Independentemente do tempo que você atua no mercado digital, é certo que a gestão de lojas virtuais é um dos processos mais importantes para garantir o crescimento da operação. Afinal, é por meio da organização do seu e-commerce que as áreas conseguem trabalhar para evoluir consistentemente.
Muito além de contar com uma boa plataforma de vendas e cadastrar seus itens, a gestão de loja virtual compreende uma série de outras ações para ser eficiente. Só assim seus produtos serão vistos pelas pessoas, destacando-se da concorrência com direito a benefícios que irão atrair os consumidores.
Por ser bastante processual, a gestão do e-commerce precisa ser bem dividida e planejada. Nesse momento, contar com apoio estratégico de outras áreas é fundamental, para não haver sobrecarga. Além disso, dessa maneira, você garante que as melhores práticas de administração estarão presentes na sua operação.
Neste artigo, você encontrará seis dicas para uma gestão de lojas digitais eficaz e completa. Assim, consegue focar o crescimento da operação. Continue a leitura e confira!
Dicas para uma gestão de lojas virtuais sem erro
Existem práticas que podem tornar a gestão de lojas virtuais mais simples, assertiva e, evidentemente, focada em atrair resultados para seu e-commerce. Mais do que conhecê-las, é importante revisitá-las com frequência, para que continuem atualizadas conforme sua marca se expande.
Com essas seis dicas, você também conseguirá ter visibilidade sobre quais áreas podem ser envolvidas em cada etapa. Dessa forma, compartilha com os times internos as tarefas, tornando o processo menos complexo.
1. Crie um planejamento estratégico
O planejamento estratégico é parte integral da gestão de loja virtual. Geralmente, ele acontece ao fim do ano vigente, para preparar metas e objetivos para o período seguinte. Em outras palavras, em 2024, é preparada a operação para 2025 (e assim consecutivamente).
É fundamental que seu público-alvo seja definido com base em dados reais da sua operação.
A partir das informações sobre seu público-alvo, pode-se criar um perfil ideal de consumidor (também conhecido como persona). Com isso, direcionar as ações durante a gestão de loja virtual será ainda mais eficaz.
Seu público-alvo e sua persona irão definir campanhas promocionais, estratégias de marketing, composição de estoque e até precificação. Logo, diversas etapas da gestão de e-commerce são atravessadas por seu perfil ideal de consumidor.
Assim, demande tempo e esforço para conhecê-lo profundamente, pois o público-alvo possui papel central dentro da gestão de lojas virtuais.
4. Invista em marketing
É através do marketing que os usuários conhecem, interagem e, evidentemente, compram da sua loja. Por isso, contar com estratégias focadas em publicidade digital é fator indispensável para que um e-commerce tenha bons resultados.
Existem, atualmente, inúmeras abordagens dentro do marketing digital. Mídias pagas, SEO, e-mail marketing e redes sociais são as mais comuns e costumam trazer crescimento. Na hora de decidir onde investir mais esforço e dinheiro, novamente, é preciso consultar seu planejamento estratégico.
De qualquer forma, o ideal é ter equilíbrio e trabalhar todas as estratégias em conjunto. Mídias pagas tendem a trazer conversões com mais agilidade, porém estratégias de SEO e e-mail marketing podem trazer excelentes impactos em longo prazo.
Se você vende em marketplaces, é válido pesquisar as melhores práticas de marketing para esses canais. A maior parte das marcas possuem especificações para os produtos terem destaque em relação à concorrência.
Os marketplaces também possuem campanhas sazonais que podem trazer ótimas vendas. Para participar, é importante ficar atento às especificações das campanhas, já que elas possuem diretrizes de anúncios e de preço.
Com um bom plano de marketing, você realiza uma boa a gestão de lojas digitais e, consequentemente, garante que sua marca será vista e conhecida pelos usuários na grande vitrine que é a internet.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Existem inúmeras ferramentas que podem trazer ainda mais dados, expertise, automação e agilidade para a gestão de lojas virtuais. ERPs, programas de estoque, hubs para centralizar vendas em marketplaces, plataformas de e-mail marketing e outras funcionalidades podem apoiar na hora de impulsionar sua operação.
Tecnologias focadas em e-commerce podem melhorar diversos setores da sua operação.
Na hora de contratar, é fundamental ser estratégico e analisar o mercado. Caso você venda em marketplaces, uma plataforma de centralização e automação para gerir a operação nos canais de vendas é uma excelente opção.
Da mesma forma, um ERP e uma ferramenta de gestão de estoque são essenciais para acompanhar as vendas e assegurar que não ocorrerão problemas na hora de vender os produtos.
Nesse momento, contar com os times especializados em cada um dos setores é de extrema importância, porque são eles quem possuem domínio das demandas cotidianas para indicar opções que se conectarão aos objetivos do negócio e, a partir disso, trarão resultados.
6. Possua o melhor atendimento
A última dica para uma gestão de lojas virtuais estratégica está no time de atendimento. É preciso fornecer respostas rápidas, de acordo com as necessidades do consumidor. Caso contrário, as chances de ele converter com a concorrência aumentam significativamente.
Para além de treinar o time de atendimento, é interessante pesquisar ferramentas que tornarão o SAC ainda mais estratégico. Existem opções que permitem categorizar os chamados, para dar atenção àqueles que são mais urgentes, por exemplo.
Portanto, invista em um bom atendimento para garantir uma experiência excelente aos usuários. Dessa forma, as chances de comprarem no seu e-commerce aumentam!
A importância de uma boa gestão de lojas virtuais
Quando falamos sobre a importância de uma gestão de lojas virtuais assertiva, os benefícios são vários. Confira:
- Impulsionamento da operação;
- Melhoria no atendimento;
- Otimização de custos;
- Crescimento de vendas;
- Fidelização de clientes;
Em outras palavras, diversos setores da sua operação são impactados quando você realiza uma gestão de lojas virtuais bem organizada. E, no caso de vendas em outros canais de vendas, isso também acontece. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre gestão de marketplaces e descubra como trabalhar nessas plataformas!
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