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Como usar um calendário e-commerce para alavancar as vendas em 2022

30 de novembro de 2021 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Chega dezembro e os empreendedores online começam a pensar no calendário do e-commerce para o ano seguinte. Você provavelmente faz o mesmo, mas será que essa estratégia é realmente efetiva? 

Preparamos este artigo para falar sobre planejamento, datas comemorativas e oportunidades de vendas para 2022.  

O calendário comercial tem um potencial enorme como guia de campanhas promocionais e usá-lo sem assertividade é um desperdício. Queremos que você use essa ferramenta de forma estratégica no seu negócio! 

Listamos as principais datas comemorativas do ano, claro, mas não apenas isso. Criamos este conteúdo para te ajudar a refletir sobre as melhores ações para as datas especiais do comércio eletrônico e do seu nicho.  

Se você vende em markeplaces, também falamos sobre as ações promocionais dessas plataformas e como esses eventos podem melhorar os seus resultados online 

Está preparado para usar o calendário a favor do seu negócio e escalar as vendas em 2022? Vem com a gente! 😊 

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Por que incluir um calendário e-commerce na estratégia de vendas online

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Se você ainda não usa um calendário e-commerce para planejar a sua estratégia de vendas online, saiba que pode estar desperdiçando oportunidades. 

As datas sazonais possuem um apelo forte e costumam gerar naturalmente o desejo de consumo. Ter um calendário estruturado e focado nos objetivos do seu negócio é uma maneira de garantir ações muito mais eficientes. 

Se no varejo geral as datas sazonais têm um grande peso nos resultados, no comércio eletrônico elas ganham um protagonismo ainda maior. 

Conforme dados do relatório mensal Conversion, entre outubro de 2020 e outubro de 2021 as páginas de e-commerce tiveram quase 22 bilhões de acessos no Brasil. 

Depois de um crescimento recorde em 2020, no primeiro semestre de 2021 o setor teve um faturamento de R$ 53,4 bilhões.  

Este resultado, publicado no relatório Webshoppers, da Ebit|Nielsen, mostrou que o comércio eletrônico brasileiro está em fase de consolidação. 

O momento pode ser ideal para alavancar as vendas online. Porém, com um segmento tão aquecido, é preciso focar em planejamento estratégico para se diferenciar entre os concorrentes. 

É nesse contexto que o calendário do e-commerce entra com boas oportunidades de ações promocionais e de marketing.  

A internet permite explorar esses eventos com objetivos variados que incluem o relacionamento com o cliente até a venda em si. 

Para isso, você pode usar estratégias com e-mail marketing, redes sociais, push notification, campanhas de plataformas de venda como os marketplaces, entre outros. 

Leia mais: SEO na loja virtual: como otimizar seu e-commerce para melhorar os resultados? 

Datas que geram empatia 

Os números mostram que o consumidor brasileiro aprendeu a comprar online e confia cada vez mais na modalidade.  

Essa adaptação resultou em um cliente que busca muito mais informação e valoriza a experiência de compra com um todo. 

Para se destacar cenário é preciso ter criatividade e encontrar formas de conexão com esse consumidor. E se tem algo que não mudou com a expansão das compras online é que as datas comemorativas são ótimas para gerar empatia e promover essa conexão. 

Um calendário comercial sozinho não faz milagres 

Neste ponto, imaginamos que já não há dúvidas se vale a pena ter um calendário e-commerce para planejar as suas ações promocionais do ano.  

Os benefícios são diversos e chegam com o uso adequado da ferramenta. No entanto, é preciso deixar claro que esse recurso deve ser parte de uma estratégia de vendas estruturada.  

Montar um calendário sem direcionamento até pode gerar resultados, mas é o planejamento de outros aspectos do negócio online que vai garantir o aproveitamento máximo das ações promocionais. 

Listamos alguns pontos importantes para potencializar as suas ações em datas sazonais: 

  • Defina o seu público e conheça as suas necessidades 
  • Conheça a jornada de compra do seu cliente 
  • Tenha em mãos o planejamento estratégico do negócio com metas e desafios para o ano 
  • Construa uma base de clientes estruturada com os dados mais importantes para o negócio 
  • Use ferramentas que otimizem e automatizem a sua operação de vendas online 

Você pode ter mais de um tipo de calendário: o ideal é combinar ferramentas 

Aqui neste artigo estamos falando especificamente do calendário e-commerce de datas sazonais interessantes para o negócio. Porém, você pode combinar distintos tipos de calendários na sua estratégia. 

Além do calendário de datas comerciais, outros modelos bastante usados são o calendário de gestão e o calendário editorial.  

O primeiro modelo ajuda no planejamento dos processos da empresa. Ele pode ser uma ferramenta importante para a análise de resultados e o planejamento de ações administrativas. 

