Entender como conquistar clientes e ampliar o volume de vendas é o sonho de todo e-commerce. Para chegar lá, é preciso estar atento a diversos detalhes e construir uma loja virtual consistente, que se destaque e atraia novos consumidores. É preciso planejar cada passo, dos componentes do site até as formas de divulgação.
Segundo a IstoÉ Dinheiro, o número de lojas virtuais cresceu 11% entre 2022 e 2023. Além disso, de acordo com a Exame, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais investem em tecnologia.
Na prática, isso significa que o setor de lojas virtuais está ficando cada vez mais competitivo. Logo, para se destacar e descobrir como conquistar um cliente (ou vários), é preciso estudo, estratégia e preparo.
Por isso, neste artigo, você confere dicas de como conquistar clientes, além de informações sobre novos canais de vendas que podem ser explorados na sua operação. Continue lendo!
A importância de conquistar clientes em marketplaces
Como maneira de impulsionar a operação, muitos lojistas têm apostado nos marketplaces para encontrar soluções à pergunta “como conquistar o cliente?”. Afinal, esses canais de vendas possuem milhares de acessos mensais, estando entre os principais sites de compras do Brasil.
Caso o termo seja novo para você, fique tranquilo. Os marketplaces são sites que disponibilizam seu espaço (ou seja, seu domínio), para que diversas marcas vendam seus produtos. Dessa forma, é possível unir a relevância do site com a sua loja virtual, explorando novos clientes e usuários.
Como exemplo, podemos citar Amazon, Shopee, Mercado Livre, Magalu, Submarino e muitas outras. O processo para comercializar seus produtos é bastante simples: basta criar sua conta e cadastrar seus produtos junto à plataforma.
É importante, ainda, ficar atento às regras de cada marketplace. Elas apontarão como funciona a política de repasses, melhores práticas dentro do canal e dicas para obter bons resultados. Assim, você entende como conquistar os clientes dentro dessas plataformas de forma estratégica.
Como cada marketplace possui seu próprio conjunto de regras, será preciso escolher uma ou mais marcas para inserir sua operação e, a partir disso, estudar as diretrizes específicas do canal de vendas.
Além de ser um canal para atração de mais vendas e da facilidade de operação, os marketplaces possuem outras vantagens, que impactam diretamente no entendimento de como conquistar clientes. Como exemplo, podemos citar o alto alcance que essas marcas possuem.
Por serem reconhecidas e consistentes no mercado, muitas pessoas procuram marketplaces no momento de realizar suas compras online. Ao oferecerem diversos produtos, esses canais ainda retém os usuários por mais tempo, tornando possível comparar preços e opções de itens.
Quando falamos sobre soluções para sua loja virtual, os marketplaces também oferecem benefícios. Eles fornecem integrações para logística, entrega, frete, pagamento, segurança e outros recursos técnicos, que precisam ser cuidados em uma operação de e-commerce com site próprio.
Dessa forma, é excelente para quem não consegue realizar grandes investimentos, mas, ainda assim, deseja alavancar os resultados.
Como conquistar clientes para sua loja virtual?
Compreender como conquistar clientes novos e reter os consumidores antigos exige estudo. Afinal, para isso, é preciso oferecer uma boa experiência, passar confiança e credibilidade, oferecer bons preços e, evidentemente, ter um estoque atrativo para seus consumidores.
Pensando nisso, separamos dicas que te apoiarão no entendimento do seu público-alvo, além de insights sobre a operação que podem impactar no número de conversões. Confira!
Entenda seu cliente
Para descobrir como conquistar clientes, é preciso conhecer seu consumidor. Por isso, estudar seu público-alvo é parte integral do processo. Afinal, são esses dados que guiarão diversas estratégias, como composição de estoque, marketing, precificação etc.
Existem ferramentas que podem te ajudar neste processo, para que você tenha métricas mais realistas em mãos. Nas redes sociais, existem relatórios de audiência, que fornecem dados demográficos, engajamento em postagens, alcance e muito mais.
Essas informações podem ser utilizadas para compreender quem é seu público. Uma análise de postagens com mais engajamento permite identificar, ainda, o que está chamando atenção das pessoas que seguem seu perfil.
Além disso, plataformas como Google Analytics e Google Search Console também oferecem informações de extrema relevância. Além de dados demográficos, é possível acessar interesses, conversões, porcentagem de novos usuários, páginas mais visitadas no seu site, entre outros.
No momento de compreender mais sobre seu público para definir estratégias de como conquistar os clientes, o Google Analytics é uma ferramenta fundamental. Os times de marketing e de dados conseguirão, certamente, fornecer insumos para guiar a análise.
Por fim, mas não menos relevante, existem os dados internos da sua operação. O sistema de gestão de vendas e de estoque pode fornecer informações sobre o fim da jornada de compra, que devem ser levados em consideração no estudo de público.
