presente vendas no natal no e-commerce
Blog

Vendas no Natal: dicas para melhorar os resultados nos markeplaces

15 de dezembro de 2023 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
Nenhum comentário

As vendas no Natal costumam ter um peso importante para qualquer vendedor do varejo. No e-commerce, a data ganha ainda mais força e representa um evento comercial com grande potencial para todos os nichos.

Se você quer aproveitar ao máximo um dos eventos promocionais mais importantes do ano, precisa começar o seu planejamento com tempo. O ideal é chegar ao mês de dezembro com a estratégia rodando 100%, sem a necessidade de ajustes de última hora, para evitar inconvenientes.  

Neste artigo, não vamos falar desse planejamento, porque queremos ir além. Vamos falar sobre ferramentas e recursos que ajudam a potencializar resultados em momentos oportunos, como o Natal. 

Para isso, conversamos com Victor Fernandes Sardoneli, Analista de Parcerias do ANYMARKET, hub de integração líder na América Latina e mais completo integrador do mercado. Nessa conversa, o especialista nos deu dicas valiosas que vão fazer a diferença na sua operação em marketplaces. Confira!

8 dicas para alavancar as vendas no Natal com uma operação centralizada

O ANYMARKET é um hub integrador de vendas em marketplaces que oferece tecnologia robusta e recursos com inteligência artificial para centralizar e automatizar a operação. 

Por isso, é uma referência no seu segmento, especialmente para sellers que anunciam em diversos canais e possuem alto volume de SKUs e pedidos. Em eventos como as vendas no Natal e na Black Friday, o integrador garante agilidade e estabilidade para vender muito em pouco tempo e com o mínimo de falhas.

Aproveitando o know how da plataforma e de toda a sua equipe, perguntamos como as ferramentas de automatização podem apoiar as vendas nesses eventos. Assim, o Analista de Parcerias do hub, Victor Fernandes Sardoneli, separou as dicas a seguir. 

Programe suas promoções com tempo e planejamento

Planejamento e antecipação é o melhor caminho para evitar erros que prejudicam a operação, especialmente em datas com grande volume de vendas como os eventos promocionais do e-commerce.

Vendendo de forma integrada, através do ANYMARKET, o seller tem acesso a ferramentas exclusivas, como a funcionalidade de Regras de Preço, que torna mais simples e rápido programar os preços promocionais para as vendas no Natal.

O recurso permite definir descontos e acréscimos nos preços por um período determinado de tempo. Essa definição pode ser feita para categorias, marcas, produtos e/ou marketplaces de forma antecipada e automatizada.

Estabeleça preços atrativos e mantenha a sua margem de lucro 

Quando estamos tratando de promoções, é imprescindível encontrar o equilíbrio entre oferecer preços atrativos e manter a margem de lucro para não acabar com prejuízos.

Para apoiar esse planejamento e garantir maior assertividade, o integrador possui outro recurso interessante, que é a funcionalidade de Campanhas, que pode ser usada como uma alternativa ao recurso de Regras de Preço. 

Com a ferramenta, ao montar uma campanha, é possível definir de forma simples o preço de venda para cada anúncio, de acordo com um período de vigência pré-estabelecido. 

Além disso, sempre que uma campanha estiver vigente, os preços dos anúncios configurados terão prioridade em relação às demais configurações, regras de preço ou atualização de preço que o produto possa sofrer.   

Ou seja, as modificações de preço realizadas diretamente no produto, seja por tela, planilha, API, regra de preço ou outro, não terão efeito nos itens anunciados de forma promocional durante a vigência da campanha. 

Portanto, sempre que for necessário realizar uma alteração de preço de um anúncio que esteja em uma campanha ativa, isso deverá ser feito diretamente na campanha. A funcionalidade garante maior autonomia e segurança para ações promocionais.

Aprimore o plano de estoque para as vendas no Natal 

Em datas com grande apelo comercial, é natural que os pedidos se multipliquem, inclusive, é isso o que se espera. Sendo assim, é fundamental estar com o estoque preparado para o volume de vendas que você planeja atingir.

Nesse aspecto, ANYMARKET consegue apoiar com a funcionalidade Regras de Estoque, que oferece três configurações para diferentes necessidades. 

Em todos os casos, a ferramenta garante maior controle do envio de produtos para cada canal de venda e, assim, evita furos de estoque em períodos de grande volume de pedidos. 

Veja quais são as opções de configuração oferecidas:   

  • Enviar quantidade zero de itens aos marketplaces ao atingir uma quantidade determinada previamente (estoque de segurança); 
  • Enviar uma quantidade máxima de itens aos canais de venda;
  • Estoque compartilhado entre canais.

Mapeie oportunidades de venda com base em dados

Para vender ainda mais no Natal e em eventos deste tipo, é essencial tomar decisões com base em dados. O integrador permite mapear oportunidades com o recurso Curva ABC, com o qual o seller consegue ver quais são os produtos anunciados que mais vendem em cada canal. 

Explore as ações promocionais dos marketplaces 

Uma das grandes vantagens de anunciar em marketplaces é aproveitar as ações que os próprios canais realizam para alavancar vendas. 

Antes de realizar o seu planejamento de campanha para o Natal, verifique as promoções que serão oferecidas por cada canal de venda e busque oportunidades que estejam alinhadas com os seus objetivos.

Nesse sentido, o ANYMARKET possui parceria com os maiores marketplaces do mercado e pode apoiar o seller para encontrar as melhores opções.

Com o Mercado Livre, por exemplo, o hub possui certificação Platinum e diversas funcionalidades exclusivas. Através do integrador, o seller consegue acessar a Central de Promoções do MELI para aderir às campanhas do canal em total conformidade e configurar suas promoções de maneira mais ágil e resolutiva. 

Amplie os canais de vendas no Natal

As datas sazonais podem ser excelentes oportunidades para ampliar as vendas a novos canais e aumentar a sua visibilidade. 

O ANYMARKET possui integração com dezenas de marketplaces, tanto com os maiores do mercado quanto com plataformas focadas em nichos específicos.

Como cliente do integrador, o seller pode contar com o apoio de um Customer Success (CS) para avaliar as opções de integração e encontrar as melhores possibilidades de ampliação.

Aumente a eficiência do seu processo logístico

A entrega é um ponto importantíssimo das vendas no Natal. Afinal, você não quer que seus clientes recebam os presentes após a data. Isso geraria prejuízos e uma péssima experiência de compra.  

Para melhorar o processo de entrega de maneira geral, o ANYMARKET possui uma solução exclusiva e inovadora para gestão logística, o Fulfillment Management System (FMS).

O sistema atende os serviços logísticos dos maiores marketplaces do país, como o Mercado Envios, do MELI, e o FBA, da Amazon. Aderindo à ferramenta, o seller pode acessar todas as funcionalidades de fulfillment no próprio hub e administrar tudo de forma centralizada, em um painel intuitivo e inteligente.

Clique aqui e saiba tudo sobre o FMS, recurso exclusivo ANYMARKET para melhorar a gestão logística.

Venda mais montando kits de produtos

Montar kits de produtos é outra estratégia eficaz para impulsionar as vendas nos marketplaces durante a temporada de Natal. 

A abordagem oferece aos consumidores conveniência, economia de tempo e, muitas vezes, um preço mais atraente do que comprar os itens individualmente.

Vender de forma integrada pelo hub é uma excelente maneira de vender kits com agilidade e efetividade. O integrador permite fazer a precificação automática pela composição de itens.

Com esse recurso, o seller garante que o valor do combo seja atualizado sempre que houver alteração no valor individual de algum dos produtos componentes. 

Outra funcionalidade do ANYMARKET muito útil para a venda com essa estratégia é o faturamento e emissão de Nota Fiscal individualizados para kit. Assim, quando o ERP recebe o pedido, o hub desmembra a venda de forma percentual. 

Ou seja, o ERP sempre recebe dois produtos diferentes para faturar e gerar NF, de maneira separada, mesmo que o pedido seja um kit. Essa ação simples gera muito mais controle e transparência para a gestão financeira.

O que achou dessas dicas? A sua operação de vendas no Natal costuma apresentar falhas? É possível vender em grandes eventos do e-commerce com total segurança e rentabilidade. 

Fale com um dos especialistas do ANYMARKET para encontrar a solução ideal para o seu negócio!

Integração com Marketplaces Anymarket

Compartilhe esse artigo: