Mulher analisando se é o momento de contratar um integrador de marketplace.
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Integrador de marketplace: quando contratar para sua loja virtual

16 de julho de 2021 | 2 comentários

https://marketplace.anymarket.com.br/e-commerce/melhores-integradores-de-marketplace/integrador de marketplace é uma ferramenta que conecta seus diferentes canais de vendas à sua loja virtual, auxiliando sua logística, seu controle de estoque e sua gestão como um todo. Por isso, saber quando contratar uma plataforma como essa é fundamental. 

Ao contrário do que se pensa, investir em um hub de integração de marketplace a qualquer momento não é uma boa ideia. Por mais que a plataforma ofereça uma série de benefícios para sua gestão, ela precisa ser contratada de forma estratégica, para de fato fazer sentido de acordo com o momento do seu negócio. 

Realizar a contratação fora do timing pode resultar em um investimento sem os resultados esperados, em uma utilização não ideal do integrador de marketplace e em desvantagens para sua empresa. 

Para te auxiliar a descobrir quando fazer integração com marketplace, separamos algumas dicas que te ajudarão a analisar sua realidade. Confira!   

Quando contratar um integrador de marketplace? 

Se você começou a pesquisar sobre integradores de marketplaces e quer saber se é o momento de investir na ferramenta, analisar a realidade do seu negócio será a melhor maneira de encontrar sua resposta. Separamos algumas perguntas que podem te ajudar!

1. Você começou a vender agora?

Pessoas analisando dados e gráficos.

Analisar seu negócio antes de contratar um integrador de marketplace é fundamental.

Caso você seja um iniciante nos marketplaces e nas vendas online, o ideal é esperar um pouco para realizar a contratação do integrador. Neste momento, é indicado entender sua realidade, como as pessoas reagirão à sua marca e qual será sua dinâmica de vendas. 

Além disso, você estará conhecendo diferentes terrenos. É a hora de testar diferentes canais de vendas, de conhecer seu público-alvo e de se estruturar online com pesquisas e estratégias bem direcionadas. 

Organizar-se para, depois, alcançar novos terrenos é fundamental para ter sucesso como negócio. Assim, quando você contratar o hub, no futuro, ele será mais um aliado em sua gestão.

2. Você possui quantas vendas?

Analisar seu número de vendas também é parte importante antes de contratar o hub de integração de marketplace. Caso suas conversões estejam começando a acontecer agora ou você ainda não tenha encontrado seu nicho, o melhor é esperar. 

Pessoa realizando compra pelo celular com cartão de crédito.

Sua taxa de vendas é um dado importante para analisar antes de contratar o integrador.

Se, por outro lado, suas vendas estejam rodando de maneira assertiva e estratégica, com um bom volume e de forma constante, é o momento de contratar o integrador, pois ele irá reunir todas as conversões em um lugar só.

3. Em quantos marketplaces você trabalha? 

hub de integração de marketplaces é ideal para lojistas que vendem em mais de um canal de vendas, justamente por sistematizar todos eles em apenas um lugar. Portanto, caso você ainda esteja focando em apenas uma plataforma, talvez seja melhor esperar um momento de expansão. 

Dessa forma, você utilizará os insumos do integrador o máximo possível, tirando insights que auxiliam na expansão e no acompanhamento da sua marca.

4. Qual o tamanho do seu estoque?

O integrador consegue centralizar o estoque de diferentes marketplaces em apenas um lugar e, por isso, lojistas com uma gama de produtos interessante armazenada podem tirar vantagem da plataforma. 

Pessoa realizando análise dos dados do estoque em tablet.

O seu estoque e o tamanho dele influencia grandiosamente na contratação do hub de integração.

hub de integração consegue fazer baixas automáticas quando uma conversão acontece em determinado canal de vendas, evitando a comercialização de itens fora de estoque. Por isso, analisar o número de canais de vendas e o tamanho do seu depósito são ótimas análises antes da contratação.

5. Sua gestão está otimizada?

Caso sua gestão tenha se expandido nos últimos meses e seu negócio tenha se desenvolvido, contratar um integrador de marketplace é uma ótima estratégia. A ferramenta otimiza o tempo e facilita a execução de processos, pois automatiza determinadas atividades. 

Além disso, ela reúne, em uma mesma tela, inúmeras funções que demandariam mais trabalho para serem cumpridas. Por isso, para casos de uma gestão ampla e bem estruturada, o hub pode ser uma boa solução.

6. As ferramentas que você usasão suficientes?

Durante a gestão, é comum contratar ERPs e outras ferramentas para realizar a organização e o acompanhamento das suas vendas. No entanto, depois de um tempo, essas plataformas podem não ser mais suficiente ou apresentar instabilidades que atrapalham o trabalho.  

Portanto, quando suas ferramentas não forem mais o que você precisa, pode ser o momento de contratar um integrador para otimizar a gestão e melhorar a dinâmica do seu negócio. 

Analisando todas essas perguntas e encontrando as respostas para cada uma delas na sua empresa, você terá uma visão mais estratégica antes de realizar a contratação do hub de integração para marketplaces. 

É válido destacar que você não precisa atender a todas essas demandas para investir em um integrador. É possível que alguns pontos citados sejam dores que precisam ser solucionadas no seu negócio, e você pode contar com a ferramenta para isso. 

Portanto, analisar o estágio de desenvolvimento da sua marca online é importante. Além disso, elencar suas necessidades também ajuda a tomar decisões mais assertivas. Por fim, é importante saber o que o integrador pode te fornecer a mais (ou seja, além do que você precisa), para também utilizar estas funções. 

Resumo da análise 

Acima, apresentamos um panorama detalhado de pontos de análise importantes para observar antes de contratar o integrador de marketplace. Para facilitar a sua decisão, também reunimos um passo a passo ilustrativo sobre o processo. Confira: 

Fluxograma mostrando passos para entender se é o momento de contratar um integrador de marketplace.

Sentir o mercado e estruturar sua marca antes de contratar um integrador de marketplace ajuda a realizar um investimento de forma mais assertiva.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os pontos de análise na hora de contratar um marketplace, é o momento de analisar sua estrutura e decidir quais investimentos serão feitos no futuro. 

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