No varejo on-line, cada detalhe importa. Segundo a pesquisa da Data Corp, existem mais de 2 milhões de lojas virtuais no Brasil, e conquistar a preferência do consumidor já é uma vitória. Mas imagine perder essa venda devido a dificuldades no checkout ecommerce?
Cuidar de cada etapa e da experiência do usuário no ecommerce é essencial para aumentar vendas e se destacar da concorrência. Afinal, assim como no comércio físico, os clientes preferem lojas onde é fácil navegar e encontrar o que procuram.
O checkout, em especial, tem muita importância para garantir a compra. Neste artigo, vamos explorar a relevância de um checkout simplificado e oferecer dicas práticas para otimizar essa etapa no seu ecommerce. Boa leitura!
A importância de um checkout otimizado para ecommerce
Um estudo da Opinion Box levantou que 72% dos consumidores abandonam o carrinho na hora de fechar a compra. Isso se dá por diversos fatores, entre eles:
- Falta de opções de pagamento;
- Surpresas desagradáveis, como fretes altos;
- Taxas não previstas;
- Excesso de informações obrigatórias no cadastro;
- Falta de transparência no prazo de entrega;
- Falta de segurança aparente.
Esses obstáculos afetam diretamente a decisão do cliente e podem significar a perda de vendas que estavam quase garantidas. O mais preocupante é que muitos desses problemas podem ser evitados com simples otimizações no checkout do ecommerce, melhorando a experiência do usuário e aumentando as conversões.
Um checkout simplificado reduz o abandono de carrinhos e cria uma impressão positiva sobre a marca. Por isso, proporcionar um processo de compra rápido, transparente e seguro conquista a confiança do consumidor, aumentando as chances de recompra e recomendação.
Além disso, em um mercado tão competitivo, investir em um checkout ecommerce eficiente é um diferencial que pode levar sua loja ao sucesso.
Como otimizar o checkout para ecommerce
Para aumentar a taxa de conversão e oferecer uma experiência de compra agradável, garanta uma boa otimização do seu checkout ecommerce. A seguir, veja algumas práticas e estratégias que podem ser implementadas para melhorar esse processo:
Tenha um processo simples
A simplicidade é a chave para um checkout eficiente, afinal, um processo que exige muitos passos pode frustrar os clientes e levá-los a abandonar a compra. Dessa forma, algumas dicas para simplificar o checkout incluem minimizar campos obrigatórios e implementar o checkout em uma única página.
Para minimizar os campos obrigatórios, você pode solicitar apenas as informações essenciais e habilitar o preenchimento automático do cadastro. Por exemplo: possibilite atrelar o endereço de entrega ao de faturamento, sem precisar preencher o mesmo endereço duas vezes.
Ainda, implementar um checkout em uma única página reduz o tempo e os cliques necessários para finalizar a compra, contribuindo para a experiência do usuário. Caso sua loja virtual precise de mais etapas, crie uma “linha do tempo” para acompanhar em qual etapa se encontra.
Ofereça um design intuitivo
Um design bem-planejado e intuitivo pode facilitar muito a navegação durante o checkout ecommerce. Lembre-se de garantir uma boa organização visual, com hierarquia de informação e cores que evidencie em qual etapa o consumidor está.
Além disso, você pode inserir pop-ups com feedbacks instantâneos, como mensagens que confirmem ações, por exemplo, a adição de um item ao carrinho ou a conclusão de um passo do checkout.
Evidencie a segurança da sua loja
Muitos consumidores abandonam o carrinho por falta de segurança visível. Portanto, sempre assegure que as informações de proteção estejam destacadas. Utilize certificações, como SSL, para proteger os dados dos clientes e exiba esses selos de segurança durante o checkout.
Ainda, você pode deixar suas políticas de privacidade claras, informando aos clientes como seus dados serão usados e protegidos, para que se sintam seguros ao compartilhar informações.
Como evitar o abandono de carrinhos
Com uma visão estratégica sobre o checkout ecommerce, você pode diminuir as taxas de abandono do carrinho da sua loja.
O abandono de carrinhos é um dos maiores desafios enfrentados pelos lojistas virtuais. Para reduzir essa taxa, é fundamental adotar estratégias eficazes que abordem as principais causas desse comportamento.
Abaixo, apresentamos algumas práticas que podem ajudar a minimizar o abandono de carrinhos e a maximizar suas vendas, confira!
Diversifique os meios de pagamento
Oferecer uma ampla gama de meios de pagamento te permite atender às diferentes preferências dos consumidores. Ao incluir métodos populares, como cartões de crédito, débito, PayPal, Pix e carteiras digitais, você facilita a finalização da compra e reduz as barreiras para os clientes.
Além disso, garantir que o processo de pagamento seja simples e rápido é essencial. Assim, integrar opções de pagamento que não exijam o preenchimento excessivo de informações pode aumentar ainda mais a conversão.
Faça melhorias estruturais no seu ecommerce
Uma boa prática é oferecer comunicações claras sobre custos totais antes mesmo do checkout, como taxas e opções de frete. No próprio anúncio de itens, você pode inserir a opção de simular frete, para que o consumidor não tenha surpresas na hora do checkout ecommerce.
Dessa forma, você estabelece uma relação de confiança com o consumidor. Quando o cliente sabe exatamente quanto pagará, ele se sente mais seguro para finalizar a compra.
Mantenha cada CTA acessível
Call to Action (CTA) é um elemento essencial em um checkout, pois direciona os usuários para as ações desejadas, como “Finalizar compra” ou “Adicionar ao carrinho”. A acessibilidade desses botões de ação é fundamental para um checkout simplificado eficiente.
Lembra que falamos acima sobre um design intuitivo? Esse é o momento para utilizar cores contrastantes que destacam as CTAs, atraindo a atenção do usuário. Certifique-se de que eles sejam visíveis e facilmente acessíveis ao longo de todo o processo de compra.
Aplique inovações
Uma dica importante é sempre fazer testes de usabilidade do seu checkout ecommerce. Para isso, convide pessoas de diferentes perfis a testarem a experiência de compra em todo o seu site e avalie se há dificuldades e melhorias, se preciso, que podem ser implementadas.
Além disso, algumas plataformas permitem que você faça testes A/B, que possibilitam comparar diferentes versões de páginas ou elementos específicos, como o layout do checkout, a disposição dos botões e até mesmo o texto utilizado. Isso ajuda a identificar o que funciona melhor para o seu público e a fazer ajustes baseados em dados concretos.
Agora que você já sabe como otimizar seu checkout ecommerce, visite o blog do ANYMARKET para acessar mais conteúdos completos sobre lojas virtuais e marketplaces. Estar atualizado sobre as boas práticas nesses canais te ajuda a vender mais, assim como o ANY!