Muito se tem falado sobre omnicanalidade, mas qual será o valor a longo prazo ao adotar esta estratégia no negócio online? Quero falar sobre esse tema e ajudar você a entender melhor o contexto para você avaliar o modelo na realidade do seu negócio. Vamos juntos!
O que é omnicanalidade?
Omnicanalidade é uma estratégia de integração de todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa para proporcionar uma experiência de compra unificada e consistente aos clientes. Isso significa que, independentemente de o cliente interagir com a empresa por meio de lojas físicas, online, redes sociais ou aplicativos móveis, ele terá uma experiência contínua e harmoniosa, facilitando a jornada de compra e aumentando a satisfação e fidelidade do cliente.
Qual a importância da omnicanalidade para as empresas?
A omnicanalidade é fundamental para as empresas porque proporciona uma experiência de compra integrada e consistente em todos os pontos de contato, aumentando a satisfação e fidelidade dos clientes. Com a omnicanalidade, as empresas podem otimizar suas operações, oferecer um atendimento personalizado e eficiente, e acompanhar o comportamento do consumidor em diferentes canais, resultando em maior engajamento, aumento nas vendas e uma vantagem competitiva significativa no mercado.
Digitalização do negócio e omnicanalidade: tendência do mercado
A estratégia de digitalização é um caminho sem volta para as empresas do varejo. Digo isso pois o consumidor, grande parte do tempo, está conectado à internet.
A sua empresa deve ter uma estratégia de presença digital para que o cliente possa interagir com a sua marca quando optar, independente da interface, seja ela via chat, e-mail, redes sociais, marketplaces, etc.
A jornada do consumidor é composta por diversas etapas. Inicia-se com a primeira interação que o cliente tiver com a sua loja, em seguida realiza-se a busca por alguns produtos e comentários, busca por cupons, comparação de preços, entre outros.
Isso não significa que ocorrerá nessa ordem, mas existem grandes chances de que o seu cliente passe por algumas dessas etapas até que ele efetue a primeira compra.
Ao observar esse comportamento podemos identificar algumas oportunidades e desafios para indústrias e empresas do varejo de diversos setores que optam pela adoção de uma loja virtual. Ou, ainda, pela venda dos seus produtos em marketplaces focando em uma estratégia de crescimento, por exemplo.
Case de Omnicanalidade – Magazine Luiza e Renner
Essas empresas estão conseguindo realizar uma conexão do cliente que trafega pelo ambiente digital à loja física, permitindo que o mesmo faça compras no e-commerce e retire na loja. Isso facilita o contato do cliente com a marca e cria um potencial logístico a ser explorado ao permitir que a loja física se torne um centro de distribuição do e-commerce.
Existem também casos de empresas que nascem digitais e ampliam sua atuação para o mundo físico depois de um período. A adoção da omnicanalidade permite que o cliente vá até a loja, efetue a compra, e solicite a entrega em casa.
No final, percebe-se que a experiência de compra é muito semelhante em todos os canais.
E como isso pode gerar valor para minha empresa no longo prazo?
Ao analisar a variação do preço da ação no tempo, temos os seguintes gráficos:
Exemplo 2
Conclusão
Podemos perceber que as empresas citadas adquiriram certa consistência ao longo do tempo e hoje estão bem preparadas para disputar com empresas de qualquer porte no Brasil e serem líderes de mercado.
A estratégia traçada, a cultura criada com os funcionários, o fomento à inovação e outros fatores podem ser citados, mas é fato que ao adotar estratégias unificadas, conectando o online e offline, a eficiência aumenta e é bem possível que você obtenha retornos consistentes no longo prazo.
Agora que você sabe mais sobre o tema, que descobrir como ter uma operação omnichannel mais eficaz? Conheça neste outro conteúdo a integração ANYMARKET!
Sobre o autor
João Vitor Matarucco é economista em formação pela Universidade Estadual de Maringá.
Faz parte da equipe de Parcerias do ANYMARKET, atuando como coordenador de parceiros reseller.
Se interessa por assuntos de tecnologia, comércio eletrônico e estratégia de mercado de capitais.