Afinal, esses dados são referentes à última etapa da jornada do usuário: a compra. Por isso, podem ter insights específicos que, quando cruzados com as outras informações, tornarão seu estudo mais rico.
Prepare-se para sua venda
Existe uma série de processos que precisa ser levada em consideração na hora de compreender como conquistar clientes. E cada etapa conta na decisão de compra do consumidor!
Composição de estoque, precificação, valor de frete, descrição dos produtos, disponibilização de imagens reais, investimento em marketing e divulgação e preparo logístico são alguns exemplos de tarefas prévias, que precisam estar bem definidas para oferecer produtos aos usuários.
Todas elas impactarão na jornada de compra. Se o preço do produto for excelente, mas o frete estiver caro, é provável que o usuário desista da transação. Da mesma forma, se a descrição dos itens não for clara e robusta, a pessoa pode não encontrar a informação que busca e procurá-la com outra marca.
Para se preparar com mais assertividade, é possível realizar benchmarkings de mercado. O estudo identifica e analisa seus concorrentes, a fim de encontrar padrões e oportunidades. Dessa forma, as informações levantadas são úteis na definição de diversas estratégias.
Por mais que demande tempo, estes estudos, análises e levantamentos iniciais são fundamentais para descobrir como conquistar clientes novos, além de reter os antigos. Ainda, se você já tiver uma operação consolidada, é válido repetir as análises periodicamente, para se certificar de que seu público e suas estratégias de mercado não estão mudando.
Afinal, conforme o tempo passa e novas gerações se tornam compradoras, as estratégias de vendas precisam ser revistas e alinhadas.
Coloque sua venda como uma solução para o cliente
Pessoas procuram por produtos que solucionem problemas em suas vidas. Essa é uma das regras mais antigas dos negócios e permanece atual até hoje. Por isso, para identificar como conquistar clientes, é preciso oferecer aquilo que eles demandam.
Seja em estratégias de marketing ou na descrição dos próprios produtos, saliente como eles apoiam as pessoas no dia a dia. Um utensílio doméstico, um novo celular, uma garrafa e até uma caneta podem sanar dores e problemas cotidianos. Quando mostramos para o usuário a maneira que os produtos apoiam suas vidas, a expectativa de compra cresce consistentemente.
Outra atenção relevante é inserir, junto da solução, o diferencial do seu produto. Assim, você consegue destacar porque ele é melhor do que outros, oferecidos pela concorrência. Isso pode acontecer, inclusive, por outras estratégias, como preço e frete.
Apenas cuidado para não soar apelativo. É importante que as soluções e diferenciais venham de forma coerente no meio do texto, sendo parte da estratégia, não o único foco.
Estude o fechamento de suas vendas
Como comentado, as informações por trás do fechamento das vendas são fundamentais na hora de definir estratégias de conversão e, assim, entender como conquistar um cliente. Afinal, estes dados são mais específicos.
Ao analisá-los, é possível identificar, por exemplo, diferenças entre quem acessa seu e-commerce e quem de fato converte. Dessa forma, você consegue criar metodologias de vendas mais direcionadas para quem realmente está realizando transações.
Além disso, analisar os dados relativos ao fechamento das compras pode gerar insights importantes para a melhoria do processo. Caso os usuários abandonem o carrinho em excesso, isso indica que há um problema nesta etapa.
Dessa forma, você ainda garante que está estudando toda a jornada de conversão, além de buscar por melhorias em cada etapa do processo.
Invista em recursos para aumentar suas vendas em marketplaces
Além das soluções oferecidas pelos próprios marketplaces, existem outros recursos que te apoiam na tarefa de como conquistar os clientes. Os hubs específicos para estes canais de vendas permitem automatizar processos (como cadastro de produtos) e ainda dão apoio em outras estratégias importantes, como precificação e frete.
Por serem especialistas em marketplaces, o hub integrador atua de acordo com a regra de cada canal, de forma que o esforço por parte da sua operação diminui consistentemente. Além disso, ele permite escalabilidade, ao unir todas as plataformas de vendas em uma só tela, permitindo a customização de cada uma delas.
Com um integrador de marketplaces é possível, por exemplo, destinar uma quantidade específica para cada produto disponível em seu estoque. Assim, se você vende mais no Mercado Livre, pode destinar mais itens para este canal de vendas.
Existem, também, ferramentas para acompanhamento de repasses e para automação de atendimentos dentro dos marketplaces. Elas diminuem esforços, otimizam processos e garantem mais visibilidade da saúde da sua operação.
Assim, você consegue focar no que realmente importa: como conquistar o cliente, dedicando mais tempo para estratégias que de fato causam impacto no seu e-commerce.
