capa ilustrativa do artigo
Blog

Como vender peças automotivas no Mercado Livre com melhores resultados

19 de setembro de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
1 comentário

Descobrir como vender peças automotivas no Mercado Livre pode ser uma boa estratégia para sellers do nicho que desejam expandir sua operação. O segmento é um dos grandes sucessos da plataforma que, inclusive, possui funcionalidades específicas para a categoria.

Segundo o próprio Mercado Livre, desde 2014 a categoria aparece entre as líderes de vendas. Dados do marketplace ainda registram que 82% dos clientes que compram peças e acessórios para carros costumam usar a internet.

Apesar do cenário favorável, não basta apenas anunciar no marketplace. Você precisa ter uma boa estratégia de vendas online, adaptar a sua operação às condições da plataforma e conquistar a confiança do cliente.

Neste artigo, você entenderá mais sobre como vender peças automotivas no Mercado Livre, com dicas específicas para esse marketplace. Além disso, confere dicas de estratégias para melhorar a sua conversão em vendas dentro do nicho. Boa leitura!

Como vender autopeças no Mercado Livre de forma mais eficiente

imagem ilustrativa sobre como venver auto peças no mercado livre

As peças automotivas, no Mercado Livre, são uma boa oportunidade para expandir a operação.

O primeiro passo para descobrir como vender peças automotivas no Mercado Livre é garantir que seus produtos são certificados pelo Inmetro. Esta é uma diretriz fundamental, tendo em mente que, por medidas legais, itens deste nicho estão sujeitos à regularização do próprio Inmetro, do Contran e do Detran.

Para verificar se os produtos estão certificados, basta acessar o site do Inmetro, preencher com as informações sobre os itens e verificar se aparecem na lista de verificados.

Além disso, o próprio Mercado Livre possui uma lista de produtos que não podem ser comercializados dentro do marketplace. São eles:

  • Veículos automotores com ordem de busca e apreensão, restrição na documentação, restrição de circulação, entre outras restrições;
  • Veículos que não possuam a documentação estabelecida pelas leis vigentes;
  • Produtos ou serviços para veículos que infrinjam as leis vigentes;
  • Produtos e/ou serviços que permitam modificar a quilometragem de um veículo;
  • Artefatos, dispositivos e/ou substâncias que permitam obstruir, ocultar ou bloquear a placa do veículo;
  • Peças de veículos que estejam protegidas por patentes em território nacional, com exceção para casos que o seller estiver autorizado pelo titular da patente;
  • Autopeças usadas de segurança, como sistema de freios, de suspensão, de estabilidade, de direção, de airbag, de cintos de segurança, de vidros de segurança com número de chassi etc;
  • Sucatas de veículos, suas partes e peças;
  • Pneus reformados;
  • Documentação de um veículo;
  • Licenças para táxis;
  • Coletivos, ônibus, táxis ou qualquer outro veículo que dependa de uma licença ou autorização oficial para operar;
  • Detectores de radares;
  • Emuladores utilizados para simular as emissões de gases de veículos;
  • Bloqueadores e congestionadores de sinal de alarmes.

Comercializar esses itens vai contra as diretrizes do Mercado Livre, de forma que não é aconselhado. Afinal, pode gerar problemas para sua loja junto ao canal de vendas.

Outra atenção importante é no cadastramento dos anúncios. É obrigatório inserir o número de certificação do Inmetro na descrição do produto. Caso contrário, o Mercado Livre pode retirá-lo do ar. 

Quando o assunto é como vender peças automotivas no Mercado Livre, não por acaso, o próprio marketplace é referência em comércio eletrônico. O canal de venda possui toda a infraestrutura necessária para impulsionar seus vendedores a crescer com a plataforma.

Para vendedores de autopeças, o marketplace desenvolveu uma ferramenta de compatibilidade de acessórios que otimiza a configuração dos anúncios e melhora a performance de venda.

