Contratar um hub de integração é o caminho ideal para escalar as vendas online com segurança e eficiência. Porém, escolher entre os melhores integradores de marketplace pode não ser uma tarefa tão simples.
Para ajudar nesse processo é aconselhável adotar algum modelo de tomada de decisão. No mercado há diversas ferramentas utilizadas por grandes empresas e empreendedores que são muito úteis.
Um bom método, por exemplo, é a matriz de decisão. A ferramenta auxilia na avaliação de fatores importantes e na análise estratégica de definição da melhor plataforma.
Independentemente do método que você escolha, os critérios de análise devem ser muito bem definidos. Eles precisam estar alinhados com o planejamento do seu e-commerce.
E que critérios seriam esses? Para ajudar no seu processo de escolha, neste artigo listamos os fatores mais importantes na contração de um integrador que acompanhe o seu crescimento. Você está preparado para escalar as vendas em marketplaces?
Entenda melhor o que são os integradores de marketplace
Os integradores de marketplaces são ferramentas que centralizam a gestão do negócio em um painel único, permitindo que os processos sejam otimizados, automatizados e aprimorados.
Por isso, a plataforma costuma ser essencial para sellers que desejam expandir a operação de vendas para múltiplos canais. Através da sincronização de informações, o hub garante o mínimo de erros e gera dados em tempo real.
Com a rotina operacional automatizada, recursos avançados de Inteligência Artificial e acesso a dashboards completos, o seller é capaz de vender mais, com menos esforço e maior precisão.
Quais são as principais vantagens de um integrador de marketplace
Quando o seller toma uma decisão informada e contrata o software ideal para as suas demandas, o hub é capaz de alavancar as vendas e impactar positivamente os resultados.
Algumas das principais vantagens da centralização operacional em um integrador são:
- Gestão unificada da operação: a centralização reduz a complexidade e a necessidade de gerenciar cada plataforma individualmente.
- Automatização de tarefas: tarefas repetitivas são automatizadas, como a sincronização de estoque e catálogo, minimizando erros e aumentando a eficiência administrativa.
- Maior controle do estoque: com total controle logístico, o hub garante que os produtos estejam sempre disponíveis para evitar quebras de estoque e prejuízos financeiros e de reputação.
- Orientação por dados: a plataforma fornece relatórios gerenciais que permitem acompanhar suas vendas em tempo real, ajudando a tomar decisões orientadas por dados concretos.
- Precificação automatizada: algumas ferramentas de integração oferecem recursos avançados de precificação, ajudando a equilibrar a competitividade de preços com a margem de lucro desejada.
- Infraestrutura segura: integradores mais robustos podem lidar com grandes volumes de vendas em diferentes canais, garantindo a estabilidade e a segurança das operações.
Escolher o melhor hub impactará no crescimento do seu negócio
Ter um hub de integração com marketplaces permite automatizar as vendas para focar no que realmente importa: a sua estratégia de crescimento.
Se você lida com grandes volumes de pedidos, possivelmente, já percebeu a necessidade de otimizar a operação para conseguir acompanhar a demanda do mercado.
A gestão centralizada dos anúncios, estoque, emissão de notas fiscais e acesso a ferramentas de inteligência de dados são alguns dos atributos básicos de um hub.
Porém, neste artigo estamos falando de dar um passo além e buscar a escolha ideal entre os melhores integradores de marketplace.
A nossa intenção é que você consiga entender quais funcionalidades avançadas vão realmente impactar nos resultados do seu negócio e mostrar quais são os critérios essenciais para escolher uma ferramenta de centralização que permita escalar as vendas.
Um hub de integração de marketplace para grandes players
Para falar sobre todos esses critérios, vamos usar como exemplo o caso do ANYMARKET. O hub de integração marketplace líder na América Latina e certificado por Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza.
Com uma infraestrutura robusta e, ao mesmo tempo, flexível, o ANY atua em 7 países latino americanos e é considerado o hub dos grandes players.
