De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, 6 em cada 10 empresas estão se preocupando com sustentabilidade. Na prática, este cuidado pode acontecer de diferentes maneiras, desde a utilização de energia limpa até a aplicação de processos de logística reversa, dependendo do foco e do segmento da empresa.
A pesquisa ainda evidencia que 69% dos negócios pretendem investir mais em medidas e ações sustentáveis. As principais razões envolvem economias e melhoria da reputação da empresa frente aos concorrentes de mercado.
Além disso, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), construídos pela ONU, também convidam as empresas a participarem ativamente do cuidado ao meio ambiente. Como exemplo, podemos citar metas como consumo e produção sustentável e energia limpa e acessível.
Como as possibilidades de aplicação da sustentabilidade nas empresas são vastos, este artigo foca em uma ação: a logística reversa. Confira mais sobre o que é, como funciona e quais suas vantagens. Boa leitura!
Logística reversa é o nome dado a todo o processo de recolhimento de algum produto por parte da empresa. Por isso, pode ser dividida em várias etapas, como recolhimento, transporte, armazenagem, seleção, tratamento e descarte final correto dos resíduos.
A logística reversa deve ser devidamente organizada, para evitar problemas legais.
Por isso, envolve planejamento, organização, implementação e acompanhamento de todo o processo, para que seja feito devidamente. Assim, é possível reciclar, recuperar e, se for o caso, descartar corretamente determinados produtos.
Um exemplo claro de o que é logística reversa é o verificado com bebidas de garrafas retornáveis. Ao entregá-las vazias ao supermercado e retirar um refrigerante cheio, a marca irá coletar os cascos, tratá-los e reinseri-los no processo de comercialização.
Caso alguma garrafa esteja danificada, a marca também se responsabiliza por reciclá-la, como possível, ou descartá-la corretamente, dependendo do material.
Além disso, a logística reversa também pode acontecer quando determinado produto apresenta algum problema. Se um lote de certo alimento não está devidamente adequado para consumo, é preciso retirá-lo das lojas utilizando este processo.
Logo, é uma maneira de praticar a sustentabilidade dentro das empresas, ao mesmo tempo que também permite realizar gestões de crise. Por isso, entender mais sobre o processo é fundamental, pois pode vir a acontecer junto ao seu e-commerce.
Agora que você já sabe o que é logística reversa, é interessante compreender quais as etapas deste processo. Afinal, ele é longo e bastante detalhado, o que é fundamental para garantir que está sendo feito corretamente.
Estruturar o processo de logística reversa no detalhe é parte fundamental para que ela funcione.
A logística reversa, inclusive, possui uma fase específica de fiscalização, devido às questões legais por trás do processo. Portanto, é importante conhecer cada etapa!
Sem os consumidores conscientes da importância da logística reversa, será impossível aplicá-la. Afinal, parte do processo consiste na devolução, por parte dos clientes, dos produtos adquiridos.
Esta etapa também poderia ser chamada de educação. Afinal, consiste em explicar para o consumidor como sua empresa organiza a logística reversa, quais os benefícios e porque ele deve aderir ao movimento.
Para isso, campanhas de marketing são grandes estratégias. Comerciais, anúncios, posts nas redes sociais e no blog, assim como uma página dedicada ao tema, ajudam os usuários a se informarem sobre como funciona a logística reversa na sua empresa.
Além disso, vale inserir informações nos produtos, seja nas caixas ou nas embalagens. Assim, o cliente consegue visualizar rapidamente o que deve fazer para que a reutilização e o descarte dos resíduos sejam feitos corretamente.
Neste momento, o consumidor se encaminha a um ponto de descarte para entregar a embalagem ao comerciante ou ao distribuidor. Depois, ela será armazenada corretamente, para ser enviada ao fabricante.
Esta é uma etapa importante porque irá medir o quanto as pessoas realmente estão realizando a logística reversa, ao mesmo tempo que precisa de organização e planejamento por parte do comerciante. Em alguns casos, o armazenamento incorreto pode tornar o produto não adequado à reciclagem.
