Se você opera em marketplaces, já sabe que as plataformas estão constantemente se atualizando, para oferecer aos sellers e aos clientes o melhor serviço. É com base nisso que, recentemente, foi lançada a logística do vendedor Shopee.
Atualmente, a Shopee é um dos maiores marketplaces no cenário nacional, segundo a Conversion. Por isso, tem sido foco de diversos lojistas na hora de construir e impulsionar os resultados do e-commerce.
Até junho de 2023, no entanto, o canal de vendas restringia os tipos de produtos poderiam ser comercializados, pois era o único responsável pela operação logística. Logo, comercializar itens maiores, como eletrodomésticos e móveis, não era uma opção dentro do marketplace.
Para expandir ainda mais as oportunidades de operações, a Shopee reestruturou sua logística do vendedor. Neste artigo, você confere os detalhes e as informações necessárias para atuar seguindo as novas diretrizes. Boa leitura!
O que é logística do vendedor Shopee?
Lançada em junho de 2023, a logística do vendedor Shopee estabelece boas práticas para que os próprios sellers realizem o envio dos produtos por meio de transportadoras parceiras. Ao mesmo tempo, o marketplace passa a flexibilizar quais itens podem ser vendidos no site.
Anteriormente, como a Shopee era a única responsável pelo processo logístico, havia limites de quais produtos podiam ser cadastrados no canal de vendas, dadas as dimensões estabelecidas pelo marketplace.
No entanto, com a atualização do que é a logística do vendedor dentro do canal de vendas, itens maiores podem ser cadastrados na Shopee. Assim, quem atua no setor de eletrodomésticos e móveis consegue começar a operar no marketplace.
Para operar dentro da logística do vendedor Shopee, é importante contar com uma boa transportadora parceira. Afinal, é ela quem irá coletar o produto. Em seguida, o item é encaminhado para o centro de distribuição, onde serão preparados para envio conforme as vendas são realizadas.
Depois de despachado, a própria transportadora será responsável pelo envio até o cliente. Por isso, contar com fornecedores que apresentem confiança, transparência e suporte durante o processo de entrega é fundamental.
O que é logística do vendedor?
Em outros marketplaces, a logística do vendedor é o processo que estabelece normas, diretrizes e regras para envio dos produtos para os clientes. Conforme o canal de vendas varia, esta política também terá alterações.
É importante estar atento à logística do vendedor dos marketplaces em que você atua, uma vez que o processo de entrega também impacta a reputação nos canais de vendas.
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Entendendo a logística do vendedor da Shopee
Na logística do vendedor da Shopee, o seller é responsável por todo o processo de entrega dos produtos. Assim, fica a cargo da sua operação se conectar com as transportadoras e organizar o centro de distribuição para que os pedidos tenham vazão corretamente e sem problemas.
É válido destacar que o processo de acompanhamento do produto também fica na responsabilidade do seller. Em outras palavras, os status de envio e de andamento do item precisam ser feitos pelo seu e-commerce.
Nesse período, é importante preparar a equipe de atendimento para responder os clientes, pois dúvidas sobre o andamento da entrega podem surgir. Além de garantir uma boa experiência durante toda a jornada de compra, o SAC bem estruturado no pós-venda influencia a reputação do seu e-commerce e a fidelização de consumidores.
Ao mesmo tempo que a logística do vendedor possibilita comercializar diversos novos produtos, aumentando a escalabilidade de diferentes empresas, ela define novos critérios e atenções para as operações. Por isso, é importante se preparar com assertividade antes de realizar o anúncio dos itens.
Logística do vendedor Shopee: rastreamento
Na nova logística do vendedor Shopee, o rastreamento do pedido deve ser realizado pelo próprio seller. Como já comentado, você será o responsável por dar andamento no envio do item, assim como deverá realizar atualizações do status da entrega.
Então, lembre-se de compartilhar com o consumidor o código de rastreio da transportadora, para que ele consiga identificar em qual etapa exatamente está seu pedido.
Conforme o processo de entrega se desenrola, é válido realizar atualizações para o cliente, seja via e-mail ou WhatsApp (a depender das permissões cedidas pelo usuário). Assim, o consumidor tem conhecimento de onde está seu produto.
Nesse sentido, é importante ressaltar a conexão entre o gateway de frete, o marketplace e o ANYMARKET, que automatiza todo o processo e permite que o fluxo de informações e atualizações seja mais rápido e eficiente.
As entregas realizadas pela própria Shopee terão o rastreamento realizado pelo marketplace. Já aquelas feitas via Correio (outra opção dentro da plataforma) terão o acompanhamento feito pela empresa de envios.
O ANY surge como o primeiro hub de integração a atender esse modelo logístico, garantindo que nossos clientes sejam os primeiros a ter acesso às tecnologias e inovações de mercado, que ficam à frente da concorrência!
Benefícios da logística do vendedor Shopee
As novas diretrizes de logística da Shopee representam inúmeras vantagens, para diferentes tipos de sellers. Entenda mais e se prepare para operar nesse marketplace!
Venda de mais produtos
Se antigamente o canal de vendas contava com políticas de dimensão de produtos que inviabilizam a atuação de sellers com foco em itens maiores, atualmente, essa não é mais uma realidade! A nova logística do vendedor Shopee permite o cadastro de móveis, máquinas de lavar, geladeiras, fogões e muito mais!
Dessa forma, o marketplace agora possibilita transações de ainda mais produtos, tornando-o uma opção tão estratégica quanto outras grandes marcas, como Magalu e Mercado Livre.
Escalabilidade da operação
Ao permitir o cadastro de mais produtos, a logística do vendedor Shopee abre espaço para que sellers que já atuavam no canal, com itens menores, aumentem o número de anúncios disponíveis para os usuários.
Ao mesmo tempo, a Shopee também se torna uma oportunidade de expansão para quem ainda não comercializava dentro do marketplace, devido às barreiras de dimensões. Logo, se você já atua em outros canais de vendas, pode aproveitar a disponibilidade e iniciar sua operação com a Shopee.
Nesse momento, os hubs integradores de marketplace podem te apoiar. Um exemplo é o ANYMARKET, que já está em dia com a nova logística do vendedor Shopee, permitindo escalar suas vendas com menos esforços!
Aumento do ticket médio
Conforme mais vendas acontecem, o ticket médio do seu e-commerce também sofre impacto. Dessa forma, é possível realizar novos investimentos, cuidar da saúde financeira da operação e, evidentemente, contar com mais resultados.
Atração de mais usuários
Se antes de permitir o cadastro de itens maiores a Shopee já era um dos principais marketplaces do Brasil, a tendência agora é que a marca se posicione com ainda mais força no mercado!
Com uma gama de produtos ainda maior, novas transações podem ser realizadas dentro do canal de vendas. Logo, as pessoas que já são clientes certamente se tornam grandes possíveis consumidores para sua loja.
Ao mesmo tempo, é comum que novos usuários comecem a ser atraídos. Isso porque a logística do vendedor Shopee possibilita que diferentes soluções sejam disponibilizadas no marketplace. Por exemplo: quando o usuário precisa de uma geladeira, o canal de vendas passa a ser uma opção.
Para obter ainda mais resultados e conferir estratégias de frete específicas para a logística do vendedor Shopee, conte com o ANYMARKET! O hub realiza integração entre marketplaces, permitindo que você aumente suas vendas em vários canais de vendas com menos esforço e sem se incomodar com os canais de vendas. Navegue em nosso site e saiba mais!
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