dono de marketplace sentado no notebook se preparando para aumentar suas vendas online através da ferramenta do Mercado Livre Ads
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Mercado Livre Ads: como funciona e como usar do jeito certo

7 de novembro de 2023 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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dono de marketplace sentado no notebook se preparando para aumentar suas vendas online através da ferramenta do Mercado Livre Ads

O Mercado Livre Ads é uma poderosa ferramenta de publicidade que funciona dentro do marketplace. Saber usar esse recurso pode fazer toda a diferença nas suas vendas porque anúncios pagos ganham maior visibilidade na página e alcance nas buscas.

Neste artigo, explicamos como funciona o administrador de campanhas Product Ads. Nosso objetivo é que você aprenda a utilizá-lo da maneira mais eficaz e alcançar seus objetivos de marketing e faturamento. 

Se você deseja aumentar a visibilidade de seus produtos, continue lendo e descubra como as campanhas publicitárias podem impulsionar seus resultados no Mercado Livre.

O que é o Mercado Livre Ads?

O Mercado Livre Ads é a plataforma de publicidade do Mercado Livre, maior marketplace da América Latina. A ferramenta permite promover os anúncios de produtos publicados no canal de vendas para alcançar um público mais amplo e direcionado. 

Com o Ads, os sellers têm a possibilidade de criar campanhas personalizadas. A plataforma permite escolher segmentações específicas com base em palavras-chave, no comportamento do consumidor e em outros critérios de direcionamento. 

Para atender o público amplo de vendedores, são oferecidos variados formatos de anúncios pagos, com diferentes destaques e objetivos. A ferramenta de publicidade pode ocupar um papel importante na estratégia comercial de sellers que desejam aumentar a visibilidade e impulsionar as vendas no canal.

Como funciona o Mercado Ads?

Para ter acesso ao Mercado Ads é preciso ser vendedor do marketplace e cumprir alguns requisitos como ter um número mínimo de vendas registradas e ter reputação amarela ou superior.

Na plataforma Product Ads o seller tem a opção de escolher o formato de anúncio que desejam utilizar, como anúncios de destaque, banners ou anúncios dinâmicos. Quando as campanhas estão ativas, é possível acompanhar o seu desempenho monitorando métricas e realizar ajustes na estratégia conforme necessário.

Soluções do Mercado Livre Ads

O Mercado Livre Ads tem soluções que auxiliam o vendedor a otimizar sua experiência, melhorar as vendas e direcionar suas estratégias de anúncios.

Essas soluções são:

Performance

No ecossistema do MELI você encontra soluções de performance através do Product Ads, que é um produto criado para transformar suas postagens em anúncios.

Por meio dele é possível, por exemplo, melhorar as posições dos anúncios para ter maiores chances de vendas.

Além disso, a plataforma disponibiliza um programa de certificações de performance, com treinamentos para você entender o que deve fazer para melhorar as vendas no marketplace.

Branding

Na parte de branding o Mercado Livre Ads tem uma série de produtos focados em melhorar o conhecimento das marcas e a experiência no canal.

Entre elas está o novo billboard de vídeo que pode ser utilizado para contar a história da sua marca para os usuários com intenção de compra.

Outra ferramenta muito interessante é o Brand Lift, que estuda os top brands para verificar quais são as variações da marca em relação ao posicionamento, no pós-campanha.

Dados e insights 

Você também encontra no Mercado Livre Ads áreas destinadas a BI e insights. Nessas áreas são gerados relatórios e dados sobre o caminho de compra do usuário, comportamento e interação com marcas e produtos.

A partir disso, o vendedor consegue tomar decisões mais embasadas para o direcionamento dos anúncios.

Posições de anúncios no Mercado Livre Ads

As posições de anúncios referem-se à classificação ou localização em que um anúncio patrocinado aparece nas páginas de resultados de busca e nas páginas de produtos no marketplace. 

Essas posições são determinadas com base em diversos fatores, incluindo o lance máximo do anunciante, a relevância do anúncio, a qualidade do anúncio e outros critérios de classificação.

O ideal é tentar atingir as primeiras posições, pois os anúncios que aparecem no topo das páginas de resultados de busca têm maior visibilidade e, portanto, maior probabilidade de converter acessos em vendas.

No entanto, essas posições costumam representar um custo por clique (CPC) mais alto, já que são mais requisitados.

É importante saber que as posições dos anúncios no Mercado Livre Ads são dinâmicas e podem mudar com o tempo. Isso ocorre, principalmente, conforme outros anunciantes ajustam seus lances e estratégias de publicidade. 

Portanto, é indispensável monitorar e otimizar constantemente as campanhas para seguir com anúncios competitivos e com boas posições tanto nas páginas como nas buscas de produtos. Em seguida, falaremos mais sobre as métricas de publicidade do marketplace.

Leia também: Boas práticas para anunciar no Mercado Livre e alcançar as primeiras posições 

O que são as métricas de desempenho do Mercado Ads

As métricas de desempenho no Mercado Livre Ads são indicadores utilizados para avaliar o sucesso e a eficácia das campanhas de publicidade. Essas informações podem gerar insights sobre performance e pontos de melhoria

Confira algumas métricas obtidas pela plataforma:

  • Cliques: número de vezes que o anúncio recebeu algum clique, é um indicador de engajamento.
  • Impressões: indica quantidade de vezes que o anúncio foi exibido na plataforma, mostra o alcance da campanha.
  • Receita: representa o valor total das vendas obtidas através dos anúncios pagos.
  • ACOS (Advertising cost of sales): é o custo publicitário das vendas.
  • Investimento: valor investido por clique nos anúncios.

Quanto custa fazer publicidade de anúncios no marketplace

O custo de anunciar no Mercado Livre Ads pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o nicho de mercado, a concorrência, a qualidade do anúncio, a segmentação e o formato escolhido. 

O Ads opera com um sistema de pagamento por clique (CPC), o que significa que você é cobrado somente quando alguém clica no seu anúncio, não por exibições. 

Sendo assim, para conseguir determinar o custo exato da publicidade, é preciso definir um orçamento diário ou total para as campanhas, além de um lance máximo por clique.

O valor do clique é dinâmico e varia segundo o leilão de palavras-chave e da concorrência pela segmentação escolhida na configuração do anúncio. 

Considerando tudo isso, é importante fazer um planejamento da estratégia de publicidade e ter uma rotina de monitoramento do desempenho e ajuste das campanhas para garantir o melhor desempenho.

Como anunciar e aproveitar o Ads do Mercado Livre

Para anunciar no Mercado Livre, em geral, devem ser seguidos os seguintes passo:

  • Certifique-se de ser um vendedor ativo na plataforma
  • Faça login na sua conta do MELI e acesse o painel de Vendas>Publicidade>Product Ads
  • Ative o administrador de campanhas
  • Escolha os produtos cadastrados na sua loja que você deseja promover
  • Defina o orçamento diário ou um orçamento total para suas campanhas
  • Selecione a segmentação com critérios como localização geográfica, idade, gênero e interesses dos compradores
  • Escolha o formato de anúncio que deseja promover
  • Defina o lance máximo que você está disposto a pagar por clique
  • Crie o conteúdo do anúncio, incluindo imagens atraentes, títulos e descrições
  • Envie sua campanha de anúncios para leilão e entre na competição pelos espaços disponíveis.

Vantagens ao começar a usar o Mercado Livre Ads

Com tantas soluções e recursos que o Mercado Livre Ads disponibiliza aos sellers, as vantagens de usá-lo são muitas.

Veja algumas das principais:

  • Ampliação da visibilidade dos produtos;
  • Aumento das visitas na sua página;
  • Aumento do lucro e das vendas;
  • Melhora do posicionamento nas buscas;
  • Otimiza o direcionamento dos anúncios.

Dicas de como aumentar suas vendas no Mercado Livre

Hub de integração marketplace para o Mercado Livre

Sellers que desejam aproveitar ao máximo as ferramentas de impulsionamento do MELI não podem deixar de pensar na integração de vendas. Contar com um hub que seja aderente aos recursos do marketplace garante escalabilidade ao negócio.

A integração simplifica e automatiza a gestão de ponto a ponta, desde o cadastro de produtos, estoques, anúncios, logística e publicidade, promovendo uma operação mais segura e rentável em canais de venda estratégicos. 

Ações como o investimento no Mercado Ads requerem planejamento, pois resultam no aumento da demanda e a infraestrutura do negócio precisa estar preparada para o crescimento das vendas.

O ANYMARKET, por exemplo, é um integrador parceiro do marketplace com Selo Platinum, com funcionalidades exclusivas para o canal e compatibilidade com serviços como o fulfillment Mercado Livre

A integração do hub com o Mercado Livre Ads permite otimizar a estratégia de publicidade, assim como toda a operação. Quer saber mais? Entre em contato com um consultor ANYMARKET.

Saiba como ter o hub de integração em marketplaces mais completo do mercado impulsionando o seu negócio

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