Mulher contente com sua compra enviando uma boa avaliação na reputação no Mercado Livre
Blog

O que é reputação no Mercado Livre e como aumentar

12 de dezembro de 2023 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
Nenhum comentário

Ter uma boa reputação no Mercado Livre não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade. É um investimento na experiência do cliente, na visibilidade da loja no marketplace e no sucesso das vendas em médio e longo prazo.

O MELI é uma plataforma dinâmica que conecta milhões de compradores e vendedores em uma experiência on-line única. Nesse contexto, a reputação é um elemento determinante para vender mais no canal e impulsionar a estratégia de e-commerce.

Independentemente da sua experiência com o comércio eletrônico, possivelmente você já ouviu falar na forma como o marketplace qualifica o seller e sua importância, mas, afinal, o que realmente significa ter uma boa reputação e como aprimorá-la?

Isso é o que queremos abordar neste artigo, explorando o conceito e compartilhando estratégias práticas para elevar o indicador. Nosso objetivo é reunir informação relevante para que você consiga aumentar a sua reputação e se destacar no maior marketplace da América Latina.

O que é a reputação no Mercado Livre?

A reputação no Mercado Livre é uma medida da confiabilidade e qualidade do serviço prestado pelos vendedores da plataforma. A qualificação é dinâmica e expressa por uma classificação que vai do nível Iniciante ao Líder. 

Conquistar uma medalha MercadoLíder é uma meta que resulta em confiança, acesso aos melhores recursos e maior destaque para vender no marketplace. Por isso, é tão importante entender o que determina a qualificação e como chegar a esse objetivo.

A reputação do MELI é fundamentada nas interações e transações entre vendedores e compradores. Um dos principais critérios é o número de vendas bem-sucedidas. Ou seja, quanto mais vendas corretas e positivas, maior é a reputação atribuída ao seller.

O atendimento ao cliente também tem um peso alto na construção da reputação. A qualidade da comunicação, suporte pós-venda e resolução eficiente de eventuais problemas contribuem para a satisfação do comprador e, consequentemente, para uma qualificação positiva.

O cumprimento dos prazos de entrega segue a mesma lógica, impactando na satisfação do cliente. Os vendedores são avaliados pela pontualidade na expedição dos produtos e pela aderência aos prazos estabelecidos. Atrasos frequentes ou problemas recorrentes no processo de envio acabam gerando qualificação negativa.

Vale ressaltar que a métrica é dinâmica, com cálculos constantes conforme a movimentação de pedidos. Por isso, é essencial manter uma operação de vendas uniforme e com aprimoramento constante. Qualquer erro pode ser prejudicial para a classificação do vendedor.

Como funciona a qualificação do marketplace

O desempenho do seller nas variáveis que definem a reputação é mostrado em cores, do vermelho (baixa) ao verde (alta), no painel de vendedor. Através do menu Reputação, é possível ver todos os indicadores, assim como as variáveis consideradas e os requisitos que faltam para avançar na métrica.

Captura de tela do Mercado Livre

O cálculo começa a ser feito pela plataforma quando o vendedor atinge as 10 primeiras vendas pelo marketplace. O período considerado nas avaliações depende da quantidade de pedidos finalizados, quando a cor da reputação é cinza, significa que o vendedor ainda não atingiu o mínimo de vendas necessárias para acontecer a análise.

Por que a reputação é importante?

A reputação no Mercado Livre é determinante para ter sucesso nas vendas. Primeiro porque ela funciona como um indicador visível de confiabilidade e da qualidade do serviço prestado pelo vendedor. Ao terem acesso a essa qualificação, os clientes conseguem saber que estão tomando uma decisão de compra garantida pelo marketplace.

Em um viés mais técnico, a reputação também impacta diretamente a visibilidade e posicionamento do vendedor na plataforma. Os produtos de um seller com classificação positiva tendem a ganhar maior destaque nos resultados de busca, o que aumenta as chances de atrair novos clientes.

Outro ponto relevante é que a reputação é o caminho de acesso aos benefícios da medalha MercadoLíder. Vendedores que atingem esse nível obtêm vantagens, como oferecer frete grátis com desconto pelo Mercado Envios e atendimento personalizado pelo chat de suporte do marketplace.

