O fulfillment é um processo logístico que ganhou força com o crescimento do e-commerce. O modelo é tendência no comércio eletrônico mundial por melhorar a experiência do consumidor.
No entanto, esse é apenas um dos benefícios do modelo, que se expandiu muito nos últimos anos. Atualmente, os serviços de fulfillment disponíveis no Brasil vão além de simplesmente terceirizar o armazenamento e a entrega dos produtos.
Por isso, empresas que desejam escalar o negócio on-line e ainda não utilizam o modelo podem estar perdendo grandes oportunidades de acelerar o processo e melhorar seus resultados.
Saiba, neste artigo, se vale a pena utilizar o modelo de logística completa dos marketplaces e os desafios de administrar o processo em diferentes canais.
Conheça também o Fulfillment Management System (FMS) by ANYMARKET, uma solução inovadora e exclusiva para quem deseja vender com maior eficiência e menos esforço. Confira!
Fulfillment dos marketplaces: vale a pena usar?
A evolução da prática do fulfillment no mercado brasileiro possibilita aprimorar as vendas on-line e todo o processo logístico. A operação permite a oferta de uma entrega mais rápida e a aplicação de estratégias, como a de frete grátis, aumentando a atração ao anúncio.
Por isso, os principais marketplaces do país estão investindo forte na criação e evolução de seus programas logísticos. Podemos citar como exemplos o Mercado Livre Full e Prime da Amazon.
Essas plataformas contam com serviços avançados de fulfillment, com ferramentas que atendem a diferentes demandas. Os serviços ainda brindam selos que aumentam o destaque dos produtos na página de vendas.
Anunciar com o Full do MELI e o Prime da Amazon aumenta potencialmente a visibilidade e as oportunidades de converter acessos em vendas, e, assim como esses, outros marketplaces oferecem soluções logísticas que incrementam a operação.
Leia também: Trilha Fulfillment: da definição à reflexão do processo!
Gestão de múltiplos serviços de fulfillment
Mesmo vendedores experientes, que operam em diferentes marketplaces, costumam utilizar o fulfillment de somente um dos canais de vendas. O receio de diversificar é compreensível, já que o serviço atende a empresas com alto volume de vendas e gestão complexa.
Entretanto, existe uma solução simples para administrar processos logísticos diversos com segurança e agilidade: a centralização e automatização. Ou seja, essa barreira pode ser resolvida com tecnologia adequada, por meio de um software robusto e confiável.
Centralizar as vendas em uma plataforma aderente aos principais serviços de fulfillment dos marketplaces pode fazer a diferença no resultado da operação de vendas on-line.
Buscar apoio em uma ferramenta de integração permite explorar ao máximo os benefícios oferecidos pelos serviços de logística completa dos grandes marketplaces. Quer entender como? Sigua a leitura, porque vamos falar sobre isso no tópico seguinte.
Fulfillment Management System (FMS) by ANYMARKET
Quando falamos em centralizar as vendas on-line, podemos encontrar diferentes soluções que cumprem esse papel. Porém, quando entramos em processos mais complexos, como a logística fulfillment, há uma exigência maior de recursos.
Por isso queremos falar sobre o Fulfillment Management System (FMS). Esse sistema foi desenvolvido pelo hub integrador ANYMARKET para atender aos serviços de logística dos maiores marketplaces do país.
A partir do integrador, é possível acessar todas as funcionalidades de fulfillment para potencializar a logística com uma operação segura e correta em todos os canais. Assim, o sistema permite vender de forma mais eficiente com menos esforço ao centralizar a gestão do fulfillment de todos os marketplaces em um painel único e inteligente.
O hub, referência em centralização de vendas, também é o mais completo do mercado. Atualmente, o ANYMARKET realiza a operação fulfillment dos maiores marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza.
Benefícios do FMS
Experiência e conhecimento em fulfillment
A experiência de mercado do ANYMARKET torna o FMS uma referência na gestão de processos logísticos em marketplaces.
Além de ser aderente aos serviços dos principais canais de venda do país, o hub também foi o primeiro a desenvolver compatibilidade com o fulfillment do Magalu.
A parceria próxima do hub com os marketplaces garante adaptação ágil a mudanças dos canais, permitindo aderir aos programas logísticos de forma mais simples e segura.
Fulfillment Analytics
Com o FMS by ANYMARKET é possível acompanhar as vendas, consultando informações do pedido ou realizando a geração de relatórios, com total visibilidade e transparência. Toda informação necessária está disponível no painel exclusivo de dados fulfillment.
A tela foi desenvolvida para dar acesso rápido a indicadores e dados, permitindo ter uma visão geral das vendas e tomar decisões mais assertivas. Por meio desse painel, pode-se observar o total de pedidos, valor total de vendas e ticket médio de fulfillment no mês.
Observe, com esses recursos, a evolução de vendas por fulfillment nos três meses anteriores e veja a representatividade do total de pedidos realizados em cada plataforma.
Facilidade na identificação de pedidos e suas particularidades
Através do FMS, o hub identifica os pedidos fulfillment e integra a informação com o sistema de gestão do vendedor, seja ERP ou plataforma de e-commerce. Assim, a plataforma pode diferenciar as demandas e emitir Notas Fiscais (NF) somente para as que estão fora do modelo logístico.
Quando a operação está integrada ao ANY pela sua API, os sistemas também recebem os pedidos com identificação fulfillment para fazer a baixa do estoque corretamente.
Com maior facilidade na localização e identificação de pedidos, a operação ganha visibilidade e permite tomar decisões mais rápidas. Essa vantagem é importante principalmente para corrigir falhas que podem afetar o resultado das vendas.
Fluxo dos documentos fiscais integrados
Ao fazer a gestão integrada dos serviços de fulfillment dos marketplaces, o vendedor tem acesso rápido a todos os documentos fiscais emitidos e disponibilizados pelos marketplaces.
Considerando que no fulfillment é o canal de vendas que realiza a emissão da NF, a disponibilidade desses documentos é imprescindível. No ANY, os documentos fiscais podem ser acessados facilmente via API, por um vínculo do pedido com as NFs.
Maior controle e visibilidade do estoque
A gestão logística com o sistema do ANYMARKET propicia uma visão mais clara do estoque disponível no fulfillment dos marketplaces.
Ter a possibilidade de fazer essa discriminação é um grande benefício, pois, no modelo ful, quem armazena o produto, cuida da embalagem e realiza a entrega é o marketplace.
Através do hub, o vendedor consegue fazer a diferenciação do estoque. Isso gera visibilidade do que está armazenado por conta própria e pelo canal de vendas, facilitando a gestão e o envio dos produtos.
Para alguns marketplaces, ainda há recursos avançados específicos. Na gestão das vendas pelo Mercado Livre, é possível consultar todas as entradas e saídas de estoque do Full. Na gestão da Americanas, também pode-se acompanhar o armazenamento dos produtos em cada CD e em cada conta, por exemplo.
Ainda não usa os serviços fulfillment para alavancar as suas vendas nos marketplaces? Aproveite ao máximo esse modelo com controle total da gestão e segurança operacional. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre o FMS by ANYMARKET.
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