mulher em provador representado na tabela de medidas do mercado livre
Blog

Tabela de Medidas MELI: como padronizar pelo ANYMARKET e não sofrer moderações

22 de abril de 2022 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
Nenhum comentário

A tabela de medidas do Mercado Livre é uma ferramenta que ajuda a melhorar a experiência de vendedores e clientes do nicho de moda. Além disso, aderir ao recurso garante que seus anúncios não sofram moderações e sejam pausados.

O segmento da moda enfrenta inúmeros desafios para adaptar a operação ao universo do e-commerce. Por isso, o MELI desenvolveu essa solução para melhorar os resultados de quem vende roupas e acessórios pela sua plataforma. 

A funcionalidade melhora o anúncio padronizando o formato em que os tamanhos dos itens vendidos são apresentados. Com isso, é possível gerar mais confiança no consumidor e reduzir os riscos de troca e devolução.

Melhorias como esta impactam positivamente as vendas. Por isso, ferramentas que integram o ecossistema do e-commerce também estão buscando formas de apoiar e impulsionar o nicho.

Este é o caso do hub de integração ANYMARKET que trabalha com inovação constante para atender os vendedores. O integrador é um parceiro selo Platinum do Mercado Livre e permite configurar a tabela de medidas de forma simples, rápida e automatizada. 

Neste artigo, explicamos como funciona o recurso, falamos sobre as moderações e pausas de anúncios que não estão aderentes à tabela e mostramos como você pode otimizar ainda mais a sua operação de vendas de moda, confira!

banner moda superior

O que é a tabela de medidas Mercado Livre? 

mulher no provador representado pela tabela de medidas do meli

Inicialmente, os vendedores do nicho de moda encontraram diversos desafios no comércio eletrônico. No entanto, a realidade do mercado vem sendo transformada com a adaptação dos canais de vendas às necessidades do segmento.  

Por um lado, os consumidores estão buscando comprar mais roupas e acessórios pela internet. Por outro, o ecossistema do comércio eletrônico está investindo em formas de melhorar a experiência do usuário e derrubar barreiras.  

No varejo tradicional, o nicho sempre se caracterizou pela possibilidade de provar as peças antes de comprar. No digital é preciso encontrar outras formas de ganhar a confiança do cliente e gerar segurança na compra. 

Foi nesse contexto que, no final de 2021, o Mercado Livre lançou um novo recurso focado nos sellers que trabalham com produtos do segmento de moda.  

Esse recurso permite criar tabelas próprias de tamanhos ou, ainda, utilizar tabelas já existentes na plataforma. As opções pré-estabelecidas podem ser tanto de marcas do nicho como do canal de vendas. 

A tabela de medidas Mercado Livre é parte da ficha técnica. Ou seja, funciona como um atributo do anúncio e deve servir como apoio para melhorar a descrição do item vendido. 

A ferramenta permite refinar ainda mais as informações de venda para que o consumidor possa conhecer as dimensões e medidas do produto anunciado e suas variações. 

Um anúncio rico de informações agrega valor ao produto e gera credibilidade para que o cliente possa finalizar a compra com a confiança de estar fazendo a melhor escolha.

Adesão dos vendedores

Conforme informações do Mercado Livre, a adesão dos vendedores à nova funcionalidade começou logo após o lançamento.  

Nos primeiros meses de ativação, quase 12% dos anúncios ativos foram atualizados com os novos padrões. Entre os novos anúncios, o percentual foi de 20,24% e a plataforma espera que a expansão aumente.

Conheça também outras funcionalidades do Mercado Livre: 

banner com infografico funcionalidades mercado livre

Como a funcionalidade impacta no resultado de vendas 

A tabela de medidas Mercado Livre impacta diretamente em um dos principais desafios do vendedor de moda online: o volume de trocas e devoluções. 

Com o recurso do marketplace, é possível melhorar a comunicação com o consumidor deixando claro no anúncio quais são as equivalências e dimensões de cada variação da peça vendida.   

