Painel de carro ilustrando a pratica de vender auto parts no mercado livre
Blog

Como evitar moderações para vender auto peças no Mercado Livre

28 de janeiro de 2021 | 1 comentário

Vender auto peças no Mercado Livre pode ser uma boa estratégia para sellers do nicho. Você sabia que o setor é um dos grandes sucessos da plataforma?

Segundo o próprio MELI, desde 2014 a categoria aparece entre as líderes de vendas. Dados do marketplace ainda registram que 82% dos clientes que compram peças e acessórios para carros costumam usar a internet.

Apesar do cenário favorável, não basta apenas anunciar no marketplace. Você precisa ter uma boa estratégia de vendas online e adaptar a sua operação às condições da plataforma.

Neste artigo falaremos sobre as oportunidades da categoria Auto Parts do Mercado Livre e sobre as moderações de anúncios do canal para você evitar inconvenientes. Confira!

Como vender auto peças no Mercado Livre de forma mais eficiente

Não por acabo o Mercado Livre é referência em comércio eletrônico. O canal de venda possui toda a infraestrutura necessária para impulsionar seus vendedores a crescer com a plataforma.

As Políticas para Cadastramento de Anúncios assumem um papel importante nesse cenário de sucesso. É através da moderação de anúncios que o MELI garante o funcionamento do canal e a sua credibilidade.

A moderação de anúncios é um processo que acompanha o cumprimento das políticas pelos vendedores e atinge de formas diferentes cada categoria, respeitando as suas especificidades.

No caso de Auto Parts não é diferente. Se você quer ter um bom resultado vendendo auto peças no Mercado Livre, precisa estar atento às regras da plataforma para cumprir com todos os requisitos.

Ter um anúncio moderado representa a perda de visibilidade no marketplace devido à pausa ou mesmo o cancelamento das suas publicações.

Quer saber mais sobre a prática de moderação? Neste outro artigo aqui você também encontra dicas de boas práticas para atingir as primeiras posições na plataforma e melhorar os seus resultados.

O desafio do seller de Auto Parts  

Um grande desafiopara quem deseja vender auto peças no Mercado Livre é lidar com todas as variações específicas do nichoFunciona assim: um único item de auto parts pode ser usado para diversos modelos de carros, de diferentes marcas e anos.

Para anunciar no Mercado Livre, muitas vezes o seller acaba criando um anúncio do mesmo produto para cada variação. No entanto, essa forma de cadastro chamou a atenção da plataforma que está constantemente buscando maneiras de simplificar e melhorar o serviço oferecido aos compradores.

Para isso, o Mercado Livre está implementando novas regras de moderação nos anúncios de auto parts. Você precisa estar atento à mudanças na plataforma e garantir que a sua operação esteja preparada para adaptar-se às exigências do canal. 

No hub de integração de vendas em marketplaces ANYMARKET, por exemplo, há sellers de auto peças que chegam a criar milhares de anúncios para o mesmo produto.  

A gestão desse volume de registros possui uma alta complexidade. Imagine que uma atualização de estoque ou de preço para um anúncio precisa ser replicada em todos os outros. Isso exige muito processamento de dados. 

Compatibilidade de Auto Parts no ANYMARKET 

O Mercado Livre possui um recurso que torna mais fácil a compra e a venda de auto peças no marketplace e o ANYMARKET foi o primeiro hub no Brasil a integrá-la a sua plataforma de centralização de vendas.

Essa funcionalidade é a Compatibilidade de Auto Parts que surgiu como um novo padrão para a categoria. Vale ressaltar que anúncios com essa estrutura têm mais relevância dentro do canal. 

Na pratica acontece assim: sempre que há uma pesquisa da categoria, o Mercado Livre mostrar todas as peças que são compatíveis com o carro para o qual o seller busca o produto. Assim, o recurso permite associar itens publicados aos produtos compatíveis no marketplace 

Por exemplo: se você tem publicado um “Pneu Michelin Primacy 4 205/55 R16 91V”, poderá definir todos os atributos para os quais a peça é compatível: Marca, Modelo, Ano e Versão. 

Desta forma, você melhora a qualidade dos anúncios e reduz o número de publicações por item. Outra grande vantagem é que fica mais fácil fazer a gestão de associações de anúncios, trazendo mais praticidade para a sua rotina.

Com a funcionalidade Compatibilidade de Auto Parts você consegue ver a situação de cada anúncio, checar se estão associados ou não e criar ações feitas em lote. Ao operar pelo hub tudo é alterado de uma só vez, através da plataforma simples e ágil do ANYMARKET. 

  Tela do ANYMARKET para a funcionalidade compatibilidade de auto parts

Tela do ANYMARKET com a funcionalidade para Auto Parts: seleção em massa de atributos compatíveis 

Vender acessórios para veículos no canal pode ser bem mais fácil com o primeiro hub do Brasil a desenvolver essa funcionalidade com o MELI. 

Além disso, o ANYMARKET é certificado pelo selo Platinum no Mercado Livre, o que qualifica o hub em todos esses requisitos: 

  • Velocidade ao implementar novas funcionalidades 
  • Grande número de usuários ativos (e capacidade para atender bem a todos) 
  • Alto faturamento dos usuários 
  • Desenvolvedores certificados e qualificados como especialistas em Mercado Livre
  • Satisfação dos clientes 

Queremos ajudar você a ser líder de vendas de auto peças no Mercado Livre, sem sofrer com as moderações, e estamos prontos para isso!

contato com anymarket

Compartilhe esse artigo:

<<
<<