Em seguida, o comerciante irá encaminhar os produtos devolvidos pelos clientes para a empresa que faz a logística reversa. É importante frisar que o fabricante é o responsável pela tratativa adequada dos resíduos.
A devolução do item ao fabricante irá garantir que ele será devidamente tratado e encaminhado para a próxima fase da logística reversa.
Dessa forma, seja preparando o item para consumo futuro ou descartando-o corretamente, sua empresa quem irá tratar o produto, para que ele realmente tenha um destino sustentável.
O prazo para a coleta do item pelo comerciante e para a devolução para a empresa costuma variar bastante. Tudo irá depender do tipo de produto, da política de logística reversa, e do trânsito até ao fabricante.
A penúltima etapa para compreender como funciona a política reversa é o tratamento do produto. Basicamente, ele pode ser reciclado, reutilizado ou descartado.
Na reciclagem, o item irá ser transformado em um novo produto, com uma utilidade diferente. Como exemplo, podemos citar pneus, que podem se tornar solados de sapato e até matéria-prima para construções, como calçadas e estradas.
Na reutilização, haverá o preparo do produto para que ele possa voltar às prateleiras. No caso de garrafas PET, elas precisam ser higienizadas e inseridas na cadeia de produção, para abastecimento e, depois, encaminhamento aos supermercados.
Por fim, o descarte é a opção quando o item não pode ser reciclado ou reutilizado. Ainda assim, é extremamente importante, já que, na logística reversa, isso precisa ser feito de maneira sustentável. Quando falamos sobre um alimento com lote inadequado para consumo, este é o destino correto para os produtos.
Por fim, acontece a fiscalização de todo o processo. Como a logística reversa é regulamentada por lei, órgãos públicos realizam o acompanhamento das etapas, para garantir que estão de acordo com o que é definido no artigo.
Esta fiscalização pode ser feita pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério Público e até por órgãos estaduais. Portanto, fique atento às políticas descritas na lei, para garantir que seu processo está adequado e cumprindo as obrigações existentes.
Existem dois tipos de logística reversa que podem ser escolhidos pelas empresas na hora de estabelecer o processo. Conhecê-los ajudará a entender qual melhor se encaixa no seu negócio.
A logística reversa pós venda é aquela na qual o item é devolvido à empresa com nenhum ou pouco uso. Geralmente, este tipo de processo acontece quando o produto apresenta defeito, está impróprio para uso ou até por cancelamento da compra (por insatisfação ou arrependimento).
É um direito do consumidor se arrepender da compra e, dessa forma, solicitar a logística reversa.
Tendo em mente que este é um direito dos clientes citado no Código de Defesa do Consumidor, é importante ter preparo para lidar com essas situações.
Se feito corretamente, a logística reversa pós venda pode restituir o valor do produto para a empresa, além de garantir que o item não será descartado de maneira indevida.
Já a logística reversa pós consumo se refere a produtos devolvidos depois de utilizados pelo consumidor (como as garrafas). Neste caso, é preciso todo o processo de tratamento dos materiais, para que eles sejam aptos para reutilização ou sigam para o descarte adequado.
Logo, nesse caso, é preciso ter preparação da empresa, para que os itens devolvidos sejam devidamente tratados. Dessa forma, é possível diminuir o descarte de materiais.
A maneira mais assertiva de realizar a logística reversa pós consumo é inserir, em estabelecimentos de vendas, pontos de devolução. Dessa forma, o consumidor consegue entregar o item e já adquirir outro.
A logística reversa possui uma série de vantagens para empresas e para a sociedade, como:
Agora que você já conhece mais sobre logística reversa, pode se aprofundar em logística em marketplaces. Afinal, esses canais de vendas podem aumentar consideravelmente suas conversões e possuem políticas próprias. Confira o artigo e saiba mais!
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