uma pessoa organizando as caixas de envio de encomendas enquanto a outra analisa e anota informações de rastreios
Blog

Fulfillment Management System: conheça o recurso exclusivo ANYMARKET para melhorar a gestão logística

17 de julho de 2023 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
Nenhum comentário

uma pessoa organizando as caixas de envio de encomendas enquanto a outra analisa e anota informações de rastreios

O fulfillment é um processo logístico que ganhou força com o crescimento do e-commerce. O modelo é tendência no comércio eletrônico mundial por melhorar a experiência do consumidor.

No entanto, esse é apenas um dos benefícios do modelo, que se expandiu muito nos últimos anos. Atualmente, os serviços de fulfillment disponíveis no Brasil vão além de simplesmente terceirizar o armazenamento e a entrega dos produtos.

Por isso, empresas que desejam escalar o negócio on-line e ainda não utilizam o modelo podem estar perdendo grandes oportunidades de acelerar o processo e melhorar seus resultados. 

Saiba, neste artigo, se vale a pena utilizar o modelo de logística completa dos marketplaces e os desafios de administrar o processo em diferentes canais.

Conheça também o Fulfillment Management System (FMS) by ANYMARKET, uma solução inovadora e exclusiva para quem deseja vender com maior eficiência e menos esforço. Confira!

Fulfillment dos marketplaces: vale a pena usar?

A evolução da prática do fulfillment no mercado brasileiro possibilita aprimorar as vendas on-line e todo o processo logístico. A operação permite a oferta de uma entrega mais rápida e a aplicação de estratégias, como a de frete grátis, aumentando a atração ao anúncio.

Por isso, os principais marketplaces do país estão investindo forte na criação e evolução de seus programas logísticos. Podemos citar como exemplos o Mercado Livre Full e Prime da Amazon.

Essas plataformas contam com serviços avançados de fulfillment, com ferramentas que atendem a diferentes demandas. Os serviços ainda brindam selos que aumentam o destaque dos produtos na página de vendas.

Anunciar com o Full do MELI e o Prime da Amazon aumenta potencialmente a visibilidade e as oportunidades de converter acessos em vendas, e, assim como esses, outros marketplaces oferecem soluções logísticas que incrementam a operação.

Leia também: Trilha Fulfillment: da definição à reflexão do processo!

Gestão de múltiplos serviços de fulfillment

Mesmo vendedores experientes, que operam em diferentes marketplaces, costumam utilizar o fulfillment de somente um dos canais de vendas. O receio de diversificar é compreensível, já que o serviço atende a empresas com alto volume de vendas e gestão complexa.

Entretanto, existe uma solução simples para administrar processos logísticos diversos com segurança e agilidade: a centralização e automatização. Ou seja, essa barreira pode ser resolvida com tecnologia adequada, por meio de um software robusto e confiável.

Centralizar as vendas em uma plataforma aderente aos principais serviços de fulfillment dos marketplaces pode fazer a diferença no resultado da operação de vendas on-line. 

Buscar apoio em uma ferramenta de integração permite explorar ao máximo os benefícios oferecidos pelos serviços de logística completa dos grandes marketplaces. Quer entender como? Sigua a leitura, porque vamos falar sobre isso no tópico seguinte.

Fulfillment Management System (FMS) by ANYMARKET

Quando falamos em centralizar as vendas on-line, podemos encontrar diferentes soluções que cumprem esse papel. Porém, quando entramos em processos mais complexos, como a logística fulfillment, há uma exigência maior de recursos.

Por isso queremos falar sobre o Fulfillment Management System (FMS). Esse sistema foi desenvolvido pelo hub integrador ANYMARKET para atender aos serviços de logística dos maiores marketplaces do país.

A partir do integrador, é possível acessar todas as funcionalidades de fulfillment para potencializar a logística com uma operação segura e correta em todos os canais. Assim, o sistema permite vender de forma mais eficiente com menos esforço ao centralizar a gestão do fulfillment de todos os marketplaces em um painel único e inteligente.

O hub, referência em centralização de vendas, também é o mais completo do mercado. Atualmente, o ANYMARKET realiza a operação fulfillment dos maiores marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza.

Benefícios do FMS

Experiência e conhecimento em fulfillment

A experiência de mercado do ANYMARKET torna o FMS uma referência na gestão de processos logísticos em marketplaces. 

Além de ser aderente aos serviços dos principais canais de venda do país, o hub também foi o primeiro a desenvolver compatibilidade com o fulfillment do Magalu

A parceria próxima do hub com os marketplaces garante adaptação ágil a mudanças dos canais, permitindo aderir aos programas logísticos de forma mais simples e segura.

Fulfillment Analytics 

Com o FMS by ANYMARKET é possível acompanhar as vendas, consultando informações do pedido ou realizando a geração de relatórios, com total visibilidade e transparência. Toda informação necessária está disponível no painel exclusivo de dados fulfillment. 

A tela foi desenvolvida para dar acesso rápido a indicadores e dados, permitindo ter uma visão geral das vendas e tomar decisões mais assertivas. Por meio desse painel, pode-se observar o total de pedidos, valor total de vendas e ticket médio de fulfillment no mês. 

Observe, com esses recursos, a evolução de vendas por fulfillment nos três meses anteriores e veja a representatividade do total de pedidos realizados em cada plataforma.

Facilidade na identificação de pedidos e suas particularidades

Através do FMS, o hub identifica os pedidos fulfillment e integra a informação com o sistema de gestão do vendedor, seja ERP ou plataforma de e-commerce. Assim, a plataforma pode diferenciar as demandas e emitir Notas Fiscais (NF) somente para as que estão fora do modelo logístico. 

Quando a operação está integrada ao ANY pela sua API, os sistemas também recebem os pedidos com identificação fulfillment para fazer a baixa do estoque corretamente.

Com maior facilidade na localização e identificação de pedidos, a operação ganha visibilidade e permite tomar decisões mais rápidas. Essa vantagem é importante principalmente para corrigir falhas que podem afetar o resultado das vendas.

Fluxo dos documentos fiscais integrados

Ao fazer a gestão integrada dos serviços de fulfillment dos marketplaces, o vendedor tem acesso rápido a todos os documentos fiscais emitidos e disponibilizados pelos marketplaces.

Considerando que no fulfillment é o canal de vendas que realiza a emissão da NF, a disponibilidade desses documentos é imprescindível. No ANY, os documentos fiscais podem ser acessados facilmente via API, por um vínculo do pedido com as NFs.

Maior controle e visibilidade do estoque

A gestão logística com o sistema do ANYMARKET propicia uma visão mais clara do estoque disponível no fulfillment dos marketplaces. 

Ter a possibilidade de fazer essa discriminação é um grande benefício, pois, no modelo ful, quem armazena o produto, cuida da embalagem e realiza a entrega é o marketplace.

Através do hub, o vendedor consegue fazer a diferenciação do estoque. Isso gera visibilidade do que está armazenado por conta própria e pelo canal de vendas, facilitando a gestão e o envio dos produtos.

Para alguns marketplaces, ainda há recursos avançados específicos. Na gestão das vendas pelo Mercado Livre, é possível consultar todas as entradas e saídas de estoque do Full. Na gestão da Americanas, também pode-se acompanhar o armazenamento dos produtos em cada CD e em cada conta, por exemplo.

Ainda não usa os serviços fulfillment para alavancar as suas vendas nos marketplaces? Aproveite ao máximo esse modelo com controle total da gestão e segurança operacional. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre o FMS by ANYMARKET.

Leia também: Gestão de pedidos: como aprimorar no e-commerce?

Compartilhe esse artigo: