Se você possui uma operação de e-commerce, precisa se aprofundar em retail media, um termo que tem sido cada vez mais foco de investimento para vários lojistas. Afinal, essa estratégia permite escalar vendas, atingindo um público-alvo relevante para sua marca.
Segundo pesquisas do Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Google, os investimentos em retail media podem trazer lucros de até 75 bilhões de dólares até 2026. O esperado é um crescimento anual de 22% a partir de 2022.
Umas das estratégias mais comuns é a atuação junto aos marketplaces. De acordo com dados levantados pela Americanas, 76,4% dos lojistas que vendem no canal obtiveram crescimento de conversões.
Logo, o retail media pode ajudar diretamente a escalar vendas. Neste artigo, você se aprofundará no assunto e confere como utilizar as estratégias e os benefícios delas. Boa leitura!
O que é retail media?
Retail media, ou mídia de varejo, é uma estratégia na qual vendedores conseguem anunciar em outras plataformas seus produtos ou serviços. Isso pode acontecer em sites, aplicativos, pontos de vendas físicos, entre outros.
As empresas de varejo vendem espaço em seu site ou loja, que pode ser aproveitado por outras pessoas para aumentar a visibilidade da marca, atingir novos públicos e, dessa forma, melhorar o número de vendas, convertendo mais usuários.
Segundo pesquisas, o retail media começou a se popularizar em 2016 e, em apenas cinco anos, teve um crescimento de investimento em massa (mais acelerado que outras estratégias de marketing). Por isso, é considerado, por empreendedores, a terceira onda da publicidade.
A estratégia possibilita a criação de diferentes tipos de anúncios, sendo os mais utilizados:
Retail media em sites
Entender o que é retail media em sites é um dos passos mais importantes para se aprofundar na estratégia. Trata-se de posicionar seus produtos em canais de vendas de varejo, como os marketplaces (Amazon, Magalu, Mercado Livre, etc.), anunciando para os clientes dessas marcas.
Os anúncios inseridos nesses canais de vendas apresentam indicadores de performance que permitem acompanhar os resultados de cada produto. Os dados disponíveis para análise, geralmente, são cliques, impressões (número de usuários que viram seu produto), conversões, receita e retorno sobre o investimento. Dessa forma, permitem uma análise mais precisa da sua operação nos marketplaces.
Nesse caso, a segmentação dos usuários (ou seja, quem terá contato com seu anúncio) fica a cargo do próprio marketplace. Na hora de criar seu produto na ferramenta, é possível usar estratégias que vão apoiar o direcionamento mais assertivo, como o uso de palavras-chave em títulos e descrições.
Retail media fora dos sites
Esse tipo de mídia de varejo aproveita oportunidades fora dos marketplaces para expandir a atuação das marcas. Isso pode acontecer por meio de outras plataformas, como sites de notícias e esportes, redes sociais e TVs.
Também conhecido como retail media off-site, essa estratégia atua no meio do funil, despertando interesse antes de a pessoa estar, de fato, na etapa de conversão. Por isso, pode atrair mais pessoas para sua base de clientes, ao mesmo tempo que expande o conhecimento de marca.
Segundo dados da Meio&Mensagem, estima-se que o investimento em mídia de varejo fora do site chegue a 24 bilhões de dólares até 2027, crescendo 37% ao ano a partir de 2023.
A segmentação de público, nesse caso, acontecerá diretamente na plataforma escolhida. Existem ferramentas (como o Google Ads) que permitem, por exemplo, veicular anúncios em sites de notícias. Assim, aumenta o interesse de compra, impactando o usuário em momentos que ele busca por outras informações.
Retail media em lojas físicas
Por fim, é válido entender o que é retail media in-store (ou mídia de varejo na loja física). Essa estratégia realiza ativações diretamente nos pontos de vendas dos varejistas, impactando quem vai pessoalmente à loja realizar suas compras.
As ativações podem ser estandes personalizados, áudios e até vídeos para as TVs do local. Os próprios marketplaces possuem aberturas para esse tipo de ação. Por isso, caso seja do seu interesse, contate o canal parceiro e verifique como funciona a política in-store.
De acordo com dados da Mercado e Consumo, 89% das vendas ainda acontecem em lojas físicas. Dessa forma, a mídia de varejo em lojas físicas se destaca como oportunidade de crescimento, atingindo quem ainda prefere comprar fora da internet. Além disso, esse tipo de retail une ações on-line com as off-line, outra grande tendência digital para os próximos anos!
Como funciona o retail media?
A mídia de varejo se adapta conforme a categoria escolhida. Por isso, o primeiro passo para entender o que é retail media e como aplicar a estratégia é definir se você fará ações no site, fora dele ou em lojas físicas.
Para isso, estabeleça objetivos de negócios claros. Afinal, as estratégias devem ser direcionadas para públicos em diferentes etapas de funil, para que a comunicação e resultados sejam mais assertivos.
Com a definição dos objetivos de negócios e de qual canal será usado na estratégia, é o momento de procurar ferramentas parceiras. Elas podem ser os próprios marketplaces, plataformas de anúncio, como Google Ads e Meta Ads, canais de TV e streaming, como Globo Play, entre outros.
Cada ferramenta possui regras e orientações de melhor uso que influenciam diretamente os usuários. Portanto, é fundamental que o time de marketing e de vendas tenha conhecimento sobre elas, para utilizá-las corretamente e, assim, escalar vendas.
Caso você deseje operar em estratégias de anúncios dos próprios marketplaces, saiba que existem materiais prontos para serem consumidos. O Mercado Ads (Mercado Livre) e o Amazon Advertising (Amazon) possuem cursos e informações sobre como trabalhar de acordo com as regras e melhores práticas de cada canal de vendas.
Conforme os resultados forem chegando, é importante analisar a estratégia e realizar novos planejamentos. Afinal, a ideia é que os números continuem crescendo.
Como utilizar o retail media de forma adequada?
Em seguida, é relevante descobrir como trabalhar o retail media de forma adequada. Afinal, para que traga resultados, as estratégias precisam ser desenhadas com assertividade e inteligência de mercado.
Portanto, o primeiro passo é definir o público-alvo da ação. Ele te ajudará a compreender qual tipo de mídia de varejo trabalhar. Neste momento, também é importante estabelecer a etapa do funil que deseja estimular.
O retail media no site tende a trazer mais conversões, desde que trabalhado corretamente. Por isso, situa-se mais ao final do funil de vendas. Já o fora do site se mantém no meio da jornada de conversão, expandindo o conhecimento de marca. Por fim, a estratégia nas lojas consegue operar em ambas as etapas.
Ao criar sua estratégia, conte com dados precisos da sua operação. Eles te apoiarão na tomada de decisões, além de permitir personalizar os anúncios de acordo com seu público-alvo e seus interesses. Dessa forma, as chances de atraí-lo aumentam consideravelmente.
Em seguida, é o momento de escolher o canal de anúncio. Cada um possui diretrizes de atuação, além de boas práticas para aumentar os resultados. Os marketplaces, por exemplo, possuem regras de acordo com a campanha que você deseja atuar.
Já ferramentas de anúncios, como Google Ads, Meta Ads e até Globo Play, possuem direcionais para criação de peças, que devem ser seguidos para garantir boa performance.
Por fim, analise com frequência as métricas de desempenho estipuladas. Só assim será possível medir o sucesso do anúncio, adaptando estratégias conforme necessário, para continuar crescendo.
Principais vantagens do retail media
Além de compreender o que é retail media, é relevante conferir as vantagens por trás dessa estratégia. Afinal, ela está se tornando um investimento para muitas marcas digitais.
Controle orçamentário
Ao realizar as campanhas, é possível conferir os resultados por trás delas praticamente em tempo real. Dessa forma, pode-se realizar ajustes de rota, alocando orçamento em estratégias que de fato estão trazendo resultados de acordo com seus objetivos de negócios.
O retail media também pode influenciar o orçamento de outras áreas, como composição de estoque. Caso determinado produto se torne foco de diversos compradores em um marketplace, é interessante investir no item, além de testar a performance dele em outros canais de vendas.
Dessa forma, você garante que estará utilizando o orçamento de forma inteligente, com dados que auxiliam na tomada de decisões estratégias.
ROI
Os anúncios tendem a impactar pessoas que estão dispostas a realizar conversões com sua marca. Logo, o retail media pode aumentar as vendas.
Dessa forma, também contribui para o retorno sobre investimento (ROI), permitindo uma melhora da métrica, além do acompanhamento de resultado conforme as estratégias se desenvolvem. A partir disso, é possível analisar os dados, alocando o investimento em canais que tragam mais performance, como já mencionamos.
Uso de dados
As ferramentas para mídia de varejo possuem dados específicos de performance, referentes aos anúncios veiculados em cada uma delas. Como exemplo, é possível citar impressões, cliques e conversões.
Isso permite que sua operação tenha dados precisos e específicos para análise. Tendo em mente que as informações sobre seus consumidores apoiam em decisões estratégicas, os indicadores de performance também são um grande benefício do retail media.
Visibilidade da marca
Por fim, as estratégias de mídia de varejo geram visibilidade da sua marca. Afinal, por meio dos anúncios, você irá posicioná-la em diferentes canais, dos marketplaces até campanhas na TV digital, se for relevante para sua loja.
Conforme sua marca se expande, fica mais reconhecida para seu público-alvo, conquistando novos usuários e aumentando as chances de conversões em diversos canais.
Além do retail media, existem outras estratégias que podem ser usadas para escalar vendas. No blog do ANYMARKET, você confere mais dicas, para garantir um bom retorno sobre o investimento. Navegue em nosso blog e confira outros conteúdos!
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