O Dia do Consumidor 2024, que acontece em 15 de março, ganhou força no e-commerce e se transformou em uma das melhores datas promocionais do primeiro trimestre do ano.
Por isso, aproveite a oportunidade para realizar ações que vão aumentar seu faturamento nos canais de vendas. Considerando a força do evento, vale a pena pensar em estratégias para todos os canais em que você atua e, inclusive, para lojas físicas, se for o caso.
Para ajudar nesse processo, preparamos 11 dicas valiosas de ações que vão ajudar a usar o apelo do evento a seu favor e turbinar as vendas logo no começo do ano. Confira!
O que é o Dia do Consumidor
Criado em 2014, o Dia do Consumidor ganhou relevância no varejo online e atualmente oferece uma enorme variedade de benefícios ao cliente.
Ao longo do tempo, o evento acabou se destacando entre as datas sazonais do e-commerce e despertou o interesse do público. Grandes marcas do segmento programam campanhas de descontos e promoções atrativas para movimentar o setor logo depois do Carnaval.
Entre os marketplaces, uma das principais tendências é promover uma semana inteira de benefícios. Nos últimos anos, por exemplo, o e-commerce transformou o Dia do Consumidor na Semana do Consumidor.
Se você vende online e ainda não tem uma estratégia para aproveitar o apelo comercial do Dia do Consumidor 2024, está perdendo a oportunidade de alavancar o seu faturamento e ganhar força para o restante do ano.
Dia do consumidor 2024 – cenário atual
Em 2023, o evento comercial foi considerado um sucesso, com as vendas online batendo recordes e as PMEs faturando no e-commerce 31% a mais que no ano anterior, segundo levantamento realizado pela Nuvemshop. Isso demonstra a força e a maturidade do e-commerce no país.
Conforme o mesmo relatório, no ano passado seller atingiram R$ 37,4 milhões em vendas. No total, o Dia do Consumidor movimentou R$11,3 bilhões e registrou crescimento de 19% em relação a 2022.
Com base nisso, as expectativas para o Dia do Consumidor de 2024 são positivas e os lojistas precisam ficar de olho no que pode ser destaque. Algumas tendências previstas incluem:
- Aumento da participação de marketplaces, como Mercado Livre e Amazon;
- Maior personalização das ofertas com base em dados dos clientes;
- Experiências de compra omnichannel, que integra canais físicos e digitais;
- Live commerce, com transmissões ao vivo para vender produtos em tempo real.
11 dicas de ações que vão turbinar as suas vendas no evento
1. Planeje a sua campanha com tempo
Planejar cuidadosamente a sua campanha promocional do Dia do Consumidor é crucial para garantir o sucesso das ações e maximizar o retorno sobre o investimento.
O planejamento permite que o seller defina objetivos claros, identifique seu público-alvo, selecione os produtos certos para promover e determine os canais mais adequados para alcançar sua audiência.
Organizar todo o escopo da campanha com tempo minimiza riscos, evita contratempos e possibilita tirar o máximo proveito das oportunidades disponíveis nos canais de venda.
Leia também: 5 estratégias para começar a vender em markeplaces e alavancar o seu negócio
2. Ofereça cupons de desconto
Os cupons de desconto sempre agregam na loja virtual própria ou nos marketplaces. Ao investir em uma campanha promocional, surpreenda o cliente.
As datas promocionais aumentam consideravelmente o fluxo de visitas nos canais de venda e o público está buscando benefícios. Um cupom de desconto é um bom gatilho para a conversão em venda.
Uma estratégia interessante é aplicar o desconto em produtos de curva C, por exemplo. Você aproveita o evento para atrair diferentes públicos e ainda faz girar o estoque para tracionar o capital investido em produtos que estão parados há algum tempo.
3. Facilite o pagamento
Durante o período da campanha 2024, aproveite que o pagamento com Pix virou tendência e ofereça vantagens, como descontos, para pagamentos à vista.
Se você tem uma operação multicanal, é indispensável pensar em condições diferenciadas de pagamentos segundo a sua estratégia de vendas em cada um dos marketplaces em que estão anunciados os produtos que estarão na campanha.
Por exemplo, pode fazer sentido habilitar anúncio Clássico no Mercado Livre para itens com um ticket menor de R$400 e dar desconto no PV final do produto. Se o cliente fizer o pagamento à vista, será cobrado juros no pagamento a prazo.
4. Configure frete Grátis para regiões estratégicas
Ano após ano há uma coisa que não muda, o consumidor online adora frete grátis. Um dos critérios utilizados pode ser a região em que há maior concentração de potenciais consumidores.
Imagine que a maioria dos seus clientes são do estado de São Paulo, durante o evento, disponibilize entrega sem custos para este público.
Se, por uma questão de rentabilidade, você não puder oferecer o frete totalmente grátis, prepare uma tabela especial para a data.
Leia também: Como não perder a margem de lucro oferecendo frete grátis
5. Aproveite as campanhas dos marketplaces
Vender em marketplaces sem aproveitar as campanhas promocionais dos canais de venda é um grande desperdício de oportunidades.
Se você aproveitar essas ações, as suas estratégias serão potencializadas. Grande parte dos marketplaces prepara campanhas robustas nas quais você pode oferecer as melhores vantagens para os seus clientes.
Converse com o gerente de contas das plataformas em que você anuncia e peça apoio para subir ofertas que estejam integradas à campanha do canal.
6. Transforme o Dia do Consumidor em uma semana de benefícios
Como mencionamos antes, os marketplaces costumam transformar o Dia do Consumidor em uma semana inteira dedicada ao evento promocional. A estratégia costuma aumentar muito o tráfego nesses canais.
Aproveite para surfar nessa onda e potencializar a sua campanha também. Programe uma sequência de promoções para aumentar ainda mais a sua conversão em vendas.
7. Pense na fidelização do cliente
As ações promoções do Dia do Consumidor 2024 vão aumentar o tráfego no e-commerce e colocar novos compradores em contato com a sua marca. Há uma grande chance de que clientes comprem pela primeira vez na sua loja.
Aproveite essa alavanca de vendas para fidelizar os novos clientes e potencializar vendas futuras. Planeje com cuidado as suas ações de pós-venda e, claro, certifique-se de que a experiência do cliente seja excelente de ponta a ponta.
8. Invista em mídia e Ads
Se você conhece a sua curva A, tem mapeados os produtos que geram mais lucro e programou o estoque para trabalhar a data promocional pode ser momento de dar um passo adiante.
Investir em mídia paga, com campanhas de ADS nos marketplaces, tende a aumentar consideravelmente a visibilidade das suas campanhas. No entanto, não invista em vários anúncios de forma aleatória, selecione produtos estratégicos para impulsionar os resultados.
Nos links a seguir saiba mais sobre as plataformas de ADS: da Amazon, Mercado Livre e Shopee.
9. Analise o comportamento dos consumidores
Entender o comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso das campanhas promocionais nos marketplaces. Analisar os hábitos de compra, preferências e necessidades dos clientes, permite direcionar suas estratégias de maneira mais eficaz.
A análise do consumidor também auxilia na personalização das campanhas, tornando-as mais segmentadas e assertivas. Ao compreender as suas motivações de compra e os seus padrões de comportamento, o seller tem a possibilidade de fortalecer a relação com o cliente.
10. Invista em marketing omnichannel
Investir em marketing omnichannel pode fazer a diferença na sua campanha porque permite alcançar os consumidores em todos os pontos de contato possíveis.
Esta ação deve ser feita integrando estratégias de marketing em diferentes canais, como redes sociais, e-mail, SMS e nos próprios marketplaces. Isso garantirá uma presença consistente e coesa da sua marca em toda a jornada do cliente.
Adotar uma abordagem de comunicação omnichannel ainda fortalece o relacionamento com o cliente, aumentando a fidelização e impulsionando vendas durante o evento comercial.
11. Organize o seu estoque para projetar promoções
O grande objetivo de uma campanha promocional é impulsionar vendas e o seu estoque deve estar preparado para o aumento da demanda.
Se tudo der certo, a sua operação terá que lidar com o aumento repentino no volume de pedidos. Para evitar problemas é indispensável ajustar os níveis de estoque disponível nos canais de venda, organizar a logística e garantir que haja recursos suficientes para o processamento rápido dos pedidos.
Dica extra – operação integrada
Para potencializar qualquer estratégia de vendas e garantir os melhores resultados, o ideal é implementar ferramentas de apoio como um hub integrador de marketplaces.
A plataforma de integração proporciona uma gestão mais eficiente e centralizada das campanhas promocionais no e-commerce. Ao consolidar todas as operações de venda em um único sistema, é possível coordenar facilmente as ações em diversos marketplaces, garantindo consistência em todos os canais.
Um integrador de qualidade, como o ANYMARKET, software mais completo e líder na América Latina, simplifica o processo de gerenciamento de estoque, precificação e atualização de informações. Isso permite uma resposta rápida às demandas do mercado e uma adaptação ágil às necessidades dos consumidores.
A integração ainda oferece insights valiosos por meio de dados centralizados sobre o desempenho das campanhas promocionais em diferentes plataformas. Com acesso a métricas consolidadas de vendas, tráfego e conversão, você pode avaliar o impacto das estratégias aplicadas, identificar tendências de consumo e ajustar suas abordagens de marketing de forma mais precisa e eficaz.
A sua gestão de marketplaces ainda não está centralizada em um painel único e inteligente? Entre em contato com ANYMARKET para encontrar a solução ideal para o seu negócio. (CTA)
Conclusão
Vimos 11 sugestões de estratégias que vão te ajudar a alavancar as vendas no Dia do Consumidor, mas dificilmente é possível realizar todas elas. Escolha as que façam mais sentido para o seu negócio e seus objetivos e não esqueça de monitorar os resultados.
As campanhas promocionais são excelentes oportunidades de entender seu público e aprender com o resultado para realizar novas ações mais eficientes. Não faltam datas sazonais no e-commerce para alavancar seu faturamento em diferentes períodos do ano.
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