Utilizar esse recurso é a melhor maneira de evitar as moderações do canal e vender com maior assertividade para aumentar os resultados.

Leia também: Boas práticas para anunciar no Mercado Livre e alcançar as primeiras posições

O que é a ferramenta de compatibilidade de peças automotivas do Mercado Livre

Parte do processo de compreender como vender peças automotivas no Mercado Livre é o entendimento comum, por parte dos vendedores, de que é preciso criar diversos anúncios para um mesmo produto em função da compatibilidade do acessório com diferentes modelos de veículos.

A ferramenta de compatibilidade garante que as pessoas comprarão as peças automotivas que de fato encaixam em seus veículos.

A ferramenta de compatibilidade garante que as pessoas comprarão as peças automotivas que de fato encaixam em seus veículos.

Ao compreender que essa prática deixava a operação de vendas complexa, causando gargalos que afetam o rendimento dos vendedores na plataforma, o Mercado Livre desenvolveu uma funcionalidade que permite informar no anúncio com quais veículos o acessório é compatível.

A configuração de compatibilidade em peças automotivas no Mercado Livre passou a ser um padrão para a categoria, e os anúncios com essa estrutura têm mais relevância dentro do canal. 

Por um lado, a ferramenta otimiza a configuração do anúncio, por outro, aumenta a confiança do cliente, pois permite verificar a compatibilidade entre os acessórios e os veículos.

Benefícios em utilizar a ferramenta de compatibilidade de peças automotivas no Mercado Livre

Criada para facilitar a vida do seller e do consumidor, a ferramenta de compatibilidade de peças automotivas, criada pelo Mercado Livre, é uma das funcionalidades específicas do marketplace para a categoria. Entenda quais são seus benefícios!

Melhora nos resultados e na conversão em venda

Com a compatibilidade configurada pelo vendedor, o cliente consegue fazer a busca do acessório informando o veículo em que precisa usar peça e logo verificar no anúncio se é compatível.

Desta forma, você melhora a qualidade dos anúncios e reduz o número de publicações por item. Outra grande vantagem é que fica mais fácil fazer a gestão de associações de anúncios, trazendo mais praticidade para a sua rotina.

Na pratica acontece assim: sempre que há uma pesquisa da categoria, o Mercado Livre mostrar todas as peças que são compatíveis com o carro para o qual o seller busca o produto. Assim, o recurso permite associar itens publicados aos produtos compatíveis no marketplace

Segundo dados do Meli, mais de 85% dos consumidores de autopeças da plataforma não são especialistas da área. Por isso, uma ferramenta de compatibilidade gera maior segurança no momento da compra, aumentando a conversão em vendas.

 

ferramenta para vender autopeças no mercado livre

Fonte: página do vendedor Mercado Livre

Aumenta a qualidade dos anúncios

Utilizar a ferramenta impacta, ainda, na qualidade do anúncio. Afinal, ele fica mais robusto e completo. Além de permitir que as vendas sejam mais direcionadas, pois o consumidor tem certeza de que o produto é compatível com seu carro, ela também melhora a performance dos itens cadastrados no Mercado Livre.

Isso porque, de acordo com o próprio marketplace, anúncios completos tendem a ser mais exibidos para os usuários. E, quanto mais pessoas veem seus produtos, maiores as chances de conversão!

Garante confiança ao cliente

Ao ter conhecimento sobre a compatibilidade do produto, o consumidor tem mais confiança para realizar a compra. Dessa forma, sua marca tem mais chances de convertê-lo.

Uma dica, para aumentar ainda mais a confiança do cliente, é inserir no título do anúncio e na descrição as principais compatibilidades. Dessa forma, logo no primeiro contato, o usuário já terá conhecimento sobre a convergência do item com seu modelo de carro.

Reduz trocas e reclamações

A redução de trocas, de devoluções e de reclamações é outro grande benefício da ferramenta de compatibilidade de peças automotivas no Mercado Livre. Além de impactar sua reputação junto ao marketplace, esses processos geram custos e grandes movimentações logísticas.

Por isso, informar os modelos de carro nos quais a peça pode ser usada é uma maneira de reduzir situações complexas, impactando ainda na diminuição de custos operacionais.

Como utilizar a ferramenta de compatibilidade de autopeças no Mercado Livre

Entender sobre a utilização da ferramenta de compatibilidade também é uma maneira de descobrir como vender peças automotivas no Mercado Livre. Para isso, no momento de criar o anúncio do produto, desça a página até Compatibilidades.

Clique na caixa e selecione Informar compatibilidade, para novas inserções, ou Editar veículos salvos, para realizar a edição de modelos de carros ou motos já associados ao anúncio.

É obrigatório informar pelo menos um veículo para seguir no processo de cadastramento do anúncio. Caso contrário, o próprio Mercado Livre irá impedir a publicação.

Ao selecionar Informar disponibilidade, uma tabela para seleção dos veículos será apresentada. É possível realizar segmentações por marca, modelo, ano, versão e motor. Dessa forma, você encontra o que está procurando com mais agilidade.

Com base nos dados inseridos na tabela, os modelos aparecerão. Basta selecionar aqueles que são compatíveis e clicar em Salvar e continuar.

Em seguida, você será direcionado para uma nova tela, na qual será possível editar as informações sobre os veículos informados. Com as inserções feitas, basta clicar em Continuar para voltar à página de cadastro do produto.

O próprio Mercado Livre produziu um vídeo demonstrando como realizar este processo, com imagens da ferramenta. Confira:

Como configurar a ferramenta?

A configuração da ferramenta de peças automotivas do Mercado Livre é simples. Entre no anúncio do produto que você deseja configurar, clique em “Alterar” e busque a seção “Compatibilidades”.

Na seção basta seguir as instruções e selecionar os veículos com os quais o acessório é compatível. Para finalizar você deve salvar as alterações e pronto.

Moderação de anúncios pelo Mercado Livre

A ferramenta de compatibilidade para autopeças foi lançada pelo Mercado Livre em 2021. Em 2022, a plataforma começou a moderar anúncios que não estavam aderentes ao recurso. Por que isso aconteceu? 

As Políticas para Cadastramento de Anúncios do Mercado Livre assumem um papel importante no cenário de sucesso do marketplace. É através da moderação de anúncios que a marca garante o funcionamento do canal e a sua credibilidade.

A moderação de anúncios é um processo que acompanha o cumprimento das políticas pelos vendedores e atinge de formas diferentes cada categoria, respeitando as suas especificidades.

No caso de peças automotivas não é diferente. Se você quer ter um bom resultado vendendo autopeças no Mercado Livre, precisa estar atento às regras da plataforma para cumprir com todos os requisitos.

Ter um anúncio moderado representa a perda de visibilidade no marketplace devido à pausa ou mesmo o cancelamento das suas publicações. Por isso, você precisa estar atento às mudanças na plataforma e garantir que a sua operação esteja preparada para adaptar-se às exigências do canal. 

Além de inserir o selo do Inmetro, uma das especificações do Mercado Livre, é indicado, para ter uma boa performance de anúncios:

No hub de integração de vendas em marketplaces ANYMARKET, por exemplo, há sellers de autopeças que chegam a criar milhares de anúncios para o mesmo produto.  

A gestão desse volume de registros possui uma alta complexidade. Imagine que uma atualização de estoque ou de preço para um anúncio precisa ser replicada em todos os outros. Isso exige muito processamento de dados. 

E, durante todo o processo, o ANYMARKET auxilia os vendedores. Para isso, automatiza tarefas simples e cotidianas, como a publicação de anúncios, permitindo que sua empresa foque em atividades mais complexas.

Quer saber mais sobre a prática de moderação? Neste outro artigo aqui você também encontra dicas de boas práticas para atingir as primeiras posições na plataforma e melhorar os seus resultados.

Homem utilizando o computador

Ao realizar o cadastro de produtos, certifique-se de que está cumprindo as boas práticas de anúncios do Mercado Livre.

Neste momento, será preciso identificar com quais modelos de veículos elas são compatíveis. No exemplo em questão, as pastilhas são para o Honda Civic 2008, nas cores preta e prata.

Ao iniciar a criação do anúncio, será preciso inserir a compatibilidade. Para isso, pode-se utilizar os filtros de “marca”, “modelo”, “ano” e “versão”. Depois de selecionar os modelos de Honda Civic que se conectam ao produto, basta salvar e continuar o cadastro.

Outra dica relevante é inserir no título do produto que as pastilhas são específicas para o Honda Civic 2008. Assim, ao cruzar pelo anúncio dentro do Mercado Livre, o usuário já saberá se é o item que ele precisa ou não.

Boas práticas de como vender peças automotivas no Mercado Livre

Assim como qualquer estratégia, vender autopeças no Mercado Livre possui boas práticas, que podem impulsionar ainda mais seus resultados. A primeira delas é conhecer seu produto. Para além do nome e da compatibilidade, pesquisa sobre outras características do item, importantes para sanar dúvidas dos usuários.

Além disso, é indicado levantar se existem nomes populares para as peças automotivas que você irá comercializar. Um exemplo é a bolsa de air bag central, que geralmente é pesquisada como “bolsa de air bag console”.

Dessa forma, consegue usar essas variações na hora de criar os anúncios, de maneira que mais pessoas os encontrarão quando precisarem realizar uma compra.

Com essas informações reunidas, é o momento de criar seus anúncios. Mais do que títulos atrativos, que citem a compatibilidade do produto, é válido criar descrições robustas e FAQs que respondam às principais dúvidas dos usuários.

Ao inserir imagens, faça montagens exibindo o produto ao lado do modelo de carro compatível. Dessa forma, os usuários conseguem visualizar com mais agilidade esta informação. Apenas lembre-se de disponibilizar, também, fotografias apenas do produto, pois esta é uma diretriz do marketplace.

Em seguida, defina suas regras de preço, levando em consideração custos processuais e frete. Assim, garante que terá lucro e rentabilidade em cima das compras.

Por fim, porém de extrema importância, é preciso contar com uma equipe de atendimento capacitada. Mesmo com as informações do produto no anúncio, o cliente pode entrar em contato com sua operação para tirar dúvidas.

Neste momento, é preciso que o atendimento seja rápido e solucione as questões dos usuários. Dessa forma, as chances deles comprarem com sua loja aumentam consideravelmente.

Compatibilidade de autopeças no ANYMARKET 

A ferramenta de compatibilidade do Meli torna mais fácil a compra e a venda de autopeças no marketplace e o ANYMARKET foi o primeiro hub no Brasil a integrar a funcionalidade a sua plataforma de centralização de vendas.

Com a funcionalidade no painel do integrador você consegue ver a situação de cada anúncio, checar se estão associados ou não e criar ações feitas em lote. Ao operar pelo hub tudo é alterado de uma só vez, de maneira mais ágil e segura. 

  Tela do ANYMARKET para a funcionalidade compatibilidade de auto parts

Tela do ANYMARKET com a funcionalidade para Auto Parts: seleção em massa de atributos compatíveis 

Você ainda não conta com uma ferramenta segura para automatizar as suas vendas online? o ANYMARKET está preparado para te ajudar a ser líder de vendas de autopeças no Mercado Livre. Fale com um dos especialistas do hub para encontrar a solução ideal para o seu negócio!

Além de facilitar a edição e a criação de anúncios, o integrador de marketplaces possui integrações exclusivas para o Mercado Livre. Dessa forma, te apoia em todo o processo de como vender peças automotivas no Mercado Livre! Acesse o site do ANYMARKET e saiba mais.

Confira também: Como vender no Mercado Livre

banner contato any

Compartilhe esse artigo: