Mulher comprando online de uma loja confiável depois do e-commerce entender como posicionar anúncio no mercado livre
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Como posicionar anúncios no Mercado Livre: confira dicas

13 de maio de 2024 - Atualizado em: 24 de junho de 2024
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Mulher comprando online de uma loja confiável depois do e-commerce entender como posicionar anúncio no mercado livre

Saber como posicionar anúncios no Mercado Livre pode ter um impacto direto nos resultados do seu negócio. Boas práticas de posicionamento aumentam a visibilidade dos seus produtos no marketplace e influenciam na decisão de compra dos usuários.

Neste artigo queremos explicar em detalhes a importância de investir na configuração adequada dos anúncios e em recursos que interferem no posicionamento. Ao final, listamos diversas dicas estratégicas para começar a implementar melhorias na sua operação de vendas.

Seguir essas orientações pode fazer toda a diferença para não apenas melhorar a visibilidade dos seus anúncios no Mercado Livre, mas também impulsionar o seu faturamento a curto e médio prazo.

Como posicionar anúncios no Mercado Livre: o que você precisa saber

O Mercado Livre é uma das plataformas de e-commerce mais acessadas do Brasil, com milhões de usuários diariamente. O site conta com uma infraestrutura de e-commerce pronta para executar a operação com recursos para divulgação dos produtos, processamento de pagamento e envio.

Devido à visibilidade que o site pode proporcionar, o seller precisa essencialmente saber como posicionar anúncios no Mercado Livre para tirar o máximo de proveito da sua operação de vendas no marketplace.

Ou seja, para aumentar as chances de ser encontrado por um público maior e mais qualificado, é importante criar anúncios com potencial de classificação nos critérios de pesquisa do MELI.

Para isso, é importante, por exemplo, cumprir com a política do canal de venda, criar anúncios adequados e seguir as recomendações do algoritmo da plataforma, do qual falaremos mais adiante.

Outro ponto indispensável é garantir que a sua operação esteja rodando corretamente, sem erros. Para isso, o mais recomendado é contar com o apoio da tecnologia para automatizar e otimizar processos.

Neste sentido, um dos melhores caminhos é centralizar a operação em um hub de integração com Mercado Livre, como o ANYMARKET, que está certificado pelo canal e oferece funcionalidades exclusivas para alavancar as vendas no marketplace.

Como o posicionamento impacta a operação de vendas

Melhorar a visibilidade dos anúncios no Mercado Livre significa torná-los mais visíveis para clientes em potencial, mas não apenas isso. Veja alguns dos impactos de melhorar o posicionamento no marketplace:

Aumento do alcance

Ao posicionar anúncio no Mercado Livre de maneira eficiente, o seller aumenta a sua visibilidade. Consequentemente, aumentam as chances de atrair mais consumidores interessados no produto.

Maior competitividade

O Mercado Livre é um canal com enorme potencial de vendas, mas a concorrência também é grande. Conseguir um bom posicionamento no marketplace pode fazer a diferença para sair na frente de outros vendedores do mesmo nicho.

Credibilidade e confiança

Um dos critérios de visibilidade da plataforma é a reputação do vendedor. Os usuários já sabem que anúncios bem posicionados contam com a credibilidade do canal de vendas. Esta confiabilidade pode influenciar positivamente na decisão de compra, levando a um aumento nas vendas.

Otimização de conversões

Quanto melhor a posição de um anúncio no Mercado Livre, maiores são as probabilidades da publicação gerar cliques e conversões. Ao melhorar a visibilidade dos seus anúncios, você está otimizando o processo de conversão e aumentando as oportunidades de concretizar negócios.

O algoritmo do marketplace

O algoritmo do Mercado Livre é um sistema complexo que influencia a visibilidade dos anúncios na plataforma para oferecer os melhores resultados aos usuários após uma busca.

Por isso, para pensar em posicionamento é importante conhecer esse sistema que avalia diversos fatores que definem como os anúncios serão exibidos ao consumidor. Alguns dos critérios mais conhecidos são a reputação do anunciante e o uso de SEO, por exemplo.

