Vender on-line com o apoio de um hub de integração com marketplaces é algo que se tornou fundamental com o passar dos anos. Os clientes atuais não exigem apenas mais opções de compra, mas também desejam ter experiências virtuais satisfatórias, garantindo sempre que o produto chegue como esperado e o mais rápido possível.
Os sellers estão cada vez mais conscientes dessa necessidade. Um estudo de tendências realizado pela plataforma Nuvemshop, em 2023, mostrou que 87% dos lojistas entrevistados pretendem investir mais em soluções de e-commerce.
A 8ª edição do NuvemCommerce também revelou que mais 60% dos empreendedores desejam anunciar em marketplaces para crescer on-line. Tudo isso impacta os resultados de cada vendedor e do comércio eletrônico brasileiro em geral.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o faturamento do setor em 2023 ultrapasse os R$ 185 bilhões.
Para acompanhar essa maré, é essencial contar com plataformas que otimizam as vendas e ajudam a melhorar os resultados. Por isso, neste artigo, explicamos o que é um integrador de vendas em marketplaces, suas vantagens e como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio.
Antes de tudo, precisamos entender do que se trata um hub integrador de marketplaces. Na verdade, a resposta é bem simples: um hub de integração é uma plataforma onde você centraliza toda a sua operação de vendas de diferentes canais, automatizando e agilizando processos para melhorar os resultados.
Com a ferramenta, você pode cadastrar seus itens, configurar frete e administrar suas vendas de uma forma geral. Tudo isso enquanto consegue acompanhar resultados e mudar suas estratégias de acordo com a análise dos dados.
Leia também: Como expandir um negócio físico para a internet e vender em todo o país?
Automatização e eficiência são palavras que definem como o seu negócio pode aproveitar toda a estrutura de um hub de integração com marketplaces.
Com a ferramenta, você pode gerenciar suas vendas de forma integrada, centralizando tudo em um único painel inteligente e intuitivo. Assim, tudo o que entra e sai é organizado com objetividade e sem exigir um foco em boards diferentes.
Sua gestão de estoque e entrega também é aprimorada com o hub, que permite controlar tudo em tempo real e evitar que aconteçam erros. Fazendo esse acompanhamento, estratégias de queima de estoque são mais efetivas e muito mais bem planejadas, principalmente em eventos importantes do e-commerces.
Outro aspecto positivo do integrador é que você terá um melhor controle do frete. Por se tratar de um meio que possui inclusão de serviços com diversos fornecedores, é possível fazer um cadastro de valores dos envios, reduzindo o trabalho na hora de mandar seus produtos para o cliente.
No geral, um hub marketplace pode trazer ainda mais vantagens na gestão do seu negócio, todas voltadas para auxiliar no aumento das vendas. Confira uma lista de benefícios:
Quando o seller reconhece a necessidade de implementar um hub integrador, ele deve considerar quais são as principais funcionalidades da ferramenta. Veja algumas das mais importantes:
O primeiro passo para contratar um hub de integração com marketplaces é escolher aquele ideal de acordo com as suas prioridades de venda e realidade de mercado. Encontrar a plataforma ideal para o seu negócio deve passar por alguns pontos, como os que citamos a seguir:
Nem todos os hubs disponíveis no mercado possuem ampla integração com os marketplaces. Portanto, mapear os locais em que você realiza suas vendas é o primeiro passo para buscar a plataforma perfeita.
De nada adianta buscar um hub que integra com os principais marketplaces, mas não oferece funcionalidades que, de fato, ajudam na rotina de vendas. Pesquise e compreenda as ferramentas que cada opção oferece, e analise se elas fazem sentido para o seu negócio.
É nessas funcionalidades que os melhores hubs se destacam em relação aos outros e trazem opções personalizadas que te ajudam na tomada de decisão.
Claro que o fator preço é importante também, mas não apenas o preço. Você deve considerar o custo-benefício do serviço. Conheça as taxas do hub que você decidiu integrar e entenda o que é oferecido por esse valor.
Quer mais dicas para escolher as ferramentas ideais para a sua operação de vendas on-line?
Leia também: Integrador de marketplace: 7 critérios para a escolha certa
No Brasil, podemos citar como referência na área o hub de integração de vendas em marketplaces ANYMARKET. A marca atua em 7 países e é líder do seu segmento na América Latina.
A sua plataforma é a mais completa do mercado e integra com os principais marketplaces gerais e de nicho. Suas funcionalidades avançadas garantem eficiência para vender mais com menos esforço.
Confira algumas das características do integrador:
O mark-up (fator de preço) é a diferença do custo do produto relacionado com seu preço de venda. Em marketplaces, esse valor é aplicado na base do produto vendido, marcando automaticamente o preço do item em sua plataforma.
Operando através do ANYMARKET, é possível adicionar um mark-up exclusivo para cada marketplace, criando padrões específicos para diferentes realidades de negócio.
A infraestrutura tecnológica do ANYMARKET tem capacidade de suportar grandes volumes de venda por ser desenvolvida para escalar o negócio. Isso garante um processamento estável e seguro das vendas, mesmo em datas como a Black Friday.
No painel do hub, é possível acompanhar as vendas de forma objetiva, intuitiva e fácil. Com dados e relatórios exclusivos, pode-se tomar decisões mais informadas e acertadas.
Para ajudar na criação de anúncios e evitar a repetição de processos, o ANYMARKET não permite que um produto seja carregado no marketplace se não estiver cumprindo as exigências do canal. Assim, são reduzidos os erros que podem prejudicar toda a operação.
O ANYMARKET é o hub de integração dos grandes players. Confira algumas empresas que confiam na plataforma:
Quando o seller vende em diversos canais, se relacionar diretamente com os clientes não é algo fácil, mas o ANYMARKET facilita esse processo.
O hub centraliza todas as mensagens dos marketplaces em seu painel único, tornando mais simples a resposta rápida de todas as solicitações de contato e dúvidas.
O hub é selo Platinum no Mercado Livre e oferece funcionalidades exclusivas para expandir as vendas no canal. Veja quais são os recursos disponíveis:
Outra exclusividade o hub é o recurso Fulfillment Management System (FM), que aprimora a operação logística. O ANY também é a única plataforma de integração com a qual é possível integrar ao mesmo tempo os quatro serviços de fulfillment operados no Brasil.
Além de contar com funcionalidades avançadas, o ANYMARKET é o único integrador com certificação em 5 dos principais marketplaces do mercado: Mercado Livre, Magazine Luiza, Casas Bahia Marketplace, Americanas e Amazon.
Como vimos, um hub integrador precisa ter certas características para que, de fato, possa impactar os resultados do seu negócio. Principalmente, por conta do crescimento acentuado das vendas on-line, exigindo ainda mais dos sellers.
A plataforma permite ter processos organizados e integrados para melhorar a produtividade e os resultados. Simplificar as atividades de rotina e obter mais informações sobre as vendas garante o crescimento do negócio.
Integre, centralize e fique seguro com a gestão do seu e-commerce para conseguir resultados ainda mais positivos. Agende uma conversa com um dos especialistas do ANYMARKET.
Confira também: Integrador Mercado Livre