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Como montar um marketplace: aprenda a crescer no e-commerce como canal de venda

3 de março de 2022 - Atualizado em: 17 de janeiro de 2024
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O universo digital é marcado pela velocidade. Há alguns anos, pensar em como montar um marketplace era algo fora de cogitação.  

O modelo de negócio ainda era pouco conhecido e estava limitado a grandes marcas do e-commerce como Mercado Livre e Amazon. 

No entanto, o comércio eletrônico cresceu de forma exponencial no Brasil e os shoppings virtuais viraram protagonistas do segmento.  

Hoje em dia, ficou muito mais simples vender nos marketplaces, mas não apenas isso. É possível montar o seu próprio canal de vendas e aproveitar essa grande tendência de mercado para escalar o negócio online. 

Neste artigo mostramos quais são os principais caminhos para criar a sua plataforma, desde o plano de negócio até a escolha das melhores ferramentas de apoio. Confira! 

Como começar a montar um marketplace 

representacao de como montar um marketplace

Para saber como montar um marketplace, primeiro você precisa entender que o processo requer muito planejamento, como qualquer outro negócio. 

Sendo assim, o começo da jornada não foge do padrão de qualquer novo empreendimento. Ou seja, comece por realizar um bom estudo de mercado. 

Preparamos alguns números que chamam a atenção e podem ajudar na sua pesquisa inicial. Embasamento e informação é sempre o caminho mais seguro para fazer escolhas. 

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Dados comprovam o potencial do modelo de negócio 

Diversas pesquisas indicam a evolução dos marketplaces nos últimos anos. Em 2020, o faturamento desses canais ganhou destaque ao superar o resultado do e-commerce em geral. 

Conforme estudo realizado pela empresa Ebit | Nielsen, na comparação com 2019, os marketplaces cresceram 52% enquanto o comércio eletrônico apresentou crescimento de 41%. 

Nos períodos seguintes a tendência se consolidou. Atualmente, as 10 principais empresas de e-commerce do Brasil também estão vendendo seus produtos nesses canais de venda. 

A prática de anunciar produtos nas plataformas ganhou ainda mais força com o surgimento de inúmeros marketplaces de nicho. A diversificação de plataformas tem sido uma das estratégias de maior sucesso entre os vendedores.  

Nichos de mercado são promissores para criar um canal de vendas próprio 

Como mencionamos, os canais especializados em nichos ganharam espaço com o crescimento do e-commerce.  

Essa abertura de novas frentes ampliou o conceito de marketplace e gerou oportunidade também para quem quer empreender online.     

Atualmente, é possível encontrar plataformas especializadas em produtos dos mais diferentes segmentos como brinquedos, móveis e decoração, artigos esportivos e até petshop. 

Encontrar um nicho promissor é uma das melhores maneiras de montar um marketplace com boas perspectivas de venda.  

Se você já vende online, busque algum segmento específico com o qual já tenha familiaridade e pesquise oportunidades. 

Neste ponto, é importante avaliar a concorrência, analisar a viabilidade do negócio e descobrir onde o cliente busca produtos do nicho.  

Considerar a demanda do mercado é essencial para começar o planejamento do modelo de vendas. 

Por que investir em um markeplace de nicho?  

Ao montar o seu próprio marketplace, é claro que você pode focar em vendas amplas, de segmentos variados.  

No entanto, terá que considerar a forte concorrência de marcas consolidadas no país como Americanas, Magazine Luiza, Shopee e o próprio Mercado Livre. 

Focando em um nicho de mercado você diminui a competição. A oferta de produtos de um determinado segmento também costuma atrair clientes mais preparados para a compra, aumentando a conversão de vendas do canal. 

O que você precisa para montar um marketplace próprio 

Depois de realizar um estudo de mercado e definir o nicho de atuação do seu canal de vendas, é preciso montar o plano de negócio. 

Nessa etapa, é fundamental considerar os aspectos financeiros, jurídicos e técnicos envolvidos na operação. 

A seguir, falamos de alguns dos pontos essenciais para começar a criar um marketplace, seja a partir do seu e-commerce ou do zero.  

Modelo de monetização da plataforma 

O nicho de atuação do marketplace irá definir toda a sua operação. Após escolher um segmento para atuar, você precisa fazer outras definições importantes como modelo de monetização da plataforma. 

No Brasil, a cobrança de uma taxa de comissão é a prática mais comum entre os principais marketplaces. Porém, também é possível optar pela cobrança de uma mensalidade e até apostar na venda de espaços publicitários. 

O formato ideal deverá estar alinhado com o seu nicho e com os objetivos traçados no plano de negócio. 

Leia também: Como funciona a taxa de comissão dos marketplaces 

Tributação e aspectos jurídicos 

Ao começar um negócio novo, você precisa estar ciente de temas como a tributação e os aspectos jurídicos da empresa. 

O seu canal de vendas deverá ter um CNPJ próprio para emitir nota fiscal pela prestação de serviço como intermediador de negócios.  

Os termos de uso e política de privacidade da plataforma também devem ser definidos e elaborados com cuidado. 

O ideal é contar com o auxílio de profissionais especializados para lidar com os aspectos financeiros, contábeis e jurídicos do negócio.  

Esses pontos são imprescindíveis para garantir a viabilidade e a segurança do seu canal de vendas. 

Parceiros estratégicos simplificam a jornada 

Montar um marketplace não é simples, exige a organização de uma infraestrutura formada por pessoas especializadas e tecnologias apropriadas. Além de um bom plano de negócio.  

Entretanto, existe uma maneira de simplificar essa jornada: escolher parceiros estratégicos.  

Formar parcerias com outras empresas da área ajuda a montar o negócio com maior agilidade e aumentar o potencial de vendas da plataforma. 

A construção do relacionamento com os parceiros é uma das chaves para garantir a escalabilidade do marketplace. Esse apoio pode acontecer tanto na parte técnica como operacional. 

Abaixo listamos alguns tipos de parceiros estratégicos para otimizar o seu negócio: 

Conclusão 

Buscamos reunir neste artigo alguns aspectos importantes sobre como montar um marketplace. Nosso objetivo é mostrar parte desse caminho para que você possa aproveitar a tendência de mercado e crescer no universo de vendas online. 

A jornada como empreendedor digital é complexa e requer muita dedicação. Os pontos destacados aqui são apenas algumas das etapas que devem ser recorridas para montar e operar a plataforma. 

Você sente que está preparado para aprofundar o conhecimento sobre o tema? Então, recomendamos a leitura do nosso Guia Estratégico – Como montar um marketplace. 

Com este material você tem acesso a um passo a passo detalhado para se tornar um marketplace.  

Também preparamos dicas exclusivas sobre como tracionar e escalar vendas e cuidar do seu negócio de ponta a ponta. Baixe gratuitamente agora mesmo! 

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