Dono de marketplace vendo suas vendas aumentarem após descobrir como escalar vendas
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Como escalar ainda mais suas vendas no Mercado Livre

14 de março de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Dono de marketplace vendo suas vendas aumentarem após descobrir como escalar vendas

Como seller, você provavelmente ouviu falar muito em escalar vendas online. Apesar do termo ter ganhado bastante popularidade no e-commerce, você sabe realmente o que isso quer dizer?

Neste artigo queremos explicar o que significa o termo e como é possível aplicá-lo para impulsionar seus negócios, especialmente no Mercado Livre, maior marketplace da América Latina.

O crescimento de vendas em escala é mais do que simplesmente aumentar as vendas de forma aleatória, trata-se de um processo estratégico e contínuo que envolve expandir sua base de clientes, aumentar sua receita e solidificar sua presença no mercado ao longo do tempo.

Vamos mergulhar neste conceito e descobrir juntos algumas estratégias práticas que você começar a aplicar para escalar suas vendas com inteligência e priorizando a sustentabilidade do negócio.

O que significa escalar vendas?

Nos últimos anos o termo “escalar vendas” ganhou espaço no e-commerce e passou a ser usado em diversos contextos. Quando algo assim acontece, é sempre interessante retomar o conceito.

Essa volta à origem da expressão pode ser determinante para avaliar se a estratégia é aplicável ao próprio negócio e para buscar maneiras de aplicar a estratégia de forma rentável e segura

Então, afinal o que significa escalar vendas? O crescimento de vendas em escala no e-commerce é essencialmente sobre expandir os negócios de forma consistente e significativa ao longo do tempo.

Em termos simples, significa aumentar suas vendas de maneira sustentável, atingindo mais clientes e gerando mais receita ao longo do tempo.

Isso envolve implementar estratégias que permitam que a empresa cresça de maneira constante, seja por meio da aquisição de novos clientes, da retenção dos clientes existentes ou da introdução de novos produtos e serviços.

Queremos que fique claro que o crescimento em escala não é apenas sobre aumentar as vendas de maneira rápida e temporária, mas sobre construir uma base sólida para o crescimento contínuo e a longo prazo.

O seller que deseja escalar precisa ter um bom planejamento e escolher estratégias que estejam alinhadas com o seu contexto de negócio.

Para alcançar esse objetivo é necessário colocar o foco em diversos aspectos como: a otimização da presença online, a melhoria da experiência do cliente, a expansão para novos mercados e a aliança com parceiros estratégicos.

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Vantagens de escalar vendas

Ao adotar uma abordagem focada no crescimento em escala no e-commerce, o seller tem a oportunidade de criar um negócio mais robusto, competitivo e lucrativo ao longo do tempo.

Com a expansão das vendas de forma consistente e planejada é possível aumentar a receita e a lucratividade ao longo do tempo, proporcionando estabilidade financeira.

Escalar vendas seguindo as premissas do conceito também gera oportunidades para reinvestir no negócio e permite que você alcance um público mais amplo, aumentando o reconhecimento da marca e construindo uma base de clientes mais sólida.

Outra vantagem desta abordagem é a possibilidade de aproveitar economias de escala, o que pode reduzir custos de produção, armazenamento e distribuição e aumentar ainda mais a margem de lucro.

Como escalar vendas no Mercado Livre

Agora que temos o conceito de crescimento de vendas em escala e conhecemos suas vantagens, vamos explorar ações para aplicar a estratégia vendendo no Mercado Livre. Confira!

É indispensável ter uma boa infraestrutura tecnológica

Ter uma infraestrutura tecnológica sólida e robusta é um dos pilares para escalar vendas online. Este tipo de estratégia requer o apoio de ferramentas confiáveis e especializadas em gestão de marketplaces, como um hub integrador de canais e outras plataformas.

Desta maneira é possível garantir que a sua estrutura operacional será capaz de suportar o crescimento da demanda de pedidos com automação de processos e segurança contra falhas e ameaças cibernéticas.

A infraestrutura tecnológica adequada permite crescer no Mercado Livre com escalabilidade para expandir o negócio e atender às demandas do mercado sem comprometer o desempenho.

Após garantir que a sua infraestrutura operacional é capaz de acompanhar as suas metas de crescimento no Mercado Livre, comece a pensar em ações que irão impulsionar as vendas. Abaixo listamos algumas das principais.

Saiba como entender e definir corretamente sua meta de vendas

Use técnicas de SEO

Impulsionar as vendas no Mercado Livre exige investir em otimização SEO dos anúncios. Pesquise quais são as palavras-chave relevantes para seus produtos e mais buscadas pelos usuários e otimize suas listagens usando esses termos de forma natural em títulos, descrições e tags.

Invista na qualidade das imagens e das descrições, o Mercado Livre valoriza conteúdo visual e informativo. Certifique-se de incluir informações precisas e atrativas dos produtos para chamar a atenção do cliente.

Por fim, acompanhe sempre as métricas de desempenho e faça ajustes contínuos em suas estratégias de SEO. Assim você manterá suas listagens no topo dos resultados de pesquisa e terá maiores oportunidades de aumentar a conversão em vendas.

Priorize o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente tem um papel fundamental no crescimento de qualquer negócio. Tanto que o próprio Mercado Livre considera esse aspecto para qualificar a reputação do seller.

Com um atendimento rápido e acertado você garante uma boa experiência de compra e pode conquistar avaliações mais positivas, além de promover a fidelização do cliente.

Uma boa estratégia para aprimorar a atenção ao cliente é investir na automatização do SAC. Porém, tenho cuidado porque é fundamental garantir que além de ágil, o atendimento seja humanizado.

Você pode fazer isso escolhendo uma plataforma com inteligência artificial, por exemplo, como a MIA, ferramenta exclusiva do ANYMARKET que qualifica os anúncios no marketplace e possui recursos inovadores de SAC.

Invista em estratégias de ADS para escalar vendas

Investir em anúncios pagos, ADS, pode ser imprescindível para escalar as vendas no Mercado Livre. A estratégia aumenta significativamente a visibilidade dos produtos com maior direcionamento a potenciais clientes.

Ao direcionar anúncios para públicos específicos, o seller atrai mais tráfego qualificado para suas listagens, aumentando as chances de conversão.

Se deseja potencializar ainda mais a ação, faça anúncios com ofertas especiais, produtos em destaque e promoções. Isto incentiva os clientes a realizar compras de maneira mais direta e imediata.

Utilize o fulfillment do Mercado Livre

Usar o serviço de fulfillment do Mercado Livre é uma decisão que ajuda a impulsionar a sua estratégia de crescimento em escala e oferece uma experiência de compra mais rápida e confiável para os clientes.

Com o serviço logístico, o seller pode se concentrar mais na gestão do negócio em vez de se preocupar com a logística e o gerenciamento de estoque. Isso libera tempo e recursos para investir em marketing, expansão de linha de produtos e outras iniciativas que impulsionam o crescimento das vendas.

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A confiança na infraestrutura logística do Mercado Livre também atrai mais clientes e gera uma reputação positiva para o vendedor. Esses dois aspectos podem levar a um aumento nas vendas de forma sustentável.

Para ter um desempenho ainda melhor em todas essas estratégias, o ideal é centralizar a sua operação de vendas em um hub integrador que seja aderente aos recursos do Mercado Livre.

Este é o caso do ANYMARKET, parceiro Selo Platinum do MELI que oferece funcionalidades exclusivas para Mercado Livre para escalar as suas vendas no Mercado Livre Marketplace, com total segurança e estabilidade. Entre em contato para saber mais!

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