Homem comemorando por conseguir evitar a ruptura de estoque graças ao ANYMARKET
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Como evitar a ruptura de estoque?

23 de setembro de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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É fato que a gestão logística é um dos processos mais importantes em um e-commerce. Afinal, é nesse momento que os cuidados em relação à compra efetuada pelo consumidor precisam ser tomados, para que ele receba o que adquiriu em perfeito estado e da forma como espera. E, para isso, é preciso evitar ruptura de estoque.

O termo, bastante popular no varejo, se expandiu para as lojas virtuais e também é válido para quem atua com marketplaces. Afinal, qualquer empresa que comercialize produtos pode estar apta ao esgotamento deles em seu estoque.

Para te ajudar a se prevenir, este texto explica detalhadamente o que é ruptura de estoque, as principais causas e como se preparar para evitar este problema dentro da sua operação. Assim, garante uma experiência positiva para os clientes, além de zelar pelo crescimento constante de resultados. Boa leitura!

O que é ruptura de estoque?

Ruptura de estoque é o termo utilizado para se referir à falta de determinado produto no momento de compra pelo cliente. Ele se tornou bastante comum no varejo offline, se referindo ao momento em que o consumidor vai ao estabelecimento e não encontra o item que estava buscando.

Com a expansão das vendas online, tanto em lojas virtuais quanto em marketplaces, o termo passou a pertencer ao mundo digital. Nesse caso, se conecta com a ausência de produtos disponíveis no seu e-commerce.

Logo, a ruptura de estoque é um problema relativamente grave dentro da operação. Afinal, irá gerar quebra de expectativas junto ao usuário, que procurou por sua loja visando realizar negócios e não encontrou o que desejava.

Por mais que entender o que é ruptura de estoque seja simples, o processo para evitar este problema precisa de atenção e cuidado constante. No entanto, com uma boa gestão e tecnologias eficazes, a falta de itens disponíveis no momento da compra pode ser contornada com êxito!

 Tipos de ruptura de estoque

A ruptura de estoque pode ser catalogada em diferentes tipos, ao nível de organização de negócio. Assim como o termo, eles são famosos no varejo offline, mas podem ser adaptados para o mundo digital com facilidade. 

Ruptura de exposição

Loja que busca evitar a ruptura de estoque

Por mais que a ruptura de exposição seja mais comum em lojas físicas, ela também pode acontecer em e-commerce.

Este tipo de ruptura de estoque se refere à falta do produto na prateleira, mesmo quando ele está disponível na loja. Em lojas virtuais ou marketplaces, isso pode acontecer por erros de integração entre plataformas.

Se, por algum motivo, sua ferramenta de gestão de estoque apresentar problemas, é possível que os itens disponíveis não sejam apresentados ao consumidor. 

Ruptura fantasma

Esta categoria faz menção às situações em que o produto está disponível e em estoque, porém não consegue ser encontrado pelo consumidor. Em lojas físicas, se relaciona com a organização do estabelecimento. 

No entanto, no e-commerce, pode acontecer por problemas no cadastro de produtos. Caso você não construa os anúncios utilizando o nome do item e palavras-chave que as pessoas usam para pesquisá-lo (no Google ou nos marketplaces), é possível que os usuários não encontrem o que desejam comprar.

Por isso, é fundamental que os anúncios sejam criados de maneira estratégica, seguindo as melhores práticas de SEO, assim como as regras específicas de cada marketplace em que você atua.

Ruptura de abastecimento

Este é o tipo mais comum, se referindo ao esgotamento de determinado item no estoque. Pode ser mais amplo, como acabar todas as camisetas de determinada coleção, ou mais específico, como ficar sem uma variação de cor ou numeração.

Conhecer os tipos de ruptura de estoque é uma maneira, também, de se preparar para evitar cada uma das situações. Dessa forma, garante que sempre terá produtos disponíveis no momento da compra!

Principais causas da ruptura de estoque

Para além de compreender o que é ruptura de estoque e quais os tipos mais comuns, é relevante se aprofundar nas causas do problema. Dessa forma, é preciso se preparar para evitar que produtos fiquem indisponíveis.

Mais do que realizar a aquisição de itens para disponibilizar aos seus consumidores, evitar ruptura de estoque envolve planejamento, organização e gestão. Conforme compreende os motivos, confira também dicas de como impedi-los.

Falta de planejamento

Homem comemorando por conseguir evitar a ruptura de estoque graças ao ANYMARKET

Conte com dados na hora de planejar quais produtos inserir no estoque, para garantir decisões mais assertivas.

