Tanto no varejo tradicional como no e-commerce, a expedição logística é o processo que envolve o movimento de produtos do ponto de origem ao destino. A sua eficiência reflete diretamente o poder operacional e, consequentemente, a confiabilidade de uma empresa.
Atualmente é possível encontrar diversas práticas de gestão aprimorada e tecnologias disponíveis. No entanto, os erros de envio continuam a ser um desafio significativo para muitos sellers, principalmente para aqueles que vendem em marketplaces.
Seja pelo extravio de pacotes ou pelo atraso nas entregas, os erros de expedição desqualificam a experiência do cliente e prejudicam a reputação da marca.
Para evitar esses problemas, preparamos este conteúdo, no qual vamos falar sobre os conceitos logísticos e como reduzir erros operacionais para aprimorar o processo com tecnologia adequada. Confira!
A expedição logística é um processo que envolve o gerenciamento e a execução eficiente do fluxo de produtos que estão à venda no e-commerce. A abordagem deve buscar a excelência em todas as etapas, desde a gestão de estoque até a entrega ao cliente final.
Por isso, o processo de expedição envolve uma série de atividades, incluindo recebimento, armazenamento, picking, embalagem e o transporte dos produtos ao cliente. O fluxo logístico é decisivo na satisfação do cliente com a sua experiência de compra.
No contexto do comércio eletrônico, a expedição tem um papel ainda mais crítico devido à natureza ágil e altamente competitiva do mercado on-line. A expectativa dos consumidores é ter entregas cada vez mais rápidas e baratas.
Para atender essa demanda de forma eficiente, o seller precisa investir em sistemas logísticos robustos e integrados. Então, e indispensável contar com ferramentas de apoio, como um hub integrador com inteligência artificial e recursos de monitoramento em tempo real.
As parcerias estratégicas com empresas de transporte e a otimização dos processos de armazenamento e distribuição também são aspectos determinantes na jornada. Sellers que vendem em marketplaces devem avaliar a aderência aos serviços logísticos de fulfillment dos canais de venda.
Os benefícios de investir em uma expedição logística eficaz vão além da entrega pontual dos produtos ao cliente. O resultado do processo impacta diretamente a construção de uma reputação on-line positiva do seller e a fidelização dos clientes.
Portanto, é inegável que a expedição é um dos componentes essenciais para o sucesso de um negócio on-line. Por isso, mitigar erros deve ser uma prioridade para que o seu negócio seja mais competitivo, e a experiência do cliente seja satisfatória.
Leia também: O que é Full no mercado livre
Para o sucesso do vendedor, a expedição logística tem uma importância enorme, pois quando ela cumpre o seu papel com eficiência, diversos resultados são obtidos.
Entre os principais estão:
A expedição pode funcionar de diferentes maneiras, dependendo do tamanho da operação do seller e dos tipos de serviços estabelecidos. Vamos, a seguir, descrever um processo operacional padrão de médias e grandes empresas.
Normalmente começa quando um cliente realiza um pedido on-line, seja em um site de e-commerce próprio ou nos marketplaces. Quando a compra é confirmada, o setor logístico recebe a notificação do pedido e inicia a preparação para despachar o produto.
O item é localizado no estoque do armazém em uma etapa conhecida como picking, que envolve a seleção dos produtos corretos, verificação da quantidade e qualidade, e a separação para embalagem.
Com o produto embalado, é colocada a etiqueta com as informações de envio, incluindo o endereço do destinatário e os detalhes do pedido. Em seguida, o pacote é encaminhado para a área de expedição, onde é preparado para a entrega à transportadora designada.
Quer saber mais sobre as etapas de picking e packing? Assista ao vídeo abaixo:
Muitas pessoas definem a expedição logística como sinônimo de emissão, no entanto, há um outro entendimento de que esses dois conceitos são distintos.
Nesse caso, a emissão seria uma das etapas dentro da expedição logística. Isto é, a emissão é o ato de gerar o documento que registra a saída dos produtos, como o MDF-e e a NF-e.
Hoje em dia, todas as etapas podem ser simplificadas com o uso de tecnologia. Muitas empresas de e-commerce estão investindo em serviços de fulfillment, sistemas de gestão de armazém e softwares de automação como o hub de integração de vendas em marketplaces, por exemplo.
Essas soluções agilizam as operações, reduzem erros humanos e melhoram significativamente a eficiência da jornada logística. Inclusive, alguns softwares oferecem recursos exclusivos.
Um bom exemplo disso é o integrador de vendas ANYMARKET, que possui um recurso exclusivo que atende os serviços logísticos dos principais marketplaces do país.
O Fulfillment Management System (FMS) permite acessar diretamente do painel inteligente do integrador as funcionalidades dos serviços de fulfillment para ter uma operação centralizada e, consequentemente, mais segura e sem erros.
Picking list, ou lista de picking, é um documento fundamental da expedição logística, detalhando os produtos e suas quantidades a serem retirados do estoque para atender a um determinado pedido.
Gerar o documento de maneira precisa, com o apoio de um sistema de gerenciamento, é a melhor maneira de evitar que ocorram erros. Assim, ter uma estrutura tecnológica adequada faz toda a diferença para ter maior controle e implementar processos de gestão.
Para reduzir falhas e executar de maneira ágil as etapas da expedição logística, é recomendável contar com o apoio de ferramentas especializadas e desenvolvidas para aprimorar a operação de vendas, como o FMS by ANYMARKET.
O recurso possui funcionalidades como um sistema automático de expansão de servidores para adaptar o processamento ao tamanho da demanda, além de sensores e monitores de falhas que avisam imediatamente qualquer registro de erro.
Com o hub, ainda é possível enviar automaticamente os dados fiscais do pedido do ERP aos marketplaces, agilizando o processo para que as etapas logísticas sejam mais rápidas e precisas.
Outro aspecto que interfere na eficiência da expedição é a rotina de sincronização do integrador, que permite manter tudo em ordem mediante qualquer indisponibilidade. Isso evita falhas entre as integrações e atrasos no despacho dos pedidos.
Como parceiro Amazon, o ANYMARKET oferece recursos exclusivos para o marketplace, como a retentiva de pedido feitos pelo Fulfillment by Amazon On Site, garantindo que o seller possa faturá-lo a tempo do CPT.
O planejamento cuidadoso da expedição logística envolve a previsão e antecipação das necessidades de estoque e a alocação eficiente de recursos e a implementação de ferramentas de apoio robustas para lidar com o volume crescente de pedidos.
Invista em planejamento para poder antecipar e resolver problemas antes que eles ocorram. Assim, também será possível otimizar seus recursos e se adaptar às demandas variáveis do mercado.
Na logística, assim como em outras etapas da operação de vendas, você deve estar sempre de olho nos seus concorrentes. Avalie seus processos e como é feita a expedição de marcas referência no mercado.
Garanta que a sua operação tenha o máximo de rendimento e a estrutura tecnológica ideal para crescer com segurança e estabilidade. Quer saber como conquistar isso com o mínimo de esforço e reduzindo erros? Entre em contato com um especialista do ANYMARKET e encontre a solução ideal para o seu negócio.