Aprimorar a cadeia de suprimentos com a prática de Ship From Store pode ser uma alternativa viável para sellers que desejam atender a demanda do e-commerce por experiências de compra mais rápidas e satisfatórias.
O modelo redefine a forma como os pedidos online são atendidos, utilizando não apenas centros de distribuição, mas também lojas físicas para agilizar a entrega dos produtos.
A logística é um dos pontos mais importante de qualquer operação de vendas online e o contexto atual requer a busca por diferentes soluções que possam melhorar o processo.
Quer saber mais sobre essa modalidade que vem ganhando força no comércio eletrônico? Neste artigo vamos explicar o que é a prática de Ship From Store e conhecer seus benefícios.
Também preparamos algumas dicas para implementar o método e melhorar a capacidade operacional do seu negócio, aprimorando a experiência do cliente e, inclusive, reduzindo custos. Confira!
O que é Ship From Store (SFS)
O termo em inglês Ship From Store (SFS), poderia ser traduzido para o português como “enviar da loja”, porém é utilizado no e-commerce no seu idioma original para designar um modelo logístico que vem se popularizando entre grandes sellers.
A prática refere-se basicamente ao despacho de produtos diretamente do estoque de uma loja física para o local de entrega escolhido pelo cliente. Ou seja, neste caso, o envio não é feito a partir de um centro de distribuição centralizado.
Como podemos perceber, a modalidade possui uma proposta diferenciada de outros modelos tradicionais de envio de produtos vendidos online.
A integração com lojas físicas, como locais de processamento e despacho de produtos, permite uma resposta mais ágil aos pedidos feitos em diferentes canais de venda.
Para implementar o modelo é necessário, entre outras coisas, ter uma integração eficiente de sistemas que garanta uma operação com o mínimo de falhas. Também é essencial ter um conjunto de lojas físicas com localização estratégica e contar com rastreamento em tempo real de toda a jornada de compra. Vamos falar sobre todos esses pontos mais adiante.
Benefícios do SFS
Podemos considerar que um dos grandes diferenciais do SFS é a localização estratégica das lojas. Ao escolher locais dispersos por diferentes zonas é possível potencializar a estratégia logística e fortalecer esse processo.
Além disso, o modelo oferece maior flexibilidade operacional em comparação com as práticas convencionais.
A capacidade de utilizar diferentes estoques físicos possibilita uma adaptação mais ágil às flutuações sazonais na demanda e a realização de ajustes dinâmicos nos volumes de inventário e na capacidade de atendimento.
Os benefícios financeiros também são evidentes. Ao enviar diretamente das lojas, o seller pode diminuir os custos associados ao transporte de mercadorias a grandes distâncias, por exemplo, especialmente para pedidos locais, em que a entrega é realizada de maneira mais econômica.
No entanto, para ter esses e outros benefícios do modelo, é imprescindível fazer uma pesquisa de mercado e planejar a implementação conforme o contexto próprio do negócio. A meta deve ser equilibrar as operações online com as tradicionais lojas físicas para garantir uma experiência de cliente consistente e eficaz.
Abaixo listamos os principais benefícios do Ship From Store:
- Maior rapidez na entrega
- Redução de custos de armazenamento e envio
- Otimização de estoques
- Maior flexibilidade logística
Dicas para implementar o Ship From Store no seu negócio
Antes de implementar o Ship From Store no seu negócio online, é importante considerar os aspectos do modelo e avaliar com critério se eles estão alinhados com os seus objetivos. Ter a estrutura necessária para a sua execução também é indispensável, claro.
Assim como qualquer outra prática no e-commerce, o uso do SFS requer uma abordagem estratégica e cuidadosa para não terminar resultando em um grande prejuízo para o seller.
Podemos dizer que, de maneira geral, uma implementação de sucesso do método busca um equilíbrio entre todos os pontos operacional, online e offline, e comprometimento com a eficiência e a melhoria contínua.
Para ajudar você a analisar o processo e entender como seria implementá-lo, destacamos algumas dicas de pontos importantes para o modelo logístico:
Integração de sistemas
A precisão é um dos pontos vitais do Ship From Store. Por isso, é inevitável trabalhar com a integração de sistemas. O uso de ferramentas de apoio, como um ERP, vão garantir que o estoque esteja atualizado em tempo real, por exemplo, evitando erros no processo logístico.
Se você vende em marketplaces, a operação é ainda mais complexa. Neste caso, também é imprescindível usar um hub de integração de vendas para conectar todos os canais e seu sistema de gestão.
O integrador é a ferramenta mais completa para vender sem falhas e ainda gera acesso a dados exclusivos que fazem a diferença na tomada de decisões estratégicas.
Padronização de processos
A padronização de processos é tão importante quanto a integração de sistemas. Organize cada ponto da operação e estabeleça ordem nas etapas que devem ser replicadas em todas as lojas. Isso ajuda a manter a consistência operacional e a evitar discrepâncias nos procedimentos entre diferentes localidades.
Gestão de estoque
Manter o controle do estoque em tempo real é vital. A integração de sistemas e a padronização dos processos ajudarão nesse ponto, essencial para evitar problemas como vendas excessivas de um mesmo produto ou a indisponibilidade de itens.
Equipe treinada
Capacite toda a sua equipe para lidar com o processamento integrado de pedidos online e despacho nas lojas físicas. O treinamento adequado garantirá a compreensão do método para executar as tarefas de maneira acertada e melhorar o atendimento.
Localização estratégica
A localização estratégica das lojas físicas para despacho dos produtos é uma das vantagens do modelo. Não esqueça de planejar com cuidado esse ponto e estabelecer locais que estejam geograficamente bem posicionados para atender a sua demanda de pedidos online. Use dados dos seus padrões de venda para ter insights sobre os pontos mais adequados de estoque.
Otimização de layout nas lojas
Reorganize o layout das lojas, se necessário, para facilitar a separação eficiente de produtos que serão despachados por pedidos online. Um bom exemplo é designar áreas específicas para o processamento das vendas do e-commerce.
Rastreamento em tempo real
Uma ação básica é implementar um sistema de rastreamento em tempo real, que permita aos clientes acompanhar o status de seus pedidos, desde o processamento até a entrega. Desta forma você aumenta a transparência e a confiança do cliente, garantindo uma experiência de compra mais satisfatória.
Análise de dados e desempenho
Conte com sistemas que permitam analisar dados para monitorar o desempenho da sua logística SFS. Avalie métricas como tempo de processamento, precisão de pedidos e tempos de entrega para identificar áreas de melhoria contínua.
Testes
Se você tem uma grande operação de e-commerce, antes de implementar o método em escala, conduza testes em algumas lojas. Com isso, você poderá identificar desafios, falhas e oportunidades de ajustes dos processos.
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