Anúncios mais completos facilitam a interação com o cliente que ganha segurança para fechar a compra. A padronização ainda impacta no atendimento, pois reduz o envio de perguntas com dúvidas que atrasam a tomada de decisão do cliente.

De acordo com dados do próprio Mercado Livre, o principal motivo de reclamação ao receber um produto do nicho de moda é a diferença de cor e tamanho em relação ao que está publicado.  

A precisão nos dados referente ao tamanho tende a diminuir o volume de devoluções e trocas, que costumam aumentar muito o custo da operação de vendas. Trocas e devoluções também afetam a reputação do vendedor na plataforma, impactando diretamente nas vendas. 

Segundo o MELI, desde o lançamento do recurso, os anúncios com tabela ganham mais visibilidade e conseguem melhores posições nas buscas feitas pelos usuários. 

Benefícios da nova tabela de medidas Mercado Livre: 

  • Padronização da estrutura dos anúncios de moda e vestuário; 
  • Redução no número de trocas e devoluções; 
  • Aumento da credibilidade do anúncio, gerando confiança no consumidor; 
  • Diminuição no número de perguntas e demanda de atendimento; 
  • Melhoria da reputação e do posicionamento nas buscas do marketplace;
  • Mais clareza dos tamanhos dos produtos de cada vendedor.

Quer saber ainda mais sobre vender moda no MELI, temos um webinar completo sobre o tema, confira:

 

Moderação de anúncios do nicho de moda 

Para garantir a melhor entrega possível a seus usuários, desde o primeiro trimestre de 2023, o marketplace passou a moderar anúncios do segmento de moda. O objetivo é garantir que todos estejam adequados às regras da tabela de medidas.

Com isso, sellers que não utilizam a ferramenta ou não cumprem com a validação indicada, passam a ser moderados e, logo, a ter seus anúncios pausados. Quando isto ocorre, é possível acessar na API de moderações o motivo da suspensão e a solução para o problema.

A moderação é uma prática comum no Mercado Livre, aplicada a diversos segmentos. Uma das melhores maneiras de  cumprir com todas as regras e não correr o risco de ter anúncios suspensos é contar com ferramentas de apoio.

É sobre isso que vamos falar na sequência, usando o exemplo do ANYMARKET, o integrador Selo Platinum no MELI que conhece as regras da plataforma e ajuda seus clientes com as melhores práticas para vender mais, com menos esforço.

Quer saber mais sobre as moderações? Confira neste outro artigo em que falamos sobre as boas práticas para vender no Mercado Livre.

 

Padronização da tabela de medidas pelo ANYMARKET

Os sellers que vendem pelo MELI através do ANYMARKET têm a vantagem de usar o recurso do canal diretamente pelo painel do hub, sem precisar acessar a configuração do marketplace. 

Dessa forma, o cadastro é feito diretamente pela plataforma e você também pode editar as informações que achar necessário.

Pelo hub, os vendedores podem facilitar ainda mais a gestão vinculando as tabelas criadas aos anúncios de forma automática. A forma automatizada acontece por uma tecnologia desenvolvida pelo ANYMARKET para garantir mais eficiência no dia a dia. 

Ao publicar um anúncio, o hub procura a tabela que melhor corresponde ao anúncio, de acordo com o gênero, categoria e marca do seu produto. Assim que identificado, o ANYMARKET envia a tabela de medidas correspondente ao anúncio, sem precisar que você faça a vinculação manual. Esse benefício é somado a outras vantagens exclusivas de vender através de um hub Selo Platinum no MELI.

Recursos para vender mais no segmento de moda

O nicho de moda ainda tem muito espaço para crescer no e-commerce e recursos como a padronização de medidas do MELI ajudam a fomentar o setor. 

Aproveitar funcionalidades desenvolvidas exclusivamente para o segmento e vender de forma integrada são caminhos para criar diferenciais e aumentar a sua conversão em vendas. 

Quer saber mais sobre vender no Mercado Livre pelo ANYMARKET? Nossos especialistas podem ajudar a encontrar a melhor solução para o seu negócio.

banner para hub integrado com a tabela de medidas meli

Compartilhe esse artigo: