Sabemos que estar presente nos principais marketplaces é uma das estratégias mais eficazes para expandir as suas vendas online. Mas para garantir que esses canais de venda sejam seus aliados na busca do aumento do faturamento, é essencial estar preparado para vender mais. É aqui que entra o desafio de organizar estoque!
A gestão de estoque é um dos desafios que mais preocupam os lojistas virtuais, segundo o Sebrae. Mas quando se trata de marketplace, essa preocupação aumenta ainda mais. O grande fluxo de vendas pode levar a uma série de erros que prejudicam a cadeia logística, e consequentemente as vendas online.
Por isso, preparamos uma série de dicas que vão ajudar você a se preparar de forma estratégica para começar a vender nos grandes shoppings virtuais. Confira abaixo!
Monitore e avalie suas vendas para organizar estoque
O controle das vendas é essencial para a gestão de seu negócio como um todo. Se tratando de organizar estoque, principalmente de venda em marketplace, esse é um ponto que merece ainda mais atenção.
Você precisa estar preparado para vender mais, por isso é importante ter um monitoramento constante, de preferência em tempo real, da sua operação. Do contrário você corre o risco de não conseguir atender a demanda e perder vendas.
Para ter um controle básico, mas eficiente, avalie:
- Quais produtos ainda estão disponíveis?
- Quais produtos estão com estoque alto, sem giro?
- Quais estão acabando?
- E quais estão com furo de estoque – indisponível
- Atenção ao prazo de validade dos produtos x saída.
Para garantir que esse monitoramento seja realizado de forma rápida e eficaz a solução está na utilização de softwares de gestão como um ERP. A plataforma faz a integração do estoque da sua loja virtual com o marketplace.
O ideal é que isso ocorra de forma automatizada para evitar possíveis erros. O controle requer que as informações estejam sempre atualizadas e que sejam facilmente acessadas por toda a equipe. Afinal, o acompanhamento de forma manual, pode trazer falhas e prejuízos.
Desencalhe produtos parados
Oferecer seus produtos em marketplaces é uma oportunidade de expandir e diversificar as suas vendas.
Ao contrário das vendas online por meio de um único canal, estar presente em grandes shoppings virtuais aumenta as chances de desencalhar produtos parados em estoque ou até fora de linha.
Por isso, aproveite o alto tráfego de clientes e a diversidade de gostos, poder aquisitivo e origem territorial para dar mais visibilidade aos produtos parados em estoque. Com isso, é muito provável que você consiga dar vazão a itens que só fazem volume em estoque.
Tenha atenção aos prazos de produção
Quando se trabalha com um fluxo alto de vendas, é muito fácil perder o controle de prazos. O problema é agravado se você não tem um controle automatizado do seu estoque.
Por isso, é necessário sempre levar em consideração o prazo de produção e expedição dos itens. Eles devem ser considerados no prazo final de entrega para o cliente.
Tendo essa atenção, você conseguirá organizar o estoque e melhorar a sua capacidade de venda e entrega. O cliente ficará muito mais satisfeito ao não sofrer atrasos, devoluções ou a necessidade de reclamações.
Dificilmente um cliente que teve problemas com entrega ou falta de estoque, voltará a comprar na sua loja ou recomendará a marca para outra pessoa.
Automatize o controle de estoque
Imagine estar presente em vários marketplaces e ter que atualizar seu estoque manualmente.
Isso, além de tomar muito tempo, aumento as chances de erros que podem prejudicar as suas vendas e o relacionamento com o cliente.
Sendo assim, antes mesmo de começar a anunciar seus produtos nos shoppings online, procure uma ferramenta que permita a automatização do controle de estoque e de outros processos ligados a suas vendas.
Esses softwares, chamados de sistema de ERP, realizam a centralização das informações, facilitando a integração entre as áreas e também o compartilhamento de dados.
Uma das funcionalidades essenciais desse tipo de tecnologia é justamente a possibilidade de automatizar o controle de estoque, identificando a disponibilidade de produtos e fazendo a atualização constante das informações.
Ou seja, a automatização, não é só organizar estoque, mas fazer a gestão do seu negócio como um todo.
Isso poderá contribuir para que a equipe tenha mais tempo para focar nas tarefas essenciais. Além de minimizar erros como, por exemplo, vender um produto que não está disponível.
Esse tipo de experiência negativa para o cliente costuma resultar em decepção com a empresa no ciclo de compra.
Crie regras que ajudem na organização do estoque
Em termos de automatização, os sistemas de ERP também disponibilizam a criação de regras que auxiliam no controle de estoque, conhecidas como regras de segurança. Essa estratégia é recomendada principalmente para produtos com alta saída.
Nesse caso, você pode criar uma regra de segurança em que ao atingir uma quantidade mínima de determinado produto, o próprio sistema realiza o ressuprimento automático.
O recomendado é trabalhar com uma margem de segurança em torno de 10% da quantidade que você costuma vender. Assim, você conseguirá cumprir os prazos mesmo em situações imprevistas como avaria em algum produto ou um pico de vendas.
Garanta a integração entre ERP e seus marketplaces
Se você quer ter grandes resultados ao vender em marketplaces é essencial contar com um hub integrador de marketplace.
Mas afinal o que é isso e como essa ferramenta pode ajudar você a se preparar para anunciar nos grandes shoppings online?
Um hub de integração permite que o lojista centralize suas operações em um único painel, facilitando a visualização dos dados, como pedidos, SAC, estoque, emissão de notas fiscais e anúncios.
Com a possibilidade de automatizar processos repetitivos e demorados, como a atualização de estoque, por exemplo, o lojista e sua equipe otimizam o tempo e podem focar em estratégias de vendas.
Leia também: 7 critérios essenciais para escolher entre os melhores integradores de marketplace
Operação com ERP e HUB – case de sucesso
Para esclarecer o que estamos falando quando nos referimos à integração e plataformas vamos usar o caso do hub integrador ANYMARKET e o sistema de ERP BSeller.
As duas plataformas podem ser facilmente integradas, para garantir um controle ainda maior do processo logístico das vendas em marketplaces. Com essa estratégia você controla e organiza estoque com muito mais facilidade.
Algumas informações que você pode controlar com mais agilidade e automatização:
- Recebimento
- Armazenagem
- Inventário
- Separação
- Embalagem
- Expedição
Ou seja, ao ter o marketplace integrado ao sistema de ERP você potencializa o controle de todos os seus marketplaces.
Isso gera otimização de tempo e equipe, permitindo a expansão das vendas em diversos canais para multiplicar seus resultados!