado em tempo real para tomar decisões mais informadas e acertadas.

A solução integrada apresenta uma tela com comparativos de mercado com base no segmento do seller. A coleta de dados relevantes e análises de mercado são essenciais para fazer uma avaliação abrangente de ameaças e oportunidades.

Busque estratégias de marketing

Implementar estratégias de marketing eficazes permite aumentar a visibilidade dos produtos nos canais de venda e fora deles, além de construir uma marca forte com a qual o público se sinta identificado.

Outro ponto relevante a considerar é que os principais marketplaces possuem algoritmos complexos que classificam os produtos com base em diversos fatores, incluindo desempenho, relevância e satisfação do cliente. 

Criar boas estratégias de marketing podem influenciar positivamente esses fatores e melhorar a sua reputação nas plataformas. Maior visibilidade significa sempre maiores chances de conversão em venda.

Além disso, a comunicação efetiva com um público mais qualificado é outra consequência positiva da prática.

A tecnologia é sua aliada

No e-commerce, é essencial usar a tecnologia como uma aliada. Atualmente existem ferramentas especializadas na venda em marketplaces com recursos altamente avançados para impulsionar a diferenciação do seller em relação aos seus competidores.

Um bom exemplo disso é o hub integrador de vendas ANYMARKET, que além de ser líder no seu segmento na América Latina, oferece funcionalidades exclusivas. Muitos desses recursos são desenvolvidos com Inteligência Artificial (IA) para atender demandas específicas dos sellers.

Este é o caso do Fulfillment Management System (FMS) by ANYMARKET, uma solução inovadora e exclusiva para fazer a gestão logística dos marketplaces com menos esforço e maior eficiência. 

Usar recursos como o FMS, que automatizam processos, é ter a tecnologia a seu favor. Desta forma, é possível aumentar a eficiência e a segurança da sua operação, criando um diferencial competitivo importante. 

Agregue valor

Seguindo com o mesmo exemplo do item anterior, podemos entender que recursos tecnológicos são uma maneira eficaz de agregar valor ao negócio. 

O hub ANYMARKET é uma ferramenta interessante nesse sentido porque possui funcionalidades avançadas que permitem ter uma operação de vendas escalável com segurança.

Através do integrador é possível automatizar o envio de dados fiscais diretamente do seu ERP para os marketplaces integrados e contar com uma rotina de sincronização de pedidos que funciona em tempo integral para trabalhar com contingência e redundâncias.

Tudo isso é feito com uma infraestrutura tecnológica robusta, que possui sensores de monitoramento da operação e um sistema automático de expansão de servidores para aumentar o poder de processamento conforme a demanda do seller.

Vender online com o apoio de recursos inovadores agrega valor ao negócio e eleva a operação de vendas a outro nível, ajudando significativamente a destacar-se dos concorrentes.

Tenha seu diferencial

Ter um grande diferencial competitivo é essencial para alcançar o sucesso ao vender nos marketplaces. Afinal, estamos falando de um mercado altamente competitivo e com uma vasta oferta de produtos e serviços. 

Para isso, foque, principalmente, na experiência do cliente. Avaliações e feedbacks positivos reverberam no mercado e ajudam a diferenciar a sua marca e influenciar outros clientes na sua decisão de compra.

Outra via possível é a inovação nos produtos e acompanhar as tendências de mercado e trabalhar sempre com o máximo de transparência. 

Ao adotar essas abordagens, você será capaz não apenas de se destacar dos concorrentes, mas também criar bases sólidas para o crescimento do negócio online e a fidelização de clientes.

Conheça seu público alvo

Conhecer o público-objetivo do seu negócio é indispensável para se destacar dos concorrentes ao vender em marketplaces. A compreensão dos potenciais consumidores permite adaptar as estratégias comerciais, de marketing e operacionais com maior precisão.

A segmentação dos clientes possibilita a criação de campanhas direcionadas, garantindo que os recursos sejam direcionados a usuários mais qualificados e com maior potencial de conversão.

Ações nesse sentido, aumentam o impacto das campanhas nos marketplaces e otimizam os investimentos. Também permite a personalização da experiência de compra, desde o momento de busca por produtos até o pós-venda.

Sempre atenda da melhor forma possível

O atendimento é um dos pontos mais importantes em qualquer operação que esteja desenhada para se destacar dos concorrentes. Neste aspecto é possível trabalhar com diversos aspectos.

Um deles é o uso de tecnologias que melhoram o atendimento e também reduzem as falhas operacionais. Isso faz com que a atenção ao cliente seja aprimorada pela redução de ocorrências de erros.

Atuar com esse enfoque impacta na construção da confiança do consumidor. Um bom atendimento ao cliente não apenas resolve questões práticas, mas também contribui para oferecer uma jornada de compra excelente. 

Busque a inovação

Em um cenário em que há muitos produtos e serviços similares, a inovação pode fazer a diferença. Esse resultado é perceptível, principalmente, quando é usada na operação de vendas para melhorar o desempenho. 

A inovação pode se manifestar de diversas formas, seja com a implementação de tecnologias avançadas para otimizar processos, como a centralização das vendas, até utilização de modelos de atendimento inovadores como o MIA, inteligência artificial que centraliza, agiliza e reduz custos operacionais.

A ferramenta é uma evolução do ChatGPT e foi desenvolvida de forma exclusivamente para atender as demandas do e-commerce, buscando impulsionar o crescimento dos sellers.

Para isso, a IA ajuda a enriquecer as descrições dos seus anúncios, com dados e informações que ajudam na performance de ranqueamento. Consequentemente, são disponibilizadas respostas mais assertivas para todas as dúvidas dos clientes. 

Quer saber mais sobre inovação e recursos como a melhor ferramenta de IA para enriquecer e ranquear anúncios? Entre em contato com um especialista e encontre a solução ideal para o seu negócio.

Hub mais completo Anymarket

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