Além de ser o hub integrador de vendas em marketplaces mais completo do Brasil, o ANYMARKET agora passa a operar em 7 países da América Latina. A expansão internacional está acontecendo através da aquisição da empresa uruguaia Sagal, hub de integração líder de mercado no seu país de origem.
Conversamos com o CEO do ANYMARKET, Rodolfo Helmbrecht, para entender como está acontecendo esse movimento. Neste artigo, ele conta quais são os impactos e benefícios da internacionalização para os sellers e para todo o segmento.
Aquisição da Sagal pelo ANYMARKET
O ANYMARKET é uma plataforma de centralização e automatização de vendas em marketplaces desenvolvida pelo DB1 Group. Desde a sua criação a marca sempre teve o foco em fortalecer o ecossistema do e-commerce.
Ao longo dos últimos anos, com o crescimento do comércio eletrônico, a marca ganhou espaço no mercado e conquistou grandes clientes como Electrolux, LENOVO, Netshoes, Levi’s, Lacoste e outros.
E fechou parcerias com marcas de peso no segmento como Mercado Livre, Magazine Luiza, Amazon, Americanas e Shopee. Também foi o primeiro hub integrador a conquistar o selo Diamante no Magalu e o selo Planitum no Meli, tanto Brasil como Argentina.
Atualmente mais de 2 mil sellers utilizam a plataforma que oferece um enorme leque de parcerias técnicas e comerciais. O hub integra com mais de 100 softwares entre eles plataformas de e-commerce, ERPs e os maiores canais de venda do país.
Uma das principais características do ANYMARKET é a robustez da sua infraestrutura, ideal para empresas que lidam com grandes volumes de pedidos. A tecnologia garante a otimização das vendas em diferentes canais, com segurança e estabilidade.
Expansão internacional ANYMARKET
Há mais de dois anos aconteceu o primeiro passo da expansão internacional ANYMARKET com a implementação da plataforma na Argentina. Agora a operação também chega ao Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru.
Segundo Rodolfo Helmbrecht, CEO do ANYMARKET, o movimento inicial foi importante para conhecer o mercado e começar a investir na globalização da plataforma. “Entendemos que a estratégia de expansão regionalizada é um passo importante para a nossa visão de futuro”.
O futuro, que menciona Rodolfo, é ampliar a carteira de sellers globais e países de atuação, começando pela América Latina. “O ANYMARKET tem como propósito facilitar o processo para que seus clientes vendam produtos de qualquer lugar para qualquer lugar do mundo em diferentes canais”, complementa.
Com a aquisição da Sagal, o quadro de sócios da empresa passa a fazer parte da estrutura societária do ANYMARKET. Para Rodolfo, a chegada de mais pessoas qualificadas potencializa a capacidade de atuação global da marca.
Como aconteceu a aquisição da Sagal
Quando as conversas entre Sagal e ANYMARKET começaram, as duas empresas tinham um grande objetivo em comum, expandir a operação por toda a América Latina.
De acordo com o sócio proprietária da Sagal, Alejandro Tocar, o fit cultural foi instantâneo e as visões das empresas estavam muito alinhadas. “Por isso, quando surgiu a opção de colaborar dessa forma nós não tivemos duvidas”.
Para Alejandro, ser ANY permitirá atingir o objetivo que vinha sendo planejando e com a vantagem de contar com toda a expertise da plataforma no mercado brasileiro.
“Combinando a plataforma multicanal que foi construída pelo ANYMARKET e nossa capacidade de gerenciar integrações locais rapidamente, atingiremos nossos objetivos mais rápido”, considera.
Conheça um dos cases de sucesso do ANY: saiba neste outro artigo aqui como a Móveis Esplanada evitou prejuízos migrando a operação em marketplaces para o hub com agilidade e total segurança.
Mudanças e benefícios para os sellers
A expansão internacional do ANYMARKET é motivada pelo propósito de facilitar o acesso dos seus clientes e parceiros ao mercado global.
Para isso, a empresa está inovando constantemente, tanto em tecnologia como em movimentos comerciais.
Questionado sobre o impacto dessa aquisição para os vendedores da plataforma e parceiros do hub, Rodolfo explica que surgem novas oportunidades.
“Clientes que já utilizam a plataforma podem evoluir para novos mercados na América Latina junto ao ANYMARKET. E novos clientes agora contam com a possibilidade de realizar contratos globais, com mesmo o nível de serviço e qualidade para todas as suas operações”.
Expansão internacional – Desafios e um olhar para o futuro
A aquisição da Sagal foi mais um passo do ANYMARKET em direção ao projeto de ser um hub global de integração de vendas em marketplaces.
Rodolfo explica que entender o contexto das vendas em cada lugar e se adaptar a isso é um grande desafio. Assim como, evoluir as soluções na velocidade que o mercado exige.
Porém, a empresa está preparada para isso e, atualmente, já conta com equipes multidisciplinares atuando em cada um dos países em que o hub está presente. E assim deve seguir a expansão, inclusive para outros continentes.
Confira também: Cross-Border: Guia completo