Repor os produtos no estoque envolve planejamento e organização, além de uma gestão do armazenamento de itens. É preciso realizar verificações recorrentes, assim como acompanhar de perto o que está tendo mais saída.

Períodos sazonais, como Black Friday, troca de estação, Natal e Dia das Mães, também tendem a solicitar um planejamento de estoque específico, para suprir a alta demanda.

Logo, acompanhar o estoque de perto é fundamental para evitar que determinado produto fique indisponível. Estruture processos e defina pessoas para que o planejamento e a compra de itens seja feita recorrentemente e de maneira estratégica, evitando desfalques.

Tendências

É comum, atualmente, que determinado produto se torne uma tendência nas redes sociais, gerando uma alta demanda por parte dos clientes digitais. É relevante acompanhar o que está em alta no seu segmento, para se preparar para momentos em que determinado item se torna mais atrativo aos usuários.

Para fazer isso, é possível realizar listenings. O termo, que significa “escuta”, em português, se refere à ação de analisar o que seu público-alvo está comentando nas redes sociais. Dessa forma, auxilia no mapeamento de possíveis tendências.

Outras ferramentas, como o Google Trends, também indicam produtos populares e aqueles que estão perdendo destaque junto aos consumidores. Realizar análises utilizando essas plataformas também é uma boa ideia.

Atrasos no centro de distribuição

É possível que imprevistos aconteçam e, mesmo com planejamento e análises frequentes do estoque, os produtos adquiridos não cheguem à sua loja no prazo combinado. Neste momento, contar com outros fornecedores pode ser um grande diferencial.

Vale, ainda, se organizar para realizar a composição do estoque com antecedência. Dessa forma, garante que, mesmo com imprevistos, terá os itens disponíveis para evitar a ruptura.

Erros na indústria

Esta razão para ruptura de estoque é, também, a mais complexa de contornar. É possível que, durante a produção dos produtos, aconteçam problemas, de forma que eles não fiquem prontos no período esperado. 

Ruptura de estoque

Problemas na indústria podem impactar a composição de estoque e resultar em ruptura.

Geralmente, a principal causa deste erro é a falta de matéria-prima ou de suprimentos. Logo, a produção é impactada, dificultando disponibilizar os produtos para serem revendidos no seu e-commerce.

Problemas de integração

Quando analisamos especificamente operações de e-commerce, principalmente àquelas que atuam em diversos marketplaces, este é um problema comum. Afinal, as ferramentas podem passar por instabilidade ou até apresentar mau funcionamento.

É por isso que contar com ferramentas de integração especialistas em marketplaces é fundamental. Além de garantir estabilidade e segurança, boas plataformas acompanham os vendedores desde o início, garantindo um onboarding completo e sem problemas.

Um integrador de marketplace robusto permite, ainda, a gestão de vários centros de distribuição, customizando a disponibilidade de produtos de acordo com o canal de vendas ou região de compra.

Esse é o caso, por exemplo, do ANYMARKET, o hub para quem vende em marketplaces mais completo da América Latina. A ferramenta conta com funcionalidades específicas para gestão de armazenamento de produtos, o que diminui as chances de ruptura de estoque.

O ANYMARKET realiza a gestão de estoque automática, realizando baixas conforme os produtos são vendidos nos marketplaces. Além disso, permite a customização das regras de estoque por canal de vendas.

Assim, te ajuda a contornar a ruptura de estoque, garantindo uma gestão mais assertiva da sua operação e, evidentemente, o contentamento dos clientes, que encontrarão o que procuram junto à sua loja.

Evitando ruptura de estoque com o ANYMARKET

Atualmente, o ANYMARKET é a ferramenta de integração para quem vende em marketplaces de maior especialidade na América Latina. Diariamente, o hub apoia mais de 3.000 clientes em suas operações, de forma que os vendedores que utilizam a plataforma crescem, em média, 45% suas operações nos canais de vendas.

Entre a gama de soluções e funcionalidades disponíveis no ANYMARKET, existem aquelas específicas para gestão de estoque e de centro de distribuição, que ajudam a evitar indisponibilidade de produtos junto aos marketplaces.

Com o fulfillment management system, é possível analisar todos os indicadores da operação, que apoiam na tomada de decisões e na composição de estoque. Tenha visibilidade sobre suas vendas, crie e gerencie anúncios e ainda realize consultas no estoque.