Já o calendário editorial e de conteúdos é mais utilizado no marketing e serve para definir a linha de comunicação com os clientes. 

Na prática, eles são complementares, o seu calendário do e-commerce irá direcionar algumas ações do calendário editorial, por exemplo. 

Independente das ferramentas escolhidas, o mais importante é que todas devem estar alinhadas com o seu plano estratégico mensal e anual. 

Saiba mais: Como medir e analisar dados para planejar as vendas em marketplaces 

Como usar o calendário e-commerce a favor do seu negócio 

O calendário e-commerce em si, é bastante simples. Trata-se de uma lista de datas comerciais divididas por cada mês do ano. O que transforma esse instrumento em uma ferramenta poderosa de vendas online, é o uso que você faz dele. 

Você precisa ter uma visão analítica e encontrar nessa lista as datas mais favoráveis para o seu negócio.  

Pense em estratégias inovadoras, não esqueça que muitas empresas estarão realizando promoções, você precisa se destacar.  

Depois de escolher em quais eventos você irá realizar as ações, vale a pena buscar dicas de quem tem experiência no mercado online. 

Quer ver dicas exclusivas sobre tendências para 2022? Confira no vídeo abaixo:

Campanhas em marketplaces: não perca a chance de vender ainda mais 

Para quem vende em marketplaces, as datas sazonais também são momentos importantes para aumentar a conversão em vendas. 

Essas plataformas costumam realizar campanhas nas principais datas do e-commerce com cupons de desconto, frete grátis e outras vantagens.  

Os marketplaces ainda criam eventos especiais extras como mês de aniversário da marca, Semana do Cliente e antecipação da Black Friday. Essas ações são excelentes oportunidades para ganhar visibilidade, atrair novos clientes e vender ainda mais.  

Inclua os eventos promocionais dos marketplaces no seu planejamento, veja as melhores maneiras de usufruir dos seus benefícios e prepare a sua loja para atender a demanda de forma adequada 

Como criar um calendário do e-commerce? 

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Antecipação é uma das chaves para o sucesso do seu calendário e-commerce. O planejamento antecipado irá garantir que o plano seja colocado em prática com eficiência. 

O ideal é planejar as ações do ano inteiro priorizando as datas que fazem mais sentido para o seu negócio. Monte uma agenda para organizar as ações. Você pode usar ferramentas online ou até mesmo uma planilha para isso. 

Depois de selecionar os eventos mais promissores do ano, pense em estratégias de marketing para cada um deles.  

Independente da ação ter como objetivo a venda ou o relacionamento com o cliente, a divulgação é parte essencial da campanha. Escolha canais adequados ao tipo de promoção e que estejam alinhados com o seu público.  

Você sabe que a logística é uma das partes mais importantes do negócio online e a área precisa receber uma atenção especial nas datas sazonais.  

Ao planejar campanhas promocionais para turbinar vendas em datas comemorativas, não esqueça de garantir que possa atender a demanda de pedidos. Especialmente em datas como a Black Friday em que há um grande volume de vendas em pouco tempo. 

Principais datas do calendário comercial 2022 

Para te ajudar na montagem da estratégia, fizemos uma lista com as principais datas comerciais de 2022. Porém, essas são apenas alguns dos eventos que geram oportunidades no comércio eletrônico.  

Todos os meses há diversas comemorações de nicho que podem ser exploradas conforme o seu segmento para potencializar as vendas.  

Muitas essas datas também são boas oportunidades de aproximação e interação com a sua base de clientes e público das redes sociais.  

Confira abaixo a relação de datas comemorativas mais importantes do ano e alguns exemplos de eventos de nicho: 

  • 30 de janeiro – Dia da Saudade 
  • 01 de março – Carnaval 
  • 08 de março – Dia Internacional da Mulher 
  • 15 de março – Dia do Consumidor 
  • 20 de março – Início do Outono 
  • 13 de abril – Dia do Beijo 
  • 17 de abril – Páscoa 
  • 28 de abril – Dia do Frete Grátis 
  • 08 de maio – Dia das Mães 
  • 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd 
  • 12 de junho – Dia dos Namorados 
  • 28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+ 
  • 7 de julho – Dia Mundial do Chocolate 
  • 26 de julho – Dia dos Avós 
  • 14 de agosto – Dia dos Pais 
  • 15 de agosto – Dia dos Solteiros 
  • 6 de setembro – Dia do Sexo 
  • 15 de setembro – Dia do Cliente 
  • 12 de outubro – Dia das Crianças 
  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro 
  • 25 de novembro – Black Friday 
  • 28 de novembro – Cyber Monday 
  • 21 de dezembro – Início do Verão 
  • 25 de dezembro – Natal 

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