Investir em Ads pode ser uma poderosa estratégia para alcançar um público mais amplo e impulsionar as vendas em marketplaces. Por isso, os canais de vendas oferecem aos sellers ferramentas avançadas para configurar e monitorar campanhas.
Se você ainda não investe em anúncios patrocinados porque tem dúvidas se vale a pena, este conteúdo vai te ajudar a encontrar essa resposta. Vamos explorar o funcionamento da mídia paga nos marketplaces e abordar o que você deve saber para criar campanhas e aproveitar ao máximo esse recurso.
O que são Ads nos marketplaces
Ads é o termo utilizado no contexto do e-commerce para definir os anúncios patrocinados nos marketplaces. Essa é uma forma de mídia paga ou publicidade on-line que oferece maior destaque aos produtos dentro dessas plataformas.
Os anúncios vinculados ao serviço são exibidos aos usuários de forma estratégica, geralmente nas páginas de resultados de busca. Eles também aparecem em locais de destaque no canal de vendas.
Como funciona a mídia paga nos canais de venda on-line
Normalmente, os anúncios patrocinados funcionam com base em um sistema de leilão. Ou seja, os vendedores podem definir o valor máximo que estão dispostos a pagar por um clique ou impressão do anúncio.
A partir desse e outros critérios, os anúncios relevantes são exibidos conforme a busca realizada pelo usuário. A exibição é feita conforme o produto ou termo segmentado pelo vendedor na configuração do anúncio.
Na área de configuração do Ads, os marketplaces oferecem ferramentas de análise com dados das campanhas. Dessa maneira, o vendedor pode acompanhar o desempenho de seus anúncios e realizar ajustes estratégicos para melhorar os resultados.
Normalmente, a informação disponível na ferramenta é composta por número de cliques, impressões, conversões e o retorno sobre o investimento (ROI). É essencial usar esses dados como métricas para otimizar o investimento e potencializar as campanhas.
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6 vantagens de usar Ads nos marketplaces
A mídia paga amplia a visibilidade na plataforma de vendas, alcançando um público mais abrangente. Os anúncios patrocinados também ajudam a aumentar a competitividade do seller ads em relação a outros vendedores que oferecem produtos semelhantes.
Porém, essas não são as únicas vantagens de apostar em uma estratégia de mídia paga nos marketplaces. Na sequência, veremos seis principais benefícios dos anúncios patrocinados.
1. Melhor posicionamento
Investindo em anúncios pagos, é possível atingir posições privilegiadas nas páginas de resultados de busca e de lojas virtuais dos marketplaces. Aparecer entre os primeiros resultados e em páginas de produtos similares, por exemplo, aumenta a visibilidade e a probabilidade de atrair o usuário.
2. Segmentação de público
Os anúncios Ads possibilitam segmentar o público-alvo com base em interesses, comportamentos de compra e preferências. Dessa forma, os anúncios são direcionados com mais assertividade para quem realmente tem interesse no produto e, consequentemente, está mais propício a comprar.
3. Aumento do tráfego qualificado
Da mesma forma que as campanhas patrocinadas segmentam o público, a estratégia ajuda a direcionar tráfego qualificado aos seus anúncios. Ou seja, a qualificação do tráfego é uma consequência da assertividade de exibição, que reflete no crescimento da conversão em vendas.
4. Maior competitividade e credibilidade
A concorrência nos marketplaces é grande, e os anúncios pagos geram a oportunidade de competir com mais força e igualdade. Isso porque permitem aumentar a visibilidade independentemente do tamanho ou da popularidade da loja.
Esse tipo de mídia também pode contribuir para aumentar a confiança do cliente que chega ao produto. Porém, para isso, é importante estar bem avaliado e ter boas referências.
5. Flexibilidade de orçamento
Com os anúncios pagos, o seller tem a possibilidade de ajustar o orçamento das campanhas conforme suas necessidades e metas. Esse é um diferencial, especialmente para pequenos e médios vendedores, que usufruem dos benefícios da mídia segundo a sua capacidade de investimento e de atender à demanda de pedidos.
6. Métricas de desempenho
As plataformas de anúncios dos marketplaces disponibilizam ferramentas de análise para acompanhar métricas e o desempenho das campanhas em tempo real.
É possível, por exemplo, rastrear e mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) para ter uma visão mais precisa dos resultados alcançados. Esses recursos são ideais para avaliar a eficácia dos anúncios e otimizar a estratégia, potencializando os resultados.
Entenda as principais diferenças entre os marketplaces online
Como criar estratégias de Ads nos marketplaces
Para criar campanhas com potencial de vendas, primeiramente, é indispensável fazer um planejamento e definir objetivos. Algumas metas comuns são: aumentar vendas, conquistar novos clientes ou, ainda, anunciar uma promoção específica.
A pesquisa de palavras-chave é inicial e determinante na criação de campanhas de sucesso. Isto é, você precisa identificar termos com bom volume de buscas para segmentar adequadamente o público-alvo.
Outro ponto importante é conhecer e monitorar a concorrência. Faça uma análise de como outros vendedores estão promovendo seus produtos e quais são suas estratégias. Depois disso, adote um posicionamento único para se destacar e atrair clientes.
A etapa seguinte pode ser estabelecer um orçamento adequado para a campanha. Definir o investimento diário ou mensal de forma equilibrada é importante para ter resultados satisfatórios sem comprometer as finanças do negócio.
Nesse sentido, é essencial monitorar constantemente o desempenho dos anúncios e ajustar os lances de acordo com a demanda e o retorno obtido. A mensuração e análise dos resultados permite avaliar a eficiência da sua estratégia.
Marketplaces com ferramenta de anúncios patrocinados
Agora que você sabe como funcionam os anúncios patrocinados, veremos quais são os principais marketplaces que oferecem esse serviço:
- Mercado Livre;
- B2W (Americanas, Submarino e Shoptime);
- Amazon;
- Magazine Luiza;
- Carrefour;
- Shopee;
- MadeiraMadeira.
As características, funcionalidades e termos de uso das ferramentas variam entre cada canal de venda. Por isso, antes de planejar as campanhas, você deve ler as políticas e diretrizes de cada plataforma e seguir as recomendações.
Com uma boa prática, os anúncios patrocinados são eficazes para alavancar vendas nos marketplaces. No entanto, não deixe de realizar um planejamento estratégico e sempre acompanhar resultados, para otimizar as campanhas e não desperdiçar recursos.
Para aumentar ainda mais a efetividade da sua operação de vendas em múltiplos canais, o ideal é contar com o apoio de um hub integrador de marketplaces. A plataforma mais adequada deve ter integração com os marketplaces e ser aderente ao serviço de Ads.
A centralização da operação de vendas em um integrador garante a agilidade e a estabilidade necessárias para aumentar as vendas on-line. Com o hub, é possível vender mais com menos esforço e toda a segurança, já que a operação está preparada para grandes volumes de pedidos.
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