Ruptura de estoque anymarket

O ANYMARKET apoia diferentes segmentos de negócios na tarefa de evitar ruptura de estoque.

O hub ainda permite criar regras logísticas, especificando diferentes centros de distribuição de acordo com o canal de vendas. Assim, os anúncios de cada canal de vendas possuem um estoque específico, garantindo uma gestão mais assertiva, personalizada e com menos erros.

Além disso, o ANYMARKET conta com a tecnologia smart stock, que permite a criação de diretrizes para mínimos e máximos de produtos em cada marketplace, assim como o compartilhamento e bloqueio de itens entre diferentes canais de vendas.

Por fim, com a possibilidade de gerenciar vários centros de distribuição, o ANYMARKET ainda permite mais controle do estoque, garantindo que as chances de indisponibilidade de produtos diminuam consideravelmente.

Com diversas funcionalidades, o ANYMARKET ajuda a evitar a ruptura de estoque por meio de tecnologias robustas e seguras, que permanecem estáveis inclusive em momentos de grande fluxo, como a Black Friday!

Por que utilizar o smart stock?

O smart stock é uma das maneiras mais efetivas na hora de evitar ruptura de estoque. Afinal, permite um controle mais inteligente, assertivo e customizado dos produtos que estão disponíveis nos marketplaces.

Ao definir regras para a distribuição de itens de acordo com o canal de vendas, você garante que está sendo mais estratégico. Dessa maneira, é possível direcionar mais produtos para os marketplaces que possuem mais vendas, sem deixar de oferecê-los em outros sites que também podem ser acessados pelos clientes.

O smart stock também permite que, se preciso, você compartilhe o catálogo com outros canais de vendas, ideal para momentos em que a demanda aumenta. Da mesma forma, é possível realizar bloqueios de estoque, para evitar comercializar itens indisponíveis.

Além de contornar a ruptura de estoque, o smart stock permite uma gestão mais centralizada e customizada. Para quem vende em diversos marketplaces, é uma tecnologia fundamental para evitar erros e manter bons resultados!

Como funciona o smart stock?

O smart stock é totalmente controlado dentro do ANYMARKET. No painel do integrador de marketplaces, é possível criar as regras, definir mínimos e máximos por canal, compartilhar o estoque e até bloqueá-lo. O processo é bastante simples e, quando necessário, o time de suporte da ferramenta auxilia na resolução de dúvidas.

Unindo o smart stock com os paineis de dados do ANYMARKET, é possível realizar a gestão de estoque e ainda utilizar informações para tomadas de decisões, como aquisição de novos produtos, campanhas promocionais, entre outros.

Logo, além de uma ferramenta de gestão, o smart stock pode ser um apoio estratégico para sua empresa, principalmente quando aliado às outras funcionalidades disponíveis no ANYMARKET.

A importância de uma gestão de estoque eficiente

A gestão de estoque está diretamente conectada com os resultados da sua operação, seja na loja virtual ou nos marketplaces. Afinal, é ao disponibilizar uma gama de produtos interessante e atrativa que você aumenta as chances de vendas.

Muito mais do que garantir que os itens estarão disponíveis para serem comercializados, uma boa gestão de estoque também ajuda a diminuir custos, evitando produtos parados e, para quem trabalha com perecíveis, desperdícios.

Olhando para todo o ciclo de venda, o acompanhamento ainda impacta a satisfação do cliente, que encontrará o que precisa junto à sua loja. Por fim, evita a ruptura de estoque, de forma que permite disponibilidade constante dos produtos.

Case de smart stock no ANYMARKET

Quando a Lojas RPM, especializada em decoração, procurou o ANYMARKET, um de seus grandes desafios envolviam o estoque. Segundo os gestores, era comum vender 200 produtos nos marketplaces, enquanto apenas 100 estavam disponíveis em estoque.

Por isso, optaram por trocar de integrador. Neste momento, encontraram o ANYMARKET, que deu apoio para correção do problema de ruptura de estoque, ao mesmo tempo que auxiliou a marca a expandir suas vendas com menos esforço!

Além de uma gestão de estoque mais organizada, o ANYMARKET auxiliou a Lojas RPM na atualização de preços e cadastro de produtos. O time ainda conta com dados e informações que apoiam a tomada de decisões, melhorando a organização como um todo.

Quer saber mais sobre smart stock e outras funcionalidades exclusivas do ANYMARKET para quem vende em marketplaces? Acesse o site e confira como o hub te ajuda a vender mais, com menos esforço!

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