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Dicas para aproveitar o Dia do Esportista e alavancar as suas vendas online

17 de fevereiro de 2022 | Nenhum comentário

O Dia do Esportista pode representar uma ótima oportunidade promocional para vendedores que atuam no e-commerce. O segmento esportivo conta com marketplaces especializados que movimentam as vendas do setor.

Segundo um estudo realizado pela empresa de tecnologia e publicidade Criteo, nos primeiros meses de 2021 a venda online de artigos esportivos teve um crescimento de 127%. O resultado aparece em uma comparação com o ano anterior.

Para aproveitar essa tendência, não basta anunciar de forma usual, como em qualquer outro dia do ano. O ideal é avaliar a melhor forma de explorar as oportunidades e fazer o planejamento da campanha promocional.

Itens da categoria Esporte e Lazer fazem sucesso, mas apenas continuar anunciando como em qualquer outro dia do ano não vai alavancar suas vendas, não é?

Neste artigo trazemos dados importantes para te ajudar nesta tarefa. Vamos falar sobre a data comemorativa e quando começar a se preparar para o evento. Você também vai encontrar dicas valiosas para alavancar as vendas no período.

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Quando é o Dia do Esportista?

O Dia do Esportista é comemorado em 19 de fevereiro e começou ser celebrado no Brasil com a instituição do Dia do Desporto. A data está prevista em um artigo da Lei 8.672, conhecida como Lei Zico, de 6 de julho de 1993.

A instituição de uma data para celebrar o esporte teve como principal objetivo conscientizar sobre a importância da atividade física na sociedade.

O estabelecimento de uma data comemorativa estimula o incentivo à prática de esportes para promover um estilo de vida mais saudável. A base da sua campanha de vendas pode partir justamente desse enfoque e mais adiante nós vamos falar sobre isso.

Como planejar uma campanha de vendas para a data

artigos para vender no dia do esportista

Para executar a sua campanha de vendas com maior eficiência, sugerimos começar o planejamento com o máximo possível de antecedência.

Como estamos falando de uma data sazonal que acontece logo no início do ano, é preciso cuidar para o tempo não ficar apertado. Nesta época temos uma sequência de festas, férias, carnaval e volta às aulas.

Quando falamos de qualquer data promocional do varejo aconselhamos ter um calendário para o seu e-commerce.

Montar antecipadamente o cronograma de todo o ano é a melhor maneira de não perder nenhuma oportunidade de venda e planejar de forma estratégica

No planejamento, você precisa nas formas de aproveitar o Dia do Esportista para turbinar as vendas. Primeiro avalie como o evento encaixa com o seu negócio. Pense em produtos/serviços que atendem bem esse público e se conectem com o tema.

Se você é especializado no nicho esportivo, terá ainda mais possibilidades de explorar o assunto. Abaixo separamos algumas ideias para aproveitar a data.

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Ideias para e-commerce do nicho esportivo

O segmento esportivo possui um apelo muito interessante ligado à qualidade de vida e saúde. Isso abre portas para você explorar, por exemplo, a criação de conteúdos relacionados ao tema.

Aproveite a ocasião para mostrar que entende do assunto. Esta é uma excelente oportunidade de comunicar para os seus clientes qual é o propósito da sua marca e gerar conexão.

Para produzir conteúdos, não esqueça de ter claro quais são os melhores canais para conversar com o cliente. Não adianta fazer postagens nas redes sociais porque outras empresas estão fazendo, se o seu público costuma preferir ler e-mails.

O segmento possui inúmeros perfis, como esportistas profissionais, entusiastas da vida fitness, profissionais da saúde, colecionadores e fãs de atletas ou clubes, entre outros.

Por isso, conhecer as pessoas que compram na sua loja é um ponto-chave para a campanha promocional.

Pense também em ideias relacionadas aos seus produtos. Que tal ampliar o seu portfólio de ofertas e anunciar os lançamentos no Dia do Esportista. Ofereça cupons de desconto e outros benefícios para quem comprar nesta data.

Venda mais no Dia do Esportista através dos marketplaces de nicho

Vender em markeplaces é uma das melhores estratégias para crescer no e-commerce. Esses canais de venda ganharam força nos últimos anos e as plataformas de nicho merecem destaque nesse contexto.

Normalmente, em datas sazonais os markeplaces realizam promoções que impulsionam as vendas dos lojistas e beneficiam o consumidor. Aproveitar esse impulso é uma boa maneira de aumentar os resultados em eventos.

Verifique com os canais em que você anuncia os seus produtos se eles estão planejando alguma ação especial para o Dia do Esportista. Caso a resposta seja positiva, inclua essa estratégia no seu planejamento.

Leia também: Por que vender em marketplaces de nicho?

Principais marketplaces do nicho esportivo

Entre os principais marketplaces do nicho esportivo atualmente estão Netshoes e Centauro. As duas marcas são referência de mercado e trabalham de maneira totalmente especializada.

Para potencializar ainda mais a sua estratégia, você pode aproveitar outros marketplaces que são focados em moda, por exemplo, se isso fizer sentido para o seu negócio.

Independente de como for a sua campanha promocional, é indispensável assegurar-se de que a estratégia está alinhada com o seu público.

Prepare a operação de vendas para lidar com a demanda das ações promocionais

Uma etapa muito importante no planejamento de uma ação promocional é estruturar a operação para atender a demanda de vendas do evento.

Pense e todos os detalhes, desde conferir como está o seu estoque, o plano logístico, até o atendimento ao cliente. Afinal, você não quer que uma ação promocional promissora se transforme em uma grande dor de cabeça, certo.

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