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Como potencializar seu marketplace utilizando ferramentas e estratégias?

5 de maio de 2023 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Diversas são as formas de garantir mais eficiência nas operações dos marketplaces e aprimorar a experiência dos consumidores. Os desafios são muitos, porém, com os recursos certos, é possível atrair e conquistar cada vez mais clientes. 

Com um modelo de negócio em grande escala, o mercado segue se reinventando, apresentando um cenário bastante promissor. No entanto, para alavancar as vendas e se destacar da concorrência, é preciso investir em ferramentas e estratégias. 

Neste post, trazemos uma análise de como melhorar o desempenho dos marketplaces. Continue a leitura e conheça os benefícios da integração entre Conecta Lá e ANYMARKET! 

Ferramentas e estratégias de Marketplace 

A estrutura robusta de um marketplace requer atenção quanto ao fluxo das operações, para assegurar a satisfação do consumidor em sua jornada de compras. 

Mais do que oferecer uma variedade nichada de lojas com mix ampliado de produtos, é preciso fomentar o mercado de marketplaces. Com ferramentas e estratégias certas, é possível otimizar os processos de vendas para obter uma performance que vá além das expectativas. 

Como um grande shopping center digital, o marketplace concentra todos os anúncios e ofertas dos sellers, sendo catalizador das necessidades dos mais variados perfis de público. 

Logo, entregar a melhor experiência e estimular a fidelização do consumidor, demanda recursos para otimizar a gestão do marketplace, capazes de promover múltiplas melhorias pelo modelo Out (sellers e marketplaces que vendem em marketplaces) ou In (marketplaces integrados). 

Veja algumas estratégias e ferramentas que ajudam a definir a forma de atuação nesse mercado! 

Identificação de oportunidades 

Para escalar as operações de vendas em marketplaces é importante aproveitar as oportunidades com base no perfil dos consumidores. O conhecimento prévio do público, consegue agregar valor ao negócio por meio de ofertas mais assertivas. 

Análise de tráfego e ecossistema 

Entender o tamanho do tráfego ou do público atual, bem como a capacidade do ecossistema que engloba fornecedores e parceiros, permite ao seller tomar decisões mais acertadas sobre a participação no modelo Out. 

Desafios e momento certo 

A decisão de entrar em um marketplace ou de migrar para outro modelo, está diretamente ligada aos desafios e ao entendimento do momento mais adequado. Para isso, é essencial considerar a estrutura de operação, integração e gestão oferecida pelo marketplace. 

Ferramentas e soluções adequadas 

Com a junção de ferramentas e soluções tecnológicas, o marketplace consegue gerenciar o volume de operações e simplificar as atividades dos sellers na ponta. As parcerias estratégicas permitem maior eficiência na gestão dos principais pilares de um marketplace — produtos, logística e finanças — com soluções especializadas. 

Integração entre Conecta Lá e ANYMARKET 

A alavancagem de um marketplace tende a ser mais efetiva quando as operações são integradas. A gestão otimizada e centralizada exige menos esforços dos sellers que podem dedicar mais tempo ao negócio, sobretudo, à elaboração de um planejamento mais consistente de vendas. 

Enquanto a Conecta Lá é um seller center de gestão com foco na gestão dos sellers pensando em backoffice, o ANYMARKET garante que toda a operação tenha um fluxo simplificado e bem direcionado. 

São duas ferramentas que, juntas, garantem uma estrutura completa de gestão e operação, de modo que os sellers sejam amparados em todas as etapas. O papel de integração das plataformas é disponibilizar funcionalidades e informações a todos os sellers. 

A Conecta Lá oferece uma solução para descomplicar as vendas ao conectar o catálogo de produtos do seller aos principais marketplaces. Ela é o ponto de conexão entre o lojista prestes a entrar no ambiente digital, ou que deseja ampliar suas operações e precisa de suporte para administrar uma estrutura maior. 

Já o ANYMARKET, é o maior hub integrador de marketplaces da América Latina, com funcionalidades automatizadas e foco na fluidez do processo de vendas. Além disso, os sellers podem centralizar os anúncios com bastante facilidade, subindo-os de maneira bem prática. Dessa forma, os sellers vendem mais, com menos esforço e sem se incomodarem. 

Criado para suportar grandes volumes de vendas, o ANY dispõe de servidores prontos para conectar as atividades de um ou mais marketplaces, assegurando eficiência e performance consolidadas. 

Veja também: Como vender no Aliexpress

Benefícios da Integração 

As duas soluções têm objetivos diferentes e um mesmo propósito, que é potencializar e consolidar a atuação dos sellers no marketplace e do marketplace no mercado. A integração viabiliza uma parceria que se empenha para ajudar os sellers a vender mais e não ter que se preocupar com a parte burocrática e operacional. 

A ideia é cercar o seller de recursos para que ele tenha estabilidade e fluidez em suas operações de vendas. Cada uma com suas especialidades, Conecta Lá e ANYMARKET oferecem total assistência de escalada — potencialização de canais para aumentar as vendas com um gerenciamento efetivo na retaguarda. 

Falando em canais, o ANYMARKET conta ainda com um diferencial que é a Loja de Aplicativos, uma área disponível dentro da plataforma que pode ser acessada pela barra lateral, criada para facilitar a busca do seller pelos melhores canais de venda e assim melhorar a performance da loja. 

Como funciona, na prática?  

Criamos o painel com uma inteligência que apresenta os melhores e mais relevantes marketplaces para a sua operação. A página usa como base o segmento de venda cadastrado no seu perfil em Minha Conta para proporcionar uma experiência personalizada para cada cliente. 

É muito simples para realizar o cadastro no marketplace que deseja iniciar as vendas, bastando clicar no marketplace e conferir as informações sobre o canal de venda, como os países de atuação e as funcionalidades oferecidas. 

A solicitação de cadastro para a contratação no novo marketplace é feita diretamente pelo painel, procedimento que o seller realiza com um apenas um clique, no botão “quero contratar”, sem a necessidade de solicitar a área comercial. 

Após a solicitação, o marketplace será notificado para retornar com a validação da aprovação da sua loja. Nesse processo, o seller contará com o acompanhamento da equipe comercial do ANY junto ao parceiro. 

Por fim, a Conecta Lá e o ANYMARKET se unem com toda a expertise para disponibilizar alternativas de melhoria e crescimento, usando estratégias inteligentes e fáceis de serem implementadas para dois perfis distintos: 

  • o seller em busca da inserção ou melhor posicionamento em um marketplace; 
  • o marketplace pensando em explorar seu potencial com uma base mais qualificada de sellers. 

Com diferentes ferramentas e estratégias, é possível personalizar a integração para atender às necessidades dos sellers e marketplace. Um acompanhamento desde o início da jornada até chegar ao estágio de aproveitar ao máximo, o potencial de vendas no marketplace. 

Quer conhecer um hub de integração de vendas em marketplaces que oferece esses benefícios e mais vantagens exclusivas para seus parceiros estratégicos? Então, conheça o ANYMARKET, o integrador líder na América Latina. 

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