Conta com mais de 2,5 mil clientes e está integrado a centenas de plataformas como marketplaces, ERPs e outros softwares de e-commerce.
7 critérios para encontrar o integrador de marketplace ideal para o seu negócio
Como comentamos no início, para analisar os melhores integradores de marketplace do mercado você precisa definir critérios de avaliação.
Escolher um método de tomada de decisão irá garantir uma escolha mais assertiva e evitar dores de cabeça na implantação do hub e no uso da ferramenta no dia a dia do negócio.
Realizar o processo de avaliação e definição de forma criteriosa valerá a pena. Para ajudar, listamos aspectos relevantes para definir as prioridades na escolha. Confira!
1. Facilidades para a rotina operacional
Começamos pelo básico e indispensável que você deve esperar de qualquer integrador de marketplace. Ainda que pareça óbvio, é importante colocar as funções básicas da ferramenta na sua matriz de decisão.
A centralização das vendas, assim como o controle de pedidos, estoque e configuração de preços diferentes por marketplace são operações básicas. O hub deve, minimamente, ter a capacidade de otimizar e agilizar todas essas etapas.
2. Número de plataformas integradas
Não há como pensar em escalar vendas online sem pensar na expansão de canais. Por isso, você deve observar a quantidade de integrações oferecidas pelos hubs analisados.
Fique atento ao ecossistema da ferramenta e se ela possui integração com outras plataformas e ERPs úteis para o seu negócio.
Vendedores que buscam maior flexibilidade no desenvolvimento da operação ainda precisam observar se o hub tem integração por API. Este tipo de desenvolvimento garante um maior espaço para inovação e adaptação das funcionalidades à demanda do seller.
Se você vende em um nicho de mercado, pode ser interessante investir em canais especializados no seu segmento.
Através do ANYMARKET, por exemplo, é possível integrar com marketplaces que são focados em móveis, moda, autopartes, entre outros.
3. Infraestrutura dos melhores integradores de marketplace
Grandes operações em marketplaces exigem uma infraestrutura robusta e segura. Para quem pensa em crescer, esse é um dos critérios mais importantes.
Você precisa contar com um hub capaz de acompanhar com estabilidade grandes volumes de venda em diferentes canais. Uma boa maneira de avaliar este ponto é observar o desempenho das plataformas durante a Black Friday.
O integrador de marketplace precisa ter uma excelente estrutura tecnológica para lidar com a demanda de pedidos do maior evento promocional do e-commerce como a Black Friday.
Números do ANYMARKET
O ANYMARKET atende mais de 2,5 mil clientes, incluindo grandes players do mercado. Há mais de 2800 lojas operando através da plataforma, com cerca de 40 milhões de SKUs.
Nas últimas edições da Black Friday, a plataforma teve 100% de eficiência no processamento de pedidos e atendimento dos sellers.
Para garantir essa eficiência, entre outras ações, o hub migrou a infraestrutura de servidores para um datacenter nos Estados Unidos.
Desde então, o processamento das vendas é feito por servidores da Amazon Web Service. A migração garantiu mais segurança e agilidade para a operação.
Devido a sua robustez e eficiência, entre outros atributos, o hub foi o primeiro a conquistar os selos Platinum no Mercado Livre e Diamante no Magazine Luiza. Essas certificações dos próprios marketplaces também são bons parâmetros para avaliar as ferramentas disponíveis no mercado.
Veja também: Amazon Marketplace: vale a pena anunciar neste canal?
4. Atendimento e serviço
O serviço e suporte oferecido pelo integrador de marketplace é tão importante quanto a parte técnica e a tecnologia.
No ANYMARKET, por exemplo, o processo de onboarding acontece de maneira assistida. A implantação é acompanhada de perto por um especialista da área.
Esse suporte de implantação do hub acontece até a primeira carga de produtos nos marketplaces, momento chamado “go live”.
Depois disso, o cliente é acompanhado por um analista de sucesso (CS – costumer sucess) que fica à disposição para as etapas seguintes.
Ao avaliar o atendimento das opções disponíveis entre os melhores integradores de marketplace, também considere como é o serviço durante a operação.
Como é o apoio do atendimento durante o uso da ferramenta? A resolução rápida de problemas do dia a dia é indispensável para quem tem uma grande operação.
No ANY, o serviço de suporte varia conforme o plano contratado. Todos os pacotes contam com atendimento por chat.
No plano mais completo, o hub oferece atendimento humanizado através de diversos canais como WhatsApp. O cliente ainda conta com um CS e repasses mensais.
Quando estiver analisando o atendimento dos hubs, não deixe de considerar os serviços conforme o plano escolhido. Colocar os dados corretos na matriz de decisão é determinante no resultado do modelo.
Gostaria de aprender mais sobre a integração de projetos para grandes e-commerces com o auxílio de integradores de marketplace? Confira no vídeo abaixo:
5. Plataformas com o CORE nas vendas em marketplace
Escolher um integrador que como CORE as vendas em marketplaces é uma forma de acompanhar as atualizações constantes do mercado.
Normalmente, a plataforma desenvolve novas funcionalidades conforme as tendências.
Quando o hub tem uma boa parceria com os marketplaces, costuma participar de testes exclusivos de funcionalidades e está sempre atualizado com as mudanças desses canais de venda.
Consequentemente, os vendedores que operam através da plataforma são os primeiros a ter acesso a essas tendências e mudanças.
6. Neutralidade comercial
A neutralidade comercial é um ponto relevante para incluir nos seus critérios de decisão. Esse atributo se refere ao fato de que o integrador não é parte de nenhum grupo de marketplace.
Priorizar plataformas que não estão vinculadas a nenhum canal de venda garante que as suas necessidades serão atendidas com qualidade independente do canal em que você deseja vender.
Normalmente, se o hub está vinculado a algum marketplace, ele tende a priorizar as funcionalidades deste canal.
Além disso, a ferramenta fica atrelada às mudanças de estratégia do grupo. Isso pode deixar a operação sujeita a mudanças inesperadas de posicionamento comercial e de mercado.
7. Preço X custo-benefício
Um erro comum de muitos empreendedores é escolher as ferramentas operacionais pelo preço. Não é recomendado contratar a mais barata para testar nem a mais cara pressupondo ser a melhor.
No processo de decisão é necessário trocar o atributo “preço” por “custo-benefício”. Não esqueça que você está buscando o hub ideal entre os melhores integradores de marketplaces.
Na matriz de decisão, olhar apenas o preço é simplificar demais um método que requer ponderação e análise.
Ao pensar em custo-benefício, você deve levar em consideração o planejamento de média e longo prazo. Onde você quer chegar com as vendas em marketplaces?
Outra pergunta interessante para esse critério é: qual nível de escalabilidade você quer ter no seu negócio?
Segundo essas respostas, você entenderá o valor de escolher um hub que acompanha esse crescimento com flexibilidade e segurança.
Para determinar o custo benefício de cada plataforma, você deverá considerar todos os critérios estabelecidos. São os atributos do hub, em relação ao preço, que ajudarão a concluir o valor da ferramenta para o seu negócio.
Como escolher o melhor integrador de marketplace?
Agora que você já tem boas sugestões de critérios essenciais para escolher entre os melhores integradores de marketplaces, é hora de colocar a mão na massa.
Avalie o que é importante para o seu negócio e monte a sua própria matriz de decisão.
Faça uma boa pesquisa de mercado e não esqueça que é fundamental pensar a médio e longo prazo. Priorize escolher uma plataforma que possa acompanhar o futuro do seu negócio online.
Quer saber mais sobre como o integrador ANYMARKET pode ajudar você nesse processo? Entre em contato para encontrar a solução ideal e escalar as suas vendas em marketplaces.
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