Mais 5 dicas de como conquistar clientes
Para além de estudos, análises e levantamentos, existem outras práticas que te ajudam a compreender como conquistar os clientes. Confira as principais e se aprofunde ainda mais!
1. Site claro e responsivo
Não faça com que seu visitante tenha que procurar muito pelo que ele precisa. Ter um site claro, com alta usabilidade e informações fáceis de encontrar é fundamental para o resultado das vendas. Investir em design agradável e responsivo, que funcione bem tanto em computadores quanto em celulares, também é um recurso do qual você não deve abrir mão.
Lembre-se que o seu objetivo é criar um espaço agradável para o visitante, no qual ele não tenha problemas de navegação, consiga explorar as páginas com tranquilidade e encontre o que precisa facilmente. Essas ações incentivam que ele passe mais tempo na sua loja, conheça melhor seus produtos e acabe fechando a compra.
A necessidade de um site responsivo se torna ainda mais importante no momento do check out. Quanto mais claro for o caminho de conversão, melhor serão os resultados e, automaticamente, mais fácil será identificar como conquistar o cliente.
Profissionais da área de CRO, especialistas em conversão de usuário, são de grande ajuda neste momento. Eles conseguem desenvolver análises e estudos que demonstram como as pessoas interagem com seu e-commerce, além de identificar melhorias na jornada de conversão.
2. Construir uma boa estratégia de marketing
Investir em boas estratégias de marketing faz toda a diferença no momento de descobrir como conquistar clientes novos, assim como na hora de fidelizar quem já comprou com você. Para se destacar em meio a tantas empresas, é preciso chamar a atenção e mostrar o seu diferencial, e as ferramentas de marketing podem fazer isso muito bem.
Delineie o perfil do consumidor que você deseja atingir e trace estratégias para chegar até ele: invista em redes sociais, blog, otimização para sites de busca, anúncios, ações promocionais, e-mails e muito mais.
Com boas estratégias de marketing, é possível compreender como conquistar clientes, expandindo seus resultados. Apenas lembre-se de estruturar metas e prazos para o retorno sobre o investimento, fundamental para mensurar a eficácia das ações.
3. Caprichar nas fotos e descrição de produtos
Quando compramos online, não temos contato físico com o produto. Por isso, é importante que o e-commerce consiga despertar o interesse do consumidor e não deixe nenhuma dúvida, caprichando ao máximo nas páginas de produtos.
Atente-se especialmente ao título, à descrição e às imagens, visto que esses são elementos fundamentais e que influenciam diretamente na decisão de compra. Fotos em alta qualidade e descrições claras e detalhadas proporcionam conhecimento do produto, ainda que o consumidor não tenha contato físico.
Além disso, nas descrições, busque usar palavras-chave que tenham buscas mensais. Dessa forma, você alinha seu e-commerce às melhores práticas de SEO, garantindo posicionamento no Google sem a necessidade de investir em anúncios pagos.
Tenha em mente que as páginas de produtos são parte integral da jornada de compra dos usuários. Por isso, estão diretamente relacionadas ao entendimento de como conquistar um cliente.
4. Atentar-se ao atendimento
Engana-se quem acredita que atendimento não é importante quando compramos online. Ainda que o consumidor de uma loja virtual esteja em ambiente digital, as pessoas gostam de sentir que estão fazendo negócio com outras pessoas.
Pense em formas de atendimento que fazem sentido para o seu negócio e para o seu público. Aposte em formas de personalização de atendimento, invista em ferramentas como chats, disponibilize um número de telefone e endereço de e-mail e capriche nas atividades de pós-venda.
Caso você venda em marketplaces, o atendimento continua tendo lugar de destaque na jornada de compras. Na realidade, responder as pessoas com agilidade se torna ainda mais relevante, tendo em mente o número de produtos disponíveis nessas plataformas.
Por isso, conte com ferramentas que automatizam o atendimento em marketplaces. Elas permitem que você escale as respostas e, como consequência, a taxa de conversões tende a subir.
5. Apostar em marketplaces
Os marketplaces são oportunidades de ouro de chegar a um público maior, ampliar o alcance dos seus produtos e aumentar o número de vendas. Atuando em marketplaces, você aumenta as suas chances de venda e conta com um ambiente que tem credibilidade e já é conhecido dos consumidores.
Estude as opções de marketplaces disponíveis e veja qual delas se encaixa melhor com a proposta da sua loja virtual, que recursos oferece, quais os termos de adesão e prepare-se para vender mais!
Para se aprofundar e entender mais sobre como conquistar clientes, é fundamental encantar o usuário conforme ele interage com sua loja. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre experiência do cliente, para conquistar e reter os consumidores. Acesse o artigo do ANYMARKET e confira!
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