Quer saber mais sobre como funciona o algoritmo do Mercado Livre e como usá-lo a seu favor? Confira este outro artigo completo sobre o tema.

Dicas para melhorar o posicionamento e visibilidade no MELI

Considerando todas as particularidades do canal de vendas, listamos algumas dicas que ajudarão a posicionar seus anúncios no Mercado Livre de forma mais inteligente e efetiva. Confira!

Utilize o Mercado Envios

O Mercado Envios é o serviço de entregas exclusivo do marketplace e pode aumentar a visibilidade dos seus anúncios se usado corretamente. Isto ocorre porque os produtos com frete grátis costumam ganhar maior destaque no site.

Também vale ressaltar que o serviço simplifica o processo de envio e garante a segurança das transações. O seller pode escolher entre diferentes modalidades, conforme o contexto do seu negócio.

Para potencializar ainda mais os benefícios do Mercado Envios, o ideal é integrar o serviço com um hub de integração como o ANYMARKET, que possui o selo Platinum da plataforma e, por isso, é capaz de automatizar as suas configurações de entrega.

Configure anúncios com fotos e títulos de qualidade

Fotos e títulos claros e detalhados podem ajudar a atrair mais visitantes aos seus anúncios e aumentar as chances de vendas. A categorização dos produtos também é um fator decisivo no posicionamento das buscas.

É importante categorizar corretamente, usar imagens de alta qualidade, mostrando diferentes ângulos e detalhes interessantes do produto e fornecer títulos que incluam o nome do produto, modelo, marca e especificação.

Use tecnologia para promover otimização e agilidade

Pensando em otimização e agilidade, pode ser interessante considerar a implementação de uma ferramenta que ofereça recursos de Inteligência Artificial (IA).

Um bom exemplo deste tipo de recurso é a MIA, IA do ANYMARKET que permite enriquecer as informações de um anúncio em menos de 2 minutos para qualificar a publicação e melhorar o seu posicionamento.

Melhore a sua reputação

A reputação do seller é um dos fatores mais relevantes no Mercado Livre. Vendedores com boa reputação tendem a conquistar melhores classificações para os seus anúncios.

Melhorar a reputação requer diversos esforços para que tudo esteja funcionando adequadamente, desde a configuração dos anúncios até o serviço de envio do produto.

Portanto, investir em automatização é importante para posicionar anúncios com maior precisão e escalar as vendas na plataforma.

Utilize o Fulfillment do MELI

Anúncios com o selo fulfillment no Mercado Livre recebem mais destaque na plataforma. O serviço logístico do canal é uma garantia de qualidade na entrega, pois nesta modalidade o próprio marketplace é responsável pelo armazenamento, separação e entrega dos produtos.

Assim como ocorre em outras modalidades do Mercado Envios, a gestão do fulfillment através de um hub integrador garante ainda mais eficiência na operação do seller.

O ANYMARKET possui uma solução inovadora que atende esta demanda, o Fulfillment Management System (FMS), conheça esta tecnologia aqui!

Explore os diferentes tipos de anúncios do marketplace

O Mercado Livre oferece diferentes tipos de anúncios, como anúncios de fotos exibidos na página da categoria principal, recomendações, produtos e listas de produtos na parte inferior da página, anúncios de texto e display.

Investir em publicidade paga do tipo ADS também pode ajudar a melhorar o posicionamento dos seus anúncios e, consequentemente, a conversão em vendas.

Estas e outras ações podem impactar positivamente a sua classificação no Mercado Livre. Porém, é essencial priorizar a excelência operacional do seu negócio para aproveitar ao máximo a potencialidade de vendas do canal.

O ANYMARKET é especialista em marketplaces e pode te ajudar nessa missão! Entre em contato com um especialista do hub e encontre a melhor solução para o seu negócio.

Integração com Marketplaces Anymarket

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