Order fulfillment é tudo sobre possuir demandas precisas, compreensivas e bem delineadas em seu e-commerce. A partir de combinações dinâmicas, impulsionamento de informações em tempo real sobre a produção, demanda e logística, seu e-commerce pode ter processos mais responsáveis, confiáveis e rentáveis.
Com um sistema integrado para a otimização de estoque, processamento dos pedidos, melhorias na expedição, flexibilidade no atendimento, previsão de itens e decisões, você poderá desfrutar de todas as vantagens oferecidas por esta estratégia. As vantagens do order fulfillment em empresas com processos integrados são:
- Redução significativa no que se refere a prazos e custos
- Flexibilidade de produção
- Tempo otimizado
- Rastreamento dos produtos
- Integração de sistemas de recebimento de pedidos via web
- Gestão de frete profissional
- Aumento do nível de serviço
- Controle de eventos
- Coordenação, colaboração e integração dos processos de negócio relacionados à cadeia de valor da empresa
- Administração compartilhada, envolvendo desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matéria-prima
- Diminuição dos custos de produção
- Diminuição dos custos logísticos de transporte e armazenagem
- Lucratividade
- Melhor comunicação e colaboração entre parceiros de negócio
- Melhor percentual de entregas em tempo
- Melhoria da produtividade dos ativos, no desempenho da entrega e na qualidade dos serviços aos clientes através da redução do ciclo de produto
- Integração e redesenho da cadeia de distribuição
- Otimização da comunicação entre vendas, manufatura e fornecedores
- Otimização dos níveis de estoque (produtos acabados, matéria-prima e produção)
- Planos realizáveis e visibilidade das oportunidades
Com isso em mente, é importante ter uma equipe responsável por esse novo processo de vendas, acompanhando tudo que acontece e adquirir ferramentas que simplifiquem o trabalho. Com uma competição acirrada, não dá para simplesmente transferir o custo operacional para o produto.
Em um ambiente em que a segurança de compra é dada pelo marketplace, o preço ainda é o principal fator de decisão. Assim, é preciso otimizar processos através de softwares e ferramentas que possam auxiliar todo esse trabalho.
Leia também: O que é Full no mercado livre