Se você ainda não faz uso do EAN no e-commerce, é tempo de repensar suas estratégias e incorporar o número na realidade do seu negócio.
O EAN (European Article Number) são os 13 dígitos que formam o número do código de barras do produto e, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, é algo de extrema relevância no universo do comércio eletrônico.
Além de ser essencial para lojistas, especialmente por ser requisito obrigatório no cadastro de produtos em alguns marketplaces, o EAN também traz grandes vantagens para a experiência de compra do consumidor – o que, consequentemente, reflete também no desempenho de vendas do e-commerce.
Legitimidade do produto
O EAN assegura a legitimidade de um produto, conferindo segurança tanto ao lojista quanto ao consumidor. A numeração é uma codificação universal que identifica dados como o país de origem, a empresa fabricante e o produto produzido.
Otimização da experiência de compra
Embora não seja sempre lembrado pelo consumidor, o número do código de barras pode ser um grande facilitador na hora de fechar um pedido – ele otimiza a experiência de compras, melhorando a busca e simplificando a comparação de itens.
Produtos similares são comuns em lojas virtuais, principalmente em grandes marketplaces. Com o cadastro do EAN, a busca por um produto específico torna-se muito mais simples. Utilizando o código do item desejado, o consumidor consegue encontrar apenas os objetos de interesse, sem se preocupar com possíveis enganos.
Diferenciar produtos, como, por exemplo, smartphones com configurações parecidas, também é feito de forma muito mais prática quando o consumidor pode comparar o número do EAN.
Aprovação mais ágil nos marketplaces
Nos marketplaces, além das vantagens já citadas, o EAN tem um benefício prático: com o cadastro do código, a aprovação do anúncio é feita com mais agilidade. O EAN permite que o produto seja associado a ofertas já cadastradas com mais facilidade, agilizando a validação e aumentando a relevância do anúncio.
No Walmart e nos marketplaces da B2W, o cadastro do EAN de cada produto é fundamental para que os anúncios sejam catalogados pelas equipes dos sites e tenham mais relevância dentro das plataformas.
Convencido da importância do EAN no e-commerce? Então, não deixe de disponibilizar este dado! Caso você não possua o EAN de algum de seus produtos, entre em contato com o fabricante.