Portanto, a reputação no Mercado Livre não é apenas uma pontuação aleatória, é uma representação da confiança do consumidor e desempenha um papel fundamental na jornada de sucesso do seller. 

Como a reputação é definida?

Como já mencionamos, a reputação do Mercado Livre é determinada por diversos critérios que refletem a qualidade de vendas e a satisfação dos usuários com essas compras.

Segundo o próprio MELI, a experiência do usuário é avaliada conforme as seguintes variáveis: reclamações, envios atrasados e vendas canceladas pelo vendedor. Vamos falar mais sobre os fatores que influenciam a qualificação do seller.

Vendas concretizadas

Representa o número total de vendas bem-sucedidas na plataforma. É um dos principais fatores de avaliação e um dos requisitos para ter a reputação calculada pelo marketplace. No entanto, não basta focar apenas a quantidade de vendas, é preciso cuidar da qualidade do serviço prestado no canal. 

Qualidade do atendimento ao cliente

O oferecer respostas rápidas, claras e soluções eficientes para possíveis problemas são aspectos que contribuem para uma boa reputação. O atendimento ao cliente, além de garantir a confiança do comprador, é um dos fatores que determina a sua posição no marketplace.

Prazo de entrega

O cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos é outro critério importante. Sellers que conseguem enviar os produtos dentro do prazo determinado tendem a conseguir uma qualificação mais positiva.

Comentários e avaliações dos compradores

No MELI, os compradores têm a oportunidade de deixar comentários e avaliações sobre a experiência de compra. Essas opiniões influenciam o desempenho do vendedor, além de garantir uma visão real da qualidade do serviço aos usuários da plataforma.

Resolução de problemas

A habilidade do vendedor em resolver problemas e lidar com situações adversas de forma eficaz também é levada em consideração. 

Embora esse fator possa ser considerado como parte do atendimento ao cliente, vale ressaltar que lidar de forma resolutiva com devoluções, reembolsos e outros contratempos deve ser parte do planejamento operacional para garantir uma avaliação positiva.

Como melhorar a reputação no Mercado Livre?

Agora que já aprofundamos o tema e você sabe como funciona a reputação no Mercado Livre e sua importância, vamos falar em estratégia. A seguir listamos ações que podem contribuir para o aprimoramento da sua qualificação:

Foque o atendimento ao cliente

Além da quantidade de vendas, o atendimento é um dos fatores mais relevantes da plataforma, então priorize uma atenção eficiente e amigável. Responda rapidamente às perguntas, ofereça informação detalhada dos produtos e esteja disponível para resolver inconvenientes.

Organize a logística para cumprir prazos

Tenha um compromisso rigoroso com os prazos de entrega. Envie os produtos dentro do tempo estabelecido e acompanhe o cliente até o final da jornada. Para isso, é essencial ter uma logística planejada e organizada.

Usar os serviços de entrega do próprio marketplace é uma boa maneira de garantir a qualidade da entrega. Você pode optar por diferentes modalidades, inclusive pelo Fullfillment Mercado Livre, que oferece uma experiência logística completa.

Tenha uma política de devoluções clara 

Tenha uma política de devoluções clara e acessível ao cliente Esteja preparado para lidar com devoluções de forma profissional, garantindo que o comprador se sinta amparado em casos de insatisfação.

Trabalhe o relacionamento e solicite avaliações

Faça um trabalho de pós-venda e aproveite o momento para solicitar avaliações e feedbacks aos compradores. Mostre que você valoriza a opinião deles e está interessado em proporcionar uma experiência positiva, com melhorias constantes.

Monitore comentários e acompanhe os feedbacks

Esteja atento às avaliações e comentários dos clientes, principalmente se realizar ações para receber feedbacks. Responda honestamente se houver comentários negativos, demonstrando disposição para resolver problemas e melhorar a experiência do cliente.

Automatize e agilize a sua operação com maior eficiência

Automatizar a operação de vendas pode impactar todos os fatores que influenciam a reputação no marketplace. O ideal é usar um hub centralizador parceiro do Mercado Livre para otimizar as vendas e garantir que os processos ocorram com o mínimo de erros.

Quer saber mais sobre a automatização? Conheça o ANYMARKET, integrador parceiro Platinum do MELIComo ser distribuidor do mercado livre

Leia também: Central de vendedores

Integração com Marketplaces Anymarket

Compartilhe esse artigo: