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Prime Day Amazon: 5 dicas para vender mais no evento que tem resultados melhores que a Black Friday

25 de maio de 2022 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Se você anuncia em marketplaces, precisa conhecer o Prime Day da Amazon. O evento movimenta mais vendas na plataforma do que a Black Friday e pode representar uma excelente oportunidade de alavancar as vendas no meio do ano. 

Neste artigo falamos sobre a data promocional e seus principais benefícios para o seller. Também destacamos pontos importantes que você precisa saber antes de participar e separamos 5 dicas que vão ajudar a impulsionar os seus resultados durante o evento. Confira! 

O que é o Prime Day da Amazon 

tela do site prime day amazon

O Prime Day é um evento global da Amazon que oferece promoções e descontos exclusivos para clientes que assinam o programa Prime. 

A assinatura, mensal ou anual, garante ao consumidor inúmeros benefícios como descontos, frete grátis, serviços exclusivos e, claro, acesso às ofertas do Prime Day.  

Vamos entender um pouco de onde surgiu essa iniciativa da Amazon. A primeira edição do evento aconteceu em 2015 para festejar os 20 anos da marca.  

Naquele momento, a ação promocional durava 24 horas, mas aos poucos foi crescendo e passou a ter dois dias inteiros, como acontece atualmente. 

No Brasil, o primeiro evento foi realizado em 2020 e seguiu os mesmos padrões dos cerca de 20 países que participam da campanha. 

Um desses padrões é a confidencialidade da data. Embora o Prime Day costume ser realizado no final do 2º trimestre do ano, o consumidor conhece a data exata somente alguns dias antes do período promocional. 

Vale salientar que, no Brasil, a primeira edição aconteceu extraordinariamente no mês de outubro devido à emergência sanitária do Covid-19. 

O peso e o prestígio da Amazon, referência mundial em e-commerce, não é novidade para ninguém. Porém, o que muitos vendedores não sabem é que o Prime Day vem batendo recordes a cada ano.  

Atualmente os seus resultados competem diretamente com grandes eventos do setor como a Black Friday e o Cyber Monday 

Na sequência falaremos sobre esses números, mas antes separamos algumas vantagens da ação promocional. 

Benefícios para sellers que participam do evento 

  • Oportunidade para todos os perfis de vendedores. No evento não é necessário contar com o acompanhamento de um gerente para criar as campanhas
  • Maior visibilidade para alcançar novos clientes
  • Aumento na conversão em vendas, impactando também na relevância e no ranqueamento dos produtos e do catálogo como um todo

O que você deve saber para vender no Prime Day 

print da pagina prime day amazon

Vendedores online que anunciam em marketplaces precisam acompanhar as tendências e movimentações do mercado. Assim é possível aproveitar as circunstâncias e melhorar os resultados. 

Uma das grandes vantagens da estratégia de vendas em diversos canais é a possibilidade de pegar carona na visibilidade e nas ações desses canais.  

O Prime Day é um excelente exemplo de oportunidade única para quem anuncia no marketplace da Amazon, independente do perfil de seller. 

Quer entender por quê? Separamos alguns números para você entender do que estamos falando. 

Mais vendas do que na Black Friday 

Em 2020, primeiro ano do evento no Brasil, a Amazon afirmou que o resultado global de vendas foi o melhor desde o início da ação, em 2015.  

Segundo a empresa, foram vendidos mais itens através da plataforma do que na Black Friday de 2019. A análise comparativa com a edição anterior do Prime Day, o crescimento das vendas naquele ano foi de 60%. 

Já em 2021, o total de produtos vendidos nos mais de 20 países participantes da ação ultrapassou os 250 milhões. Novamente, o número superou a quantidade de itens vendidos pela plataforma na Black Friday do ano anterior. 

Nesse ano, o Prime Day Brasil teve um crescimento de 120% em quantidade de pedidos, no comparativo com a primeira edição. 

Segundo o hub de integração com marketplaces ANYMARKET, em 2021 foi possível ver o resultado da ação promocional nos resultados de GMV transacionado através da ferramenta de centralização e automatização. 

Dados da plataforma do ANY revelam que as vendas realizadas nos dois dias de evento representaram 24% do GMV total do marketplace no mês de junho. O hub é parceiro da Amazon e possui diversas funcionalidades exclusivas que apoiam as vendas neste canal. 

Entre os sellers que participaram do Prime Day Brasil 2021 vendendo através do ANYMARKET, as categorias com melhores resultados foram:  

  • Informática
  • Celulares e acessórios
  • Games
  • Ar e ventilação
  • Eletrônicos
  • Autopeças 
  • Casa e decoração

Se vender na Amazon pode aumentar as suas vendas online, os números do evento mostram que aproveitar o evento promocional do marketplace também pode ser uma boa oportunidade de alavancar os resultados na metade do ano. 

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Ofertas exclusivas Prime Day 

Todos os sellers da Amazon podem participar do Prime Day e das ações que são criadas para o evento. 

As duas principais ações são a Oferta Relâmpago e a Oferta de Destaque, sendo que esta última dica disponível durante a semana do evento. 

Para configurar essas ofertas, a Amazon oferece treinamentos gratuitos que ficam disponíveis na área exclusiva para vendedores. 

Outras informações importantes para participar do evento 

Além de querer participar do Amazon Prime Day, você precisa entender como funciona a ação e adequar a sua operação.  

Mesmo quem já anuncia no canal de vendas deve atender alguns requisitos mínimos para poder aproveitar o evento. 

Para apoiar o seller, a Amazon disponibiliza uma série de treinamentos online. Esse material é gratuito e ajuda a preparar a operação para potencializar as vendas durante o período. 

Como mencionamos antes, uma das características do evento é a confidencialidade da data em que as promoções serão lançadas. No entanto, os vendedores da plataforma recebem prazos para configurar as ofertas. 

Esteja atento a esses prazos para não ficar de fora do evento. Todas essas informações podem ser obtidas na central do vendedor, dentro da plataforma.  

Leia também: Amazon marketplace

Você também pode ver esse conteúdo em vídeo, basta clicar no player abaixo!

 

5 dicas para se preparar e alavancar as vendas no Prime Day 

Agora que você sabe o que é o Prime Day, resultados de ações anteriores, as vantagens para o vendedor e informações relevantes, vamos falar de vendas. 

Cumprir com os requisitos do marketplace é imprescindível para participar da promoção. No entanto, para obter bons resultados a sua operação precisa atender o volume de compras gerado pela ação. Como fazer isso? Abaixo listamos algumas dicas. 

1. Produtos, estoque e preços 

Prepare o seu portfólio de produtos e tenha um planejamento da gestão de estoque para dar conta da demanda sem furos. 

Também é importante pensar na estratégia de preços. Os descontos são a grande atração do evento e devem seguir as ofertas propostas pelo canal. Porém, não esqueça de considerar a sua margem de lucro para não ter imprevistos.  

Na hora de preparar os anúncios, tenha cuidado com as regras de precificação para que estejam adequadas ao evento, seguindo a orientação da plataforma. 

2. Descrição clara e imagens de qualidade 

Quem vende em marketplaces sabe que ter bons anúncios é uma das chaves do sucesso. Siga as regras de ficha técnica da Amazon, mas não se limite ao burocrático. 

Para se destacar em um evento promocional tão competitivo é preciso caprichar nas ofertas especiais. A descrição dos seus produtos deve ser clara e as fotos devem ter boa qualidade. 

3. Logística é fundamental

foto com caixas da amazon

É impossível falar de vendas online sem falar em logística, certo? A própria Amazon oferece serviços de frete e entrega que podem otimizar a sua operação e aumentar a produtividade para atender a demanda do evento. 

Um bom exemplo disso é o programa FBA logística, o serviço de fulfillment da empresa. Com ele, você envia a mercadoria para o Centro de Distribuição próprio da Amazon que fica responsável por todo o processo, desde o armazenamento até a entrega ao cliente final. 

4. Anúncios patrocinados 

Mesmo que você não costume investir em publicidade, o Prime Day pode ser um bom momento para isso. Fazer anúncios patrocinados irá aumentar ainda mais a sua visibilidade durante o evento.  

Avalie apostar nessa estratégia antes e durante os dias de ação promocional para potencializar os seus resultados.  

O processo de criação de campanha da Amazon é simples e oferece total controle de custos através da definição de um orçamento. Você ainda pode medir o resultado da estratégia usando diversas métricas disponibilizadas pela plataforma. 

5. Ferramentas que geram segurança em grandes eventos como o Prime Day

Para aproveitar o Prime Day com a segurança de que a operação acontecerá sem erros, é importante contar com ferramentas de apoio como um hub de marketplaces que tenha integração com a Amazon. 

No caso de eventos com grande volume de vendas, você precisa ter certeza de que a plataforma utilizada oferece estabilidade. Para isso, ela deve ter uma infraestrutura robusta e tecnologia adequada para acompanhar a demanda. 

O hub também deve ter um suporte disponível para auxiliar durante a ação. Afinal, com apenas 48 horas de evento você não pode correr o risco de ter que esperar por atendimento para resolver qualquer imprevisto.

Ainda não vende na Amazon? Clique aqui para entrar em contato com o marketplace e começar a anunciar. Aproveite a visibilidade de uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, e dos seus eventos promocionais, para turbinar as vendas online.

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