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Omnicanalidade: o valor da estratégia para a empresa no longo prazo

28 de junho de 2019 | 1 comentário

Muito se tem falado sobre omnicanalidade, mas qual será o valor a longo prazo ao adotar esta estratégia no negócio online? Quero falar sobre esse tema e ajudar você a entender melhor o contexto para você avaliar o modelo na realidade do seu negócio. Vamos juntos!

Quer entender melhor o que é omnichannel e como colocar a estratégia em prática? Leia este outro artigo aqui!

Digitalização do negócio e omnicanalidade: tendência do mercado

A estratégia de digitalização é um caminho sem volta para as empresas do varejoDigo isso pois o consumidor, grande parte do tempo, está conectado à internet.

A sua empresa deve ter uma estratégia de presença digital para que o cliente possa interagir com a sua marca quando optar, independente da interface, seja ela via chat, e-mail, redes sociais, marketplaces, etc. 

A jornada do consumidor é composta por diversas etapas. Inicia-se com a primeira interação que o cliente tiver com a sua loja, em seguida realiza-se a busca por alguns produtos e comentários, busca por cupons, comparação de preços, entre outros. 

 Isso não significa que ocorrerá nessa ordem, mas existem grandes chances de que o seu cliente passe por algumas dessas etapas até que ele efetue a primeira compra. 

Ao observar esse comportamento podemos identificar algumas oportunidades e desafios para indústrias e empresas do varejo de diversos setores que optam pela adoção de uma loja virtual. Ou, ainda, pela venda dos seus produtos em marketplaces focando em uma estratégia de crescimento, por exemplo.

Case de Omnicanalidade – Magazine Luiza e Renner

Essas empresas estão conseguindo realizar uma conexão do cliente que trafega pelo ambiente digital à loja física, permitindo que o mesmo faça compras no e-commerce e retire na loja. Isso facilita o contato do cliente com a marca e cria um potencial logístico a ser explorado ao permitir que a loja física se torne um centro de distribuição do e-commerce. 

Existem também casos de empresas que nascem digitais e ampliam sua atuação para o mundo físico depois de um período. A adoção da omnicanalidade permite que o cliente vá até a loja, efetue a compra, e solicite a entrega em casa.  

No final, percebe-se que a experiência de compra é muito semelhante em todos os canais.   

E como isso pode gerar valor para minha empresa no longo prazo?

Ao analisar a variação do preço da ação no tempo, temos os seguintes gráficos: 

Fonte: B3. Códigos: MGLU3 e LREN3. 

Exemplo 2

Fonte: B3. Códigos: MGLU3 e LREN3. 

Conclusão 

Podemos perceber que as empresas citadas adquiriram certa consistência ao longo do tempo e hoje estão bem preparadas para disputar com empresas de qualquer porte no Brasil e serem líderes de mercado. 

A estratégia traçada, a cultura criada com os funcionários, o fomento à inovação e outros fatores podem ser citados, mas é fato que ao adotar estratégias unificadas, conectando o online e offline, a eficiência aumenta e é bem possível que você obtenha retornos consistentes no longo prazo

Agora que você sabe mais sobre o tema, que descobrir como ter uma operação omnichannel mais eficaz? Conheça neste outro conteúdo a integração ANYMARKET!

Sobre o autor 

João Vitor Matarucco é economista em formação pela Universidade Estadual de Maringá.

Faz parte da equipe de Parcerias do ANYMARKET, atuando como coordenador de parceiros reseller.

Se interessa por assuntos de tecnologia, comércio eletrônico e estratégia de